quinta-feira, 9 de abril de 2015

Detento foge pela porta da frente de presídio em Colatina, ES, diz sindicato


Caso ocorreu em janeiro, mas foi divulgado apenas nesta quarta-feira (8).
Homem continua foragido; Sejus abriu sindicância para investigar o caso.

Do G1 ES *
Foto tirada pelo sindicato mostra guarita vazia (Foto: Divulgação/ Sindaspes)Foto tirada pelo sindicato mostra guarita vazia (Foto: Divulgação/ Sindaspes)
Um detento aproveitou o dia de visita da família e fugiu pela porta da frente da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL), na região Noroeste do Espírito Santo. O caso aconteceu no dia 11 de janeiro, um domingo, mas só foi divulgada pelo Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (Sindaspes) na manhã desta quarta-feira (8), após receber a informação por denúncia anônima. Ele ainda não foi localizado. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) abriu uma sindicância para apurar o caso.
De acordo com o sindicato, a mulher do detento conseguiu entrar com roupas na cadeia. O preso efetuou a troca e escapou junto com os familiares. Câmeras do presídio flagraram toda a movimentação do criminoso saindo tranquilamente da unidade. Na imagem, ele aparece fugindo pelo corredor principal com uma camisa vermelha, calça cinza e sandálias usadas pelos presos.
Imagem de câmera de videomonitoramento mostra detento fugindo (Foto: Divulgação/ Sindaspes)Imagem de câmera de videomonitoramento mostra
detento fugindo (Foto: Divulgação/ Sindaspes)
O homem estava preso pelo crime de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Ele também tem passagem por porte ilegal de arma de fogo. Para o sindicato dos inspetores penitenciários, a falta de efetivo na unidade foi o principal motivo da fuga.

“É humanamente impossível apenas seis, e muitas das vezes, cinco ou quatro inspetores penitenciários conseguirem vigiar e realizar a movimentação de cerca de 380 presos em um presídio do tamanho que é a PSMECOL", afirmou o vice-presidente do Sindaspes, Denys Mascarenhas.

Denys disse ainda que o sindicato constatou essa fragilidade em uma inspeção realizada no dia 29 de março. "Nesse dia, só seis inspetores, sendo apenas dois deles armados, faziam todo o trabalho na unidade. Com poucos profissionais trabalhando, a segurança fica muito fragilizada", disse.

Na inspeção, o sindicato também constatou que todas as guaritas do presídio estavam vazias. O Sindaspes informou que a PSMECOL tem capacidade para 270 presos e que o Conselho Nacional de Políticas Criminal e Penitenciária (CNPCP) recomenda uma proporção de um agente penitenciário para cada cinco presos.

O Sindaspes ainda cobra da Sejus o fim da portaria que obriga os servidores aprovados no concurso de 2012 a trabalhar apenas no horário administrativo. Para o sindicato, essa obrigação deixa os presídios vulneráveis durante a noite e nos fins de semana. O sindicato também solicita a convocação do cadastro de reserva do último concurso público.
Sindicância
A Sejus informou que a fuga do interno foi registrada no dia 11 de janeiro de 2015. O fugitivo Caio Cesar Pereira Alves está sendo procurado pela Polícia Militar. Quem tiver informações sobre ele deve entrar em contato com o Disque-Denúncia, por meio do telefone 181.

A Corregedoria da Sejus abriu uma sindicância para apurar o caso e esclarecer se houve conivência de algum servidor da unidade prisional. O fato foi comunicado ao juiz da Vara de Execução Penal e ao Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), do Ministério Público Estadual.

Sobre as reclamações do sindicato, a Sejus informou que, atualmente, possui 3.327 inspetores penitenciários, efetivos e em designação temporária, em todo o estado. Esse número coloca o Espírito Santo em acordo com a resolução número 009, de 13/11/2009, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que estabelece a quantidade máxima de cinco presos para cada inspetor penitenciário.
 * Com colaboração de Samira Ferreira, do Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário