PLAYER 01 WEB RADIO TROPICAL

PLAYER 01 - AUXILIAR DA WEB RADIO TROPICAL

PLAYER PARA ANDROIDE E SAMARTFONA

PLAYER PARA ANDROID E SMARTFONE PARA OUVIR CLICK NO PLAY

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ACIDENTE NA BR 101 DEIXA TRÊS MORTOS


Acidente entre dois carros e um caminhão deixa três mortos em Casimiro

Menina de 13 anos que estava em um dos veículos morreu no HPM
 Arquivo/Ururau

Menina de 13 anos que estava em um dos veículos morreu no HPM

Três pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente envolvendo dois carros de passeio e um caminhão, na manhã deste sábado (27/04), no km 109 da BR-101 em Casimiro de Abreu.
O acidente teria envolvido um Fiat Idea, um Honda Fit e um caminhão carregado de vidro. Dois, dos três ocupantes que estavam no Idea, Valdeir da Silva Gouveia, 58 anos e Ilma da Silva Rangel Gouveia, 50, morreram no local. A terceira vítima, Ester Ferreira Rangel, sobrinha do casal, de apenas 13 anos, teria sido socorrida e levada para o Hospital Público de Macaé (HPM), onde acabou falecendo.
O motorista do Honda Fit teve ferimentos leves e foi socorrido para o Pronto Socorro de Casimiro de Abreu. Já o condutor do caminhão não ficou ferido, sendo atendimento e liberado no local do acidente.
O sepultamento das vítimas aconteceu na tarde deste domingo (28/04), no Cemitério Municipal de Cardoso Moreira. Os corpos foram velados na 4ª Igreja Batista de Cardoso Moreira, no bairro Catrina, no Centro da cidade, em frente à sede da prefeitura.

URURAU

PRESO O MONSTRO DA VAN NO MATO GROSSO


Monstro da Van preso em Cuiabá: bandido de Campos fugiu após crimes

Três mulheres foram roubadas, estupradas e mortas. Apenas uma sobreviveu
 Mídia News/O Diário

Três mulheres foram roubadas, estupradas e mortas. Apenas uma sobreviveu

O Serviço de Inteligência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso prendeu, no último sábado (27/04), o criminoso conhecido como o “Monstro da Van”, procurado por toda a Polícia do Rio Janeiro. A prisão de Johny Porfírio da Silva Carolino, 23 anos, foi efetuada em uma oficina mecânica no bairro Poção, em Cuiabá.
O acusado foi encaminhado à Polinter, onde foi apresentado na segunda-feira (29/04), às 9 h. Ele tem mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Campos e estava foragido desde os crimes praticados.
A prisão foi comandada pelo delegado Juliano Carvalho, coordenador de Inteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil.
O foragido, que foi localizado em Cuiabá trabalhando em uma oficina mecânica, era morador da Penha, e investigado na morte de três mulheres que foram estupradas e roubadas. A quarta vítima do acusado, uma caixa de supermercado de 21 anos, foi atacada no dia 12 de abril de 2012. O crime foi na Estrada de Fazendinha, minutos após a vítima entrar numa van que a levaria para o serviço. A vítima sobreviveu e ajudou a polícia contando detalhes da ação criminosa.
Segundo as investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o criminoso usava uma van da oficina do pai para cometer os crimes. Em depoimento, a vítima contou à polícia que havia perdido o ônibus e pegou o transporte alternativo. 
“Não desconfiei pelo fato do veículo estar vazio, porque ele só enchia depois de rodar por outros bairros. Mas quando chegou no meio do caminho, ele parou. Olhei para a rua e percebi que não se aproximava nenhum passageiro. Foi então que ele esboçou gesto de que iria sair, mas veio para o meu lado”, contou em depoimento.
Ainda segundo a vítima, o homem começou a passar a mão pelo seu corpo. Chorando, ela lembrou das palavras do jovem. 
“Ele disse: ‘fica quietinha’. Eu então comecei a gritar. Ele me jogou no chão da van e eu me defendi como pude, dando socos e chutes nele. Mas teve um momento que eu consegui abrir a janela. Foi então que vi uma motocicleta passar. Gritei bastante e ele novamente me jogou no chão. Ele tapou a minha boca com uma mão e apertou o meu pescoço com a outra. Vi quando ele pegou a barra de ferro com uma das mãos. Como não me lembro de ter visto mais nada, creio que foi nesse momento que ele atingiu a minha cabeça. Soube depois que ele me jogou na estrada e colocou um saco de lixo sobre mim, como me encontraram”.

REDAÇÃO/ASSESSORIA/PJC-MT

SALARIO DO MÉS DE ABRIL COMEÇA A SER PAGO NESTA SEGUNDA


Prefeitura de São Francisco paga ao funcionalismo nesta segunda-feira


A prefeitura de São Francisco de Itabapoana libera nesta segunda-feira (29/04) o pagamento do funcionalismo referente ao mês de abril. A medida ratifica um dos compromissos assumidos pela nova administração municipal junto ao servidor, que é a liberação dos vencimentos dentro do mês vigente.

A meta, de acordo com o prefeito Pedrinho Cherene, é a elaboração de um calendário anual de pagamento mantendo como data limite o último dia de cada mês. A medida tem por objetivo a valorização do servidor, que poderá ter uma melhor organização no que diz respeito ao seu orçamento.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PREFEITURA DE SJB FECHA BARRA DA LAGOA DE IQUIPARI


Após denúncia, Prefeitura de SJB fecha Barra da Lagoa de Iquipari

Local havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais
 Divulgação

Local havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais

A Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira (24/04), o fechamento da barra da Lagoa de Iquipari que havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais que realizavam no local pesca predatória, prejudicando a pesca profissional e a fauna local.  O crime ambiental chegou a ser denunciado na segunda-feira (22/04) por um canal de televisão local.  
A ação teve início às 8h e durou todo período da manhã. Quatro máquinas foram utilizadas, sendo duas retro e duas pás mecânicas, operadas por quatro funcionários da secretaria de Meio Ambiente, que contou ainda com o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. A abertura da barra é um procedimento ilegal que acontece sem autorização da Prefeitura ou dos órgãos responsáveis, como o Instituto Estadual do Ambiente -Inea.
"A troca da água do mar com a lagoa é uma medida que só traz benefício ao pescador que não sobrevive da pesca, àquele que se aproveita do momento para ganhar um dinheiro a mais. O pescador profissional é contra e é nosso parceiro, oferecendo denúncias à secretaria quando descobrem essa irregularidade. Abrir a barra significa um desrespeito ao período do defeso e à própria natureza, já que a fauna do mar não sobrevive na água da lagoa e vice-versa", explicou Marcos Sá, secretário de Meio Ambiente.
A abertura da barra realizada pelo homem é uma ação que geralmente acontece quando o nível das águas da lagoa está alto, facilitando o rompimento. A prefeitura está investindo na finalização do Projeto Orla, que consiste numa parceria com todos os órgãos ligados à proteção ambiental, como o SPU, Ibama, Inea, Polícia Marítima, Ministério Público Federal e diversas associações, que vai estabelecer o uso sustentável das lagoas.
Durante a ação de fechamento da barra, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para conscientizar as pessoas presentes no entorno da lagoa sobre a proibição do trânsito de veículos no local, que estarão sujeitos a multas a partir de junho.

ASCOM

QUATRO CRIANÇAS SÃO HOSPITALIZADAS INGERIREM VENENO DE RATO



Frasco de rodenticida teria sido dado pelo avô de uma das vítimas ao neto
 Carlos Grevi

Frasco de rodenticida teria sido dado pelo avô de uma das vítimas ao neto

Quatro crianças, entre seis e sete anos, foram hospitalizadas após ingerirem chumbinho (veneno para ratos) dentro de um colégio público de Campos. O fato acorreu na manhã desta quarta-feira (24/04) na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no Parque Leopoldina. De acordo com a vice-diretora da instituição, Dayse Aquino, o rodenticida teria sido distribuído por uma das vítimas, um estudante de seis anos.
Ela ainda contou que os alunos teriam confirmado que estavam com a substância na boca. “Segundo relatos das crianças, o avô de um dos discentes teria dado o veneno ao neto pedindo para que o mesmo guardasse as ‘sementes’ na mochila. Quando eu peguei o frasco vi que não se tratava de sementes, mas sim, de chumbinho”, comentou a gestora.
As vítimas foram socorridas pela Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), e encaminhadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM) de onde passaram por lavagem estomacal e encontram-se fora de perigo. A mãe do menino deverá prestar esclarecimentos nos próximos dias na 134ª Delegacia Legal (Centro).
De acordo com a assessoria da secretaria municipal de Educação, o órgão público está acompanhando o caso.

REDAÇÃO/INTER TV

CONFIRMADA SEGUNDA MORTE POR DENGUE EM CAMPOS


Confirmada a segunda morte por dengue hemorrágica em Campos

Bebê com suspeita de dengue congênita já foi liberado do hospital e passa bem
 Arquivo Ururau

Bebê com suspeita de dengue congênita já foi liberado do hospital e passa bem

A segunda morte por dengue hemorrágica em Campos teve confirmação divulgada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (24/04). Maria da Penha, de 54 anos, morreu há pouco mais de 30 dias, após ter sido internada no Hospital Geral de Guarus (HGG), com os sintomas da dengue. Ela era moradora do Parque São Matheus, no distrito de Guarus. 
A confirmação da causa da morte por dengue se deu após exame realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), da Fiocruz, assim como da pequena Maria Vitória dos Santos Cândido, de três anos, fato este anunciado na última sexta-feira (19/04). 
Maria da Penha, que era paciente cardiopata, deu entrada no Centro de Referencia da Dengue (CRD) do HGG, dia 9 de março, com muita dor e falta de ar. Ela foi medicada e liberada. No dia 12, retornou ao hospital com os mesmo sintomas e foi internada, mas, no dia 13, não resistiu a uma cardiorrespiratória. 
Na ocasião, a causa da morte atestada foi insuficiência cardíaca e familiares acreditavam ter sido este o motivo da morte de Maria da Penha, que teve exame enviado para análise na Fiocruz.   
DENGUE CONGÊNITA
O  diretor do CRD, Luiz José de Souza, anunciou que Campos pode ser o segundo município do Estado do Rio de Janeiro a registrar caso de dengue congênita — vírus transferido de mãe para o bebê no período gestacional. O primeiro caso foi registrado em 2008, em Angras dos Reis. 
De acordo com Luiz José, o bebê, que já recebeu alta e passa bem, nasceu com plaquetas muito baixa e, como a mãe havia contraído dengue, foi coletado material para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado do exame do bebê, assim como o exame de Paulo Cézar de Freitas Barrroso, de 60 anos, que morreu no último dia 12, deve sair nos próximos dias . Ainda segundo Luiz José, outras noves gestantes estão sendo monitoradas na rede hospitalar do município.
NÚMERO ATUAIS
Durante a coletiva com autoridades da saúde de Campos, realizada na tarde desta quarta-feira (24/04), na sede da Secretaria de Saúde, o secretário de Saúde Geraldo Venâncio, informou que atualmente o número chegou a 6.520 casos notificados, sendo 3.609 confirmados. Dentre esses casos, 70 são do tipo hemorrágica e 489 internações.
De acordo com o diretor do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) Cesar Salles, até a última terça-feira (23/04), foram vistoriados 153 mil imóveis, 1.650 focos eliminados, 3.452 terrenos vistoriados, 1.044 pneus recolhidos e 12.110 sacos de lixo inservíveis recolhidos, o que representa 20 toneladas de lixo.
Com relação aos bairros com maior incidência da dengue, não há novidade, permanecendo o Centro, Parque Aurora, Jockey, Penha, Morro do Coco, Ururaí e Turfe-Clube com os maiores números.

URURAU

LEI GARANTE OBRIGATORIEDADE DE CIRURGIA


Lei garante obrigatoriedade de cirurgia reparadora de mama pelo SUS

Determinação foi publicada nesta quinta-feira (25/04) no Diário Oficial
 Divulgação

Determinação foi publicada nesta quinta-feira (25/04) no Diário Oficial

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a realizar cirurgia plástica reparadora da mama após a retirada em decorrência de câncer – preferencialmente no mesmo procedimento cirúrgico. A determinação foi publicada nesta quinta-feira (25/04) no Diário Oficial da União.
De acordo com a Lei nº 12.802/13, quando existirem condições técnicas, a reconstrução deverá ser feita juntamente à retirada da mama e, no caso de impossibilidade de reconstrução imediata, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia logo após alcançar as condições clínicas requeridas.
A norma entra em vigor na data da publicação.

ABR

quarta-feira, 24 de abril de 2013

MULTA PARA DEMISSÃO DE DOMÉSTICA SEM JUSTA CAUSA



Será fixada em 10% a multa do FGTS para empregados domésticos demitidos sem justa causa
domésticaA multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para empregados domésticos demitidos sem justa causa será fixada em 10% e, no caso de acordo entre trabalhadores e empregadores, em 5%. O valor das porcentagens é uma das poucas certezas do senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que igualou os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores.
“A multa para empresas que detêm lucro é 40%. Um orçamento familiar não comporta uma multa de 40%. Temos que procurar um caminho para diminuir essa multa para evitar o confronto entre patrões e empregados. Se a multa for muito alta, a maioria dos empregadores vai procurar demitir por justa causa”, explicou Jucá. Segundo ele, o “espírito” da PEC das Domésticas não é o do desentendimento.
A contribuição dos patrões será mantida em 8%, como no caso dos empregados tradicionais do mercado. Mas o valor da multa é um dos pontos mais polêmicos do texto, já que representantes dos empregados domésticos reivindicam igualdade com os demais empregadores e empregadores afirmam não ter condições de atingir a porcentagem.
Diante do impasse, o senador Romero Jucá disse que vai dividir a regulamentação em dois projetos de lei diferentes. Em um deles, o senador vai incluir as questões relativas às contribuições, como o FGTS e a do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para Previdência Social. “A questão das alíquotas tem que ser feita com cuidado, porque a Previdência tem que trabalhar em equilíbrio, não apenas neste governo, mas com equilíbrio no futuro. Estamos discutindo e fazendo as contas do impacto com o governo. Vamos criar uma solução racional, criteriosa, e que esteja dentro do orçamento familiar”, disse ele.
Outro ponto que deve estar previsto no texto-base é a possibilidade de regularização de dívidas previdenciárias anteriores à lei, com uma espécie de programa de financiamento para que os empregadores acertem as contas com a Previdência Social.
No outro projeto de lei, o relator vai definir as regras gerais para o regime trabalhista doméstico, incluindo, por exemplo, as condições de trabalho e regras específicas como a do banco de horas. Pela proposta, os trabalhadores domésticos que têm carga horária diária de oito horas, poderiam trabalhar até mais do que duas horas a mais. O tempo extra de prestação de serviço pode ser pago como hora extra ou ser incluído em um banco de horas que pode ser compensado em horas de descanso no período de um ano.
“Nós queremos uma lei que simplifique e regularize a situação do trabalhador doméstico, não criando problemas de Justiça. Não queremos que essa igualdade vire questão do Judiciário, mas que seja uma solução social. Que traga condições de manter o emprego e que a família tenha condições de pagar esses encargos”, disse.
O senador informou que está concluindo as negociações para fechar o texto de regulamentação que será apreciado pela Comissão Mista de Consolidação das Leis e Regulamentação da Constituição e depois seguir para o plenário da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Diferentemente do que esperava, Jucá admitiu que a conclusão dos trabalhos pode ocorrer apenas na semana que vem.
Assim como abriu canais de diálogo com representantes da Justiça, Jucá quer discutir os detalhes da proposta com representantes do governo. Hoje, o relator da PEC se reuniu com os ministros Gleisi Hoffman, chefe da Casa Civil, e Manoel Dias, do Trabalho, além de outros representantes do governo. “Temos que articular com o governo porque a implementação e a sanção da lei dependem da posição do governo. O governo tem a parte operacional, tem que montar a engrenagem para o sistema funcionar”, completou. 24 horas 

JOGADOR DE FUTEBOL MORRE EM ACIDENTE NO NOROESTE DO RIO



O atleta de 22 anos era irmão do lateral-direito Galhardo, do Santos
jogador morre 3jogador morre acidente 2O meia Marquinhos Galhardo, do Tombense, morreu nesta terça-feira em acidente na BR 353, em Retiro do Muriaé, próximo a Itaperuna, no noroeste fluminense. O atleta de 22 anos era irmão do lateral-direito Galhardo, do Santos. Ele perdeu o controle do veículo, que caiu da ribanceira.
Marquinhos foi atendido e levado ao hospital São José do Avaí, em Itaperuna, mas não resistiu e faleceu. O meia voltava de Friburgo/RJ, onde visitou os pais.
O corpo de Marquinhos permanece no necrotério do hospital. O velório será definido somente após a chegada dos pais do atleta a Itaperuna.
Por não ter sido relacionado para o jogo do Tombense contra o América-MG no fim de semana, Marquinhos ficou com a família em Friburgo. A equipe de Tombos venceu a partida, se classificando para as semifinais do Campeonato Mineiro.
Marquinhos era esperado para o treino desta terça-feira à tarde na cidade de Tombos/MG. A atividade foi cancelada após a notícia do falecimento do jogador.
“Era uma pessoa muito querida aqui no clube. Não havia sido relacionado e por isso havia ficado uns dias com os pais. Infelizmente houve essa tragédia”, lamentou Jordan de Freitas, supervisor do Tombense.
O clube de Tombos disputa as semifinais do Campeonato Mineiro, tendo compromisso frente ao Atlético-MG. 24 horas 

146 MIL ROUBADO EM CAIXA ELETRÔNICO EM CAMPOS


R$ 146 mil roubados de caixa eletrônico em Travessão nesta terça-feira

A Polícia foi acionada pela empresa que faz manutenção nos caixas do Bradesco
DP LegalA Polícia Militar foi acionada no final da manhã deste terça-feira(23/04) em razão do arrombamento de um caixa eletrônico de uma agência do Bradesco no distrito de Travessão de Campos. Foram furtados cerca de R$ 146 mil, segundo registro de ocorrência na 146ª DP/Guarus.
Segundo a polícia, o crime teria ocorrido durante a  madrugada quando os ladrões usaram um maçarico para abrir o caixa.
Clientes do banco acionaram o banco por telefone, em razão do caixa não funcionar nesta manhã. Como o caixa foi arrombado pela parte dos fundos, o furto só foi detectado quando  funcionários da empresa de manutenção chegaram ao local. Não há câmeras de segurança no local. O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus.

IMPRUDÊNCIA É A MAIOR CAUSA DE ACIDENTE NA BR-101/ CAMPOS



De janeiro a março de 2013, foram registrados 37 acidentes em Campos
acidente 23 de março 3Durante o último final de de semana, não foram registrados graves acidentes nas rodovias passam pelo município de Campos, mas as ultrapassagens proibidas foram uma das maiores infrações cometidas pelos motoristas.
No trecho norte da BR-101, entre Campos e a divisa com o Espírito Santo, e na BE-356 Campos/São João da Barra, foram mais de 3.500 mil multas em um ano.  As ultrapassagens em alta velocidade também são as que mais causam acidentes, de janeiro a março de 2013 já são 237 acidentes.
Ultrapassar pela faixa contínua é falta gravíssima, de acordo com o Código Nacional de Trânsito. Além de sete pontos na carteira, o motoristas pode pagar multa de R$ 191 reais.
Para evitar as ocorrências, a Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia, instalou hastes próximas ao distrito de Caxeta, onde estão os trechos mais perigosos. 24 horas
acidente 1403 capa

A LUTA CONTINUA PELO OS ROYALTIES


Royalties: Comissão decide aguardar decisão do STF para votar MP

O adiamento da votação já tinha sido acordado pelos líderes partidários, segundo o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo
comissão royalties 2304A comissão mista que analisa a medida provisória que destina recursos do petróleo à Educação (MP 592/2012) não vai votar a proposta até que o Supremo Tribunal Federal (STF) se pronuncie sobre a constitucionalidade da lei que redistribui esses recursos entre todos os estados e municípios (Lei 12.734/2012).
A sugestão, dada pelo senador José Pimentel (PT-CE), foi aceita pela maioria dos parlamentares do colegiado. O adiamento da votação já tinha sido acordado pelos líderes partidários, segundo o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O objetivo, de acordo com ele, é evitar insegurança jurídica sobre a questão.
- Como foi um fato inusitado nessa comissão, nós vamos esperar caducar, passar o prazo do 12 de maio, para que a presidente da República reedite uma nova medida provisória e esperamos que o Supremo Tribunal Federal possa se posicionar rapidamente – afirmou Vital. 24 horas 

CAMARÃO APREENDIDO NO FAROL


Farol: 900 kg de camarão apreendidos e um detido

PM flagrou um homem transportando a carga de camarão no período de defeso
GEDSC DIGITAL CAMERAPoliciais militares apreenderam 900 Kg de camarão na tarde desta terça-feira(23/04), na localidade de Viegas, no Farol de São Tomé, em Campos. A apreensão foi feita em razão do período de defeso, no qual as atividades de captura e comercialização do camarão estão proibidas
A ação foi realizada por policiais do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO do Farol). O camarão estava numa pickup Rural, dirigida por José Cenildo Rangel, de 70 anos.  Ele disse que o crustáceo foi capturado no Açu e seria entregue a um frigorífico do Farol.
O detido e a carga foram encaminhados para a 134ª DP/Centro. 24 horas 

terça-feira, 23 de abril de 2013

ALGUNS TRECHOS DA BR 101 ESTA SENDO DUPLICADOS


BR 101 terá trecho duplicado entre Casimiro de Abreu e Rio Bonito

Serão investidos cerca de R$ 320 milhões na duplicação deste trecho
 Mauro de Souza

Serão investidos cerca de R$ 320 milhões na duplicação deste trecho

O início das obras de duplicação do trecho da BR-101/RJ, entre as cidades de Casimiro de Abreu e Rio Bonito, será na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, informou a concessionária que administra a BR, Autopista Fluminense. A Licença de Instalação n° 927/2013 foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, no dia 1º de abril, e compreende o trecho entre o km 190,3 (Casimiro de Abreu) e o km 261,2 (Rio Bonito) da BR-101 RJ/Norte, com extensão total de 70,9 quilômetros.
No último dia 05/04, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também manifestou-se favorável ao cumprimento do cronograma para as obras de duplicação e as atividades licenciadas pelo IBAMA.
Serão investidos cerca de R$ 320 milhões na duplicação deste trecho. As obras terão início no km 194,2, próximo ao trevo de acesso a Rio Dourado, em Casimiro de Abreu. Em um momento posterior, na outra extremidade do trecho a ser duplicado, em Rio Bonito, a concessionária irá instalar uma nova frente de obras.
O projeto de duplicação para este trecho contempla a execução de uma nova pista, em paralelo com a existente, com duas faixas de rolamento para cada sentido, mais acostamentos, além da implantação de sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança como barreiras de concreto e defensas metálicas. Também está prevista a construção de oito trevos em desnível (viadutos), além de 11 pontes. As obras vão gerar em torno de 400 empregos diretos e será priorizada mão de obra local.
APOIO E INFRAESTRUTURAPara o início das obras de duplicação desse trecho, a concessionária contará com dois canteiros de obra na rodovia: um canteiro avançado de apoio na região de Silva Jardim, e outro principal no km 170, na pedreira do acesso à cidade de Macaé.
A duplicação da BR-101 RJ/Norte é a obra mais importante do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com o PER (Programa de Exploração da Rodovia), serão duplicados 176,6 quilômetros de rodovia – do km 84,6 (Campos) ao km 261,2 (Rio Bonito) da BR-101/RJ.
Entre Campos (km 84) e Macaé (km 144): Atualmente, cerca de 400 profissionais trabalham numa frente de obra de 42 quilômetros entre as regiões de Campos dos Goytacazes e Macaé e na pedreira localizada no acesso a cidade de Macaé - estrutura fundamental para o fornecimento de material pétreo, concreto e massa asfáltica (CBUQ) para as obras.
O trecho entre o km 132 (Carapebus) e o km 144 (Macaé) está pavimentado e, em breve, serão implantados os dispositivos de segurança (barreiras de concreto), além da sinalização vertical e horizontal. Entre o km 102 e o km 131 seguem em andamento os serviços de terraplanagem, implantação do sistema de drenagem, construção de obras de arte correntes (bueiros), proteção vegetal e a construção de duas pontes – uma sobre o rio Macabu, no km 122,6, e outra sobre o rio do Meio, no km 129,8.
Entre Macaé (km 144) e Casimiro de Abreu (km 190): Em fase de licenciamento ambiental.

ASCOM

FERIADO COM CHUVA EM TODA REGIÃO


Feriado poderá ser com chuva e céu nublado, além de frio pela manhã

Dia será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva
 Reprodução

Dia será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva

A segunda (22/04) teve sol em alguns momentos, mas foi de céu nublado durante maior parte do dia, ameaçando por vezes a chover. Um vento sul soprou por vezes, trazendo um pouco de frio em algumas partes da região.
 
Nesta terça (23/04), feriado estadual, o dia será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante todo dia. A temperatura ficará amena.
A previsão do tempo para Campos e Região para esta terça-feira (23/04), é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A temperatura mínima ficará em 19ºC e a máxima em 27ºC.
PREVISÃO COMPLETA PARA CAMPOS E REGIÃO NESTA TERÇA (23/04)
Tempo: Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada.
Temperatura: ESTÁVEL - Mín. 19ºC e Máx. 27ºC
Sensação Térmica: Mín. 15ºC e Máx. 27ºC
Possibilidade de chuva: 80%
Volume d'água: 3 milímetros (3 LITROS POR M²)
Umidade relativa do ar: Entre 61% e 97%.
Vento: Sul Sudeste a 9 km/h de média com rajadas de 17 km/h 
Intensidade do vento: FRACOS/MODERADOS
Nascente e poente: 6h00 e 17h26
Estação: Outono até o dia 20/06/2013
Lua: Crescente até o dia 24/04/2013
Índice de raio ultravioleta: 9 (muito alto) / Com nuvens: 9 (muito alto)
Maré Alta: (às 01h08 com 1,2m) e (às 13h19 com 1,3m)
Maré Baixa: (às 07h15 com 0,2m) e (às 19h43 com 0,1m)
Tamanho das ondas: De 1,1m à 1,5m com média de 9 a 11 segundos de duração, cada onda. (direção primária: Sul Sudeste)
-----------------------------------------------
REGIÃO SUDESTE
O ar úmido que vem do mar forma muitas nuvens no leste de SP, no RJ, no ES e no leste e no nordeste de MG. Pode chover fraco no litoral de SP, do RJ e do ES. As demais áreas do Sudeste têm sol forte e poucas nuvens, com tarde quente e seca.

URURAU

NOVIDADES NO AEROPORTO DE CAMPOS


Aeroporto de Campos com novos voos e obras de ampliação em maio

Reajuste de itinerário também para os voos nos finais de semana
 Ururau/Mauro de Souza

Reajuste de itinerário também para os voos nos finais de semana

Atendendo uma média de 70 a 80 mil passageiros por ano, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro (CAW) em Campos, estará com novidades a partir do próximo mês. A informação é do superintendente da Infraero (empresa que administra o local), Arley Machado. Além de obras necessárias, o espaço contará com novos voos da empresa aérea Azul/Trip a partir da segunda semana de maio. 
No período entre 1º de maio a 30 de junho entrará em vigor os dois horários de voos para Campos/Rio de Janeiro (sem escalas). 
Novidades também para voos nos fins de semana. Com esse ajuste de itinerário de fim de semana, um voo sairá pela manha (11h50) do Santos Dumont (SDU) e de Campos à tarde (16h45) para o Rio de Janeiro. “Os novos voos (a partir de 1º de maio) saem as 6h55 do Rio (SDU) chegando a Campos às 7h55 e sai do CAW às 20h30 aterrissando no Rio às 21h34”, informou Arley. 
O superintendente revelou ainda que obras como manutenção dos banheiros; melhorias para o terminal, que será revitalizado assim como o pátio; banco 24 horas e a possibilidade de se criar um Módulo Operacional Provisório (MOP), devem beneficiar a população e o próprio aeroporto que terá mais estrutura para atender sua demanda.
“O aeroporto está ruim e necessita de intervenções. O que está previsto são coisas boas que virão para melhorar a estrutura do aeroporto. Além disso, essas obras darão mais facilidade aos passageiros, pois contará com lanchonetes e banco 24 horas, que não existe aqui no espaço”, ressaltou Arley.
“Eu vejo a demanda e o que as pessoas estão precisando em termos de melhorias e tento por em prática. As reformas vão ser feitas e os recursos irão aparecer para que funcione como um verdadeiro espaço de voos”.
Outra carência comentada pelo superintendente foi com relação ao terminal de cargas. Segundo informou Arley, o terminal está desativado há bastante tempo, e além de estar parado, o mesmo não possui esteira para bagagens de passageiros. “Estamos conversando com o pessoal da Azul/Trip que se interessou pela aquisição do terminal. Outras empresas também mostraram interesse, mas vamos ouvir a proposta de quem nos procurou primeiro”, contou.
MÓDULO OPERACIONAL PROVISÓRIO (MOP)A possibilidade de um MOP no Aeroporto Bartolomeu Lisandro faz-se necessário, principalmente pela demanda de passageiros que o local recebe. De acordo com Arley, o CAW tem recebido muita gente de offshore que parte de Campos direto para a plataforma (Macaé, por exemplo). A previsão é de que até dezembro deste ano o MPO esteja pronto.
“Iremos aumentar a área de embarque e desembarque dando mais estrutura aos passageiros, expandindo com isso o terminal. A partir dessa obra, o aeroporto contará com fraldário, acessibilidade, entre outros benefícios”, finalizou o superintendente.

KELLY MARIA

TUBERCULOSE AUMENTA 40 NOVOS CASOS POR 100 HABITANTES


Tuberculose aumenta 40 novos casos por 100 habitantes ao ano em Campos

Maior parte das vítimas são do sexo masculino com idade entre 25 a 34 anos
 Reprodução/Arquivo

Maior parte das vítimas são do sexo masculino com idade entre 25 a 34 anos

Apesar do avanço da medicina com novas descobertas e métodos eficazes para o tratamento, a tuberculose ainda atinge um terço da população mundial. O Brasil ocupa o 17º lugar no ranking dos países considerados com alta carga da doença. No ano passado, 70.000 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose no país, segundo informações do Programa de Combate a Tuberculose (PCT) de Campos.
De acordo com a PCT, a doença representa a quarta morte por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids. Através disso o Ministério da Saúde recomenda que seja feito o teste anti-HIV em todas as pessoas que estiverem com o vírus.
O Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch foi descoberto em 24 de março de 1882, pelo então médico Robert Koch. A descoberta da doença infectocontagiosa foi um marco importante na luta pelo controle e eliminação da tuberculose que, na época, matou milhares de pessoas mundo à fora. 
Em Campos, foram diagnosticados 192 novos casos da doença em 2012. Através do resultado, ficou constatado o aumento de 40 novos casos por 100 habitantes. Entre as vítimas 66% eram do sexo masculino com idade entre 25 a 34 anos.
Segundo o Programa de Combate à doença, a tuberculose afeta diversos órgãos do corpo, mas principalmente 80% os pulmões. O vírus é transmitido pelo ar, através da tosse, fala ou espirro.  Quanto maior aglomeração de pessoas maiores são as chances de transmissão. Apesar disso, após duas semanas de tratamento o paciente não é mais contaminante.
O motorista Genilson Ribeiro de Lima, 48 anos, foi diagnosticado com a doença há 22 anos. Durante uma semana ele começou a ficar sonolento, tossindo e adquiriu uma sensibilidade nas costas. Três dias depois começou a tossir sangue.
Genilson contou que procurou uma unidade de saúde logo em seguida, onde foi diagnosticada a doença. “Eu desconfiava, mas não sabia o que estava acontecendo direito. No outro dia fui rapidamente a um clínico geral. O médico passou um raio X foi aí que fiquei sabendo que estava com tuberculose”, revelou o motorista, explicando que nos primeiros meses o contato com outras pessoas foi evitado. 
Por ter descoberto no início da doença, ele não precisou ser internado. O processo de cura durou sete meses. “Descobri logo no início, por isso não fiquei internado. Tudo que eu usava era reservado, como talheres, roupas de cama entre outros. Por recomendação médica tive que evitar contato com as pessoas. Nesse tempo eu tomei 12 remédios diferentes e fiz várias visitas ao especialista. Graças a Deus descobri a tempo de me curar”, disse aliviado Genilson.
Este ano, o tema da campanha, lembrado em todo mundo no dia 24 de março — Dia Internacional de Combate à Tuberculose—, foi “Tuberculose: Tosse por mais de três semanas é um sinal de alerta. Quanto antes tratar, mais fácil de curar. Procure uma unidade de saúde”.
Em 25 de março de 2013 o secretário de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa anunciou que um novo teste será disponibilizado pelo SUS, o Gene Xpert detecta o DNA do bacilo causador da doença em 95% dos casos, e a resistência à Rifampicina. O resultado sai em apenas 2 horas contra 60 dias da cultura convencional. 
AÇÕES
Para o diagnóstico precoce é necessário que o paciente procure ou seja encaminhado para fazer o exame de escarro sempre que tiver tosse por mais de três semanas. O Programa de Combate a Tuberculose recebe amostras de escarro durante a semana, pela manhã. O resultado é liberado no mesmo dia. As unidades de saúde podem solicitar o exame de escarro e encaminhar o paciente ao PCT.
Para o Tratamento adequado, os medicamentos têm que ser tomados na quantidade prescrita, todos os dias, por pelo menos seis meses e sem interrupção. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No PCT de Campos, os pacientes diagnosticados são atendidos mensalmente até a cura. Os contatos dos pacientes são avaliados e tratados se necessário. As pessoas que fazem o tratamento de forma irregular correm o risco de resistência às drogas, dificultando a cura da doença.
O PCT de Campos é Referência para casos de Tuberculose Resistente às drogas para os municípios do Norte e Noroeste Fluminense. 

MAYARA FERNANDES- ESTAGIÁRIA

DINHEIRO FALSO E TRÊS PRESOS


 Com dinheiro falso e Honda Civic roubado:Com Três presos 


PM prendeu três homens na tarde deste domingo, na estrada de Lagoa de Cima
GEDSC DIGITAL CAMERAGEDSC DIGITAL CAMERATrês homens foram presos na tarde deste domingo(21/04), em Campos, com dinheiro falso, um Honda Civic roubado e pacotes de cigarro sem nota fiscal. A prisão ocorreu na estrada que liga a localidade da Tapera a Lagoa de Cima e foi feita por policiais militares do DPO de Ururaí, sargentos Lopes e Albino.
Os policiais receberam denuncias anônimas dando conta de que três homens estavam fazendo compras com notas falsas em estabelecimentos comerciais de Lagoa de Cima.  Quando se dirigiam a Lagoa de Cima, cruzaram com os suspeitos na estrada e saíram em perseguição.
Após a abordagem do Honda Civic, cor cinza, placa HBU-0958/Belo Horizonte, os militares descobriram no interior do automóvel a quantia de R$ 1.090,00 em cédulas falsas de R$ 10, R$ 20 e R$50, e ainda 91 pacotes de cigarros sem nota fiscal.
GEDSC DIGITAL CAMERANo interior do carro estavam Leandro Mendes Amaral, 31 anos, Luiz Alberto da Silva Junior, de 31 anos, ambos residentes no bairro do Turf, em Campos, e Carlos Wilson Cursio Ribeiro, 29 anos, morador em São João da Barra. Leandro disse que é serralheiro, Luis Alberto se identificou como pedreiro, e Carlos Wilson afirmou que ajuda ao pai numa famárcia em São João da Barra.
Suspeitos disseram que voltavam de festa em São Fidélis
Já na 134ª DP/Centro, os três presos apresentam uma versão sobre o dinheiro falso. Segundo eles, venderam pacotes de cigarro em alguns estabelecimentos de São Fidélis e receberam as cédulas falsas como pagamento. A versao não convenceu a Polícia
GEDSC DIGITAL CAMERAOcorre que, enquanto prestavam depoimento e tentavam se defender da acusação de portar dinheiro falso, mais um fato grave foi descoberto. O Honda Civic no qual estavam é produto de furto. A Polícia levantou a placa HBU-0958/Belo Horizonte, mas não encontrou nada nos registros. Ao verificar o número do chassi, descobriu que o carro havia sido furtado em dezembro de 2010, em Belo Horizonte.
Indagado sobre a origem do carro,  um dos acusados disse que o comprou no ano passado por R$ 25 mil, a um homem conhecido como Léo, no bairro do Jockey, em Campos. No entanto, não soube dizer porque não tentou transferir o carro para o seu nome.
GEDSC DIGITAL CAMERAO delegado de plantão na 134ª DP/Centro autuou os três em flagrante e não arbitrou fiança. Eles serão levados na manhã de segunda-feira para a Cadeia Pública.24 horas 

OBRAS INICIADAS NO CENTRO HISTÓRICO


Novas frentes de obras iniciadas no Centro Histórico

Na revitalização do Centro Histórico cerca de 60 homens trabalham em três frentes de serviços
GEDSC DIGITAL CAMERAA Prefeitura de Campos, através dos recursos dos royalties do petróleo, está realizando melhorias nos quatro cantos da cidade. Entre as obras estão a revitalização do Centro Histórico, cujas intervenções prosseguem em uma nova etapa. Cerca de 60 homens trabalham em três frentes de serviços.
O engenheiro responsável pelas obras, Jefferson Barreto, informa que os operários estão finalizando as calçadas na Rua Theotônio Ferreira Araújo (antiga Barão de Cotegipe), no trecho entre as Ruas João Pessoa e 21 de Abril, incluindo a calçada lateral do Chá-Chá-Chá.
GEDSC DIGITAL CAMERA- Este primeiro trecho tem previsão de entrega para o mês de maio. A Embratel já executou o serviço de conversão dos cabos subterrâneos. Este mesmo trabalho está sendo executado pela Via Cabo. Já os cabos de energia elétrica serão comprados pela empresa responsável pelo investimento, para que a Ampla possa fazer a conversão da rede, que deve ser concluída em um prazo de 60 dias – disse.
Ainda na Rua Theotônio Ferreira Araújo, porém no trecho entre a Rua 21 de Abril e Avenida 15 de Novembro, as máquinas estão no local, construindo a nova galeria de águas pluviais.
- Estamos também na Travessa Carlos Gomes, construindo o sistema de drenagem superficial (sem manilhamento), para que as águas possam escorrer em fluxo normal para a Theotônio Ferreira Araújo. A travessa vai se transformar em um calçadão para apenas passagem de pedestres – adiantou. 24 HORAS
obras centro 2204 3