Dezenas de convidados de uma festa passaram mal, neste domingo (25), com sintomas de gastroenterite, em Marataízes, no Sul do Espírito Santo. Dos 130 atendimentos realizados até o início da tarde de domingo, no pronto atendimento de Marataízes, 50 foram de pessoas que apresentaram sintomas de gastroenterite.
O adolescente Ronan Costa, de 12 anos, foi com o pai à festa de aniversário, na noite de sábado (24). Ele começou a passar mal de madrugada e piorou durante a tarde. “Dor no estômago, dor na barriga, vontade de vomitar, dor de cabeça”, falou o menino.
A suspeita da mãe é que a comida servida na festa tenha sido a causa do problema. “Logo, eu já percebi que foi a causa do aniversário, porque meu esposo falou que sentiu que a comida não estava boa”, disse Mônica da Costa.
Todos os pacientes que foram ao PA com os sintomas contaram a mesma história, que estavam numa festa de aniversário e, horas depois que o jantar foi servido, começaram a se sentir mal. A festa aconteceu numa casa, na região da Lagoa do Siri, em Marataízes.
O médico Thales Cabral explicou que, em eventos desse tipo, o cuidado com o preparo dos alimentos deve ser redobrado para evitar contaminação. “Um alimento, por exemplo, que fica mal refrigerado, tem o crescimento de bactérias e pode levar a uma posterior infecção”, disse.
A doença pode ser provocada por vírus ou bactéria e, nesses casos, é importante evitar a desidratação. “Chegando à unidade, a gente faz a hidratação venosa, buscando estabilizar o paciente, também fazendo o tratamento do sintoma, como náusea, vômito. E a diarreia, no caso, seria uma defesa do organismo. Não tem uma indicação plena para cessar essa diarreia. É uma forma de o corpo eliminar essa infecção”, detalhou o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário