quarta-feira, 28 de junho de 2017

Polícia prende um dos maiores suspeitos de roubo de cargas do RJ

Polícia apresentou arma e outros objetos apreendidos durante operação  (Foto: Divulgação/Polícia Federal)O peração da Polícia Federal em conjunto com as polícias militar e civil do Rio prendeu nesta terça-feira (27) um dos maiores ladrões de cargas do Rio de Janeiro. Jefferson Targino da Silva, 30 anos, gerente do roubo de cargas na área do Complexo do Chapadão.
Policiais do 41º BPM (Irajá) chegaram até o suspeito com base em informações obtidas pela inteligência da Polícia Federal. Segundo o coronel Marcos Lima, comandante do batalhão, Targino estava sozinho e não reagiu à prisão, embora estivesse armado com uma pistola.
O Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio (Delepat) da PF, delegado Marcelo Prudente afirmou que as investigações que levaram à prisão de Targino já duravam quatro meses, e o apontaram como "peça-chave" dos roubos de carga na região da Pavuna, área com a maior incidência desse crime.
"Sabemos que o tráfico de drogas ampliou sua atuação dando apoio a outros tipos de delitos, como o roubo de cargas, inclusive destacando 'gerentes' dedicados a essas ações. Targino era um desses 'gerentes', articulando as quadrilhas para atacar", disse Prudente, sem dar mais detalhes sobre a atuação do suspeito.
Durante a manhã os policiais atuaram nas regiões da Pedreira e Chapadão, em Costa Barros, na Zona Oeste, e em uma comunidades na Baixada Fluminense.
Além de Targino, os agentes também prenderam outros dois criminosos envolvidos no mesmo tipo de crime. Um menor também foi apreendido.
A cada uma hora, um roubo de carga acontece no RJ. Só nos dois primeiros meses do ano, 1.145 roubos de carga aconteceram no estado, como mostrou reportagem exibida pelo Bom Dia Rio em abril. Isso é o equivalente a um roubo a cada uma 1h10. Nos últimos quatro anos, esse tipo de crime aumentou quase 180%.
Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo registraram 87,8% das ocorrências de roubo de carga no Brasil em 2016. No último ano, o RJ registrou 9.862 casos de roubo de mercadorias, enquanto SP contou com 9.943 casos do crime. Os dados foram coletados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).Em fevereiro, o Globocop  flagrou um grupo de pessoas saqueando um caminhão na Estrada do Camboatá, na região do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio.
Em maio, policiais da Delegacia de Repressão a Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam na 13 homens , sendo um menor de 17 anos, do Conjunto de Favelas do Alemão, que tinham acabado de roubar três caminhões abarrotados de produtos eletroeletrônicos de um depósito em Araruama, na Região dos Lagos. A quadrilha foi presa na Rodovia Niterói-Manilha, na Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário