quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Vai viajar no carnaval? Veja a lista de algumas cidades com risco de mais casos de febre amarela

Com o carnaval chegando, quem pretende viajar para áreas de risco de febre amarela precisa garantir a imunização, pois tanto a dose única quanto a fracionada deve ser aplicada com pelo menos dez dias de antecedência. Atualmente, a vacina é ofertada na rotina de 21 estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia (parcial), Maranhão, Piauí (parcial), Minas Gerais, São Paulo (parcial), Rio de Janeiro (parcial), Espírito Santo, Paraná (parcial), Rio Grande do Sul (parcial) e Santa Catarina (parcial).


No entanto, 77 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia foram incluídas na campanha emergencial do Ministério da Saúde, com doses fracionadas da vacina. O fracionamento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa (como a morte de macacos, por exemplo), com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente.

O estado de Minas Gerais, destino bastante procurado por turistas, também é considerado área de risco, mas não entrou na campanha de dose fracionada.

Moradores e visitantes dessas áreas devem ficar atentos e se imunizar o mais rápido possível. Veja no infográfico quais são os municípios com alto risco da doença:

No Rio, o Dia D de vacinação contra a febre amarela aconteceu no último sábado. Quase 200 mil cariocas compareceram a unidades hospitalares do município. O mutirão aconteceu em 232 pontos da cidade. Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), quem ainda não se vacinou pode procurar clínicas da família ou centros municipais de saúde.

A prefeitura reforça que não há casos da doença em seres humanos nem em macacos no município, mas lembra que a imunização é a melhor medida de prevenção: "Não há motivos para pânico, e há vacina para todos dentro do público-alvo, que são pessoas entre nove meses e 59 anos de idade".

32 CASOS CONFIRMADOS NO ESTADO, COM 11 MORTES

Os números de casos de febre amarela continuam subindo no Estado do Rio. Nesta terça-feira, a Secretaria estadual de Saúde divulgou o novo boletim epidemiológico e confirmou 32 casos da doença, entre eles 11 mortes — Entre as duas últimas mortes confirmadas, está a do psicanalista Paulo Becker, de 62 anos, que morreu em decorrência da doença no último dia 14. Há novos registros em Carmo, Valença, Paraíba do Sul, Sumidouro e também em Cantagalo. Os outros casos confirmados da doença são registrados em Teresópolis (quatro casos, sendo duas mortes), Valença (13 casos e quatro mortes), Nova Friburgo (um caso e uma morte), Miguel Pereira (um caso e uma morte), Petrópolis (um caso), Duas Barras (dois casos), Vassouras (um caso) e também em Sumidouro (dois casos). Todos os municípios estão localizados no interior do estado ou na Região Serrana Fluminense.

Fonte: Extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário