sexta-feira, 1 de julho de 2016

Número de roubos de rua cresce 42% em maio no RJ: quase 10 mil, diz ISP


Do G1 Rio
Vídeo postado em redes sociais mostra momento que PM foi baleado (Foto: Reprodução Facebook)Vídeo postado em redes sociais mostra momento
em que PM é baleado em assalto
(Foto: Reprodução Facebook)
Os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP) indicam que houve 9.968 roubos de rua no Estado do Rio no mês de maio de 2016. No mesmo mês em 2015, foram 6.975 roubos de rua em todo o território fluminense, um aumento de 42%. Foram registrados nos primeiros meses de 2016 em média 9615 casos por mês.

Segundo o instituto, os roubos de rua apresentam uma tendência de alta, iniciada no ano de 2015, tendo queda somente no mês de abril de 2016 e voltando a subir no mês de maio, com destaque para as áreas de da Baixada (Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias) e da Região Metropolitana, somando 28% do total de roubos de rua no estado.

Os homicídios decorrentes de intervenção policial e homicídios dolosos também aumentaram: de 44 para 84 e de 347 para 368, respectivamente, na comparação entre maio de 2015 e 2016. As áreas que mais sofreram com os problemas são na área de Campos, São João da Barra e São Fidélis, além da Baixada Fluminense, com relação aos homicídios dolosos. Já os homicídios decorrentes de intervenção policial foram mais numerosas em Niterói e Maricá, na Região Metropolitana, além da área do 41º BPM.

Mais roubos de carro
Os roubos de carro, segundo o ISP, aumentaram 22% no acumulado de janeiro a maio de 2016, totalizando 16339 roubos de veículos, concentrados principalmente em São Gonçalo e ne Baixada Fluminense, além da Zona Norte.

São Gonçalo, na Região Metropolitana, e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, merecem atenção especial de acordo com o instituto, nos dados acumulados de janeiro a maio.

"No acumulado de janeiro a maio, a AISP que mais inspirara preocupação é a AISP 7 (São  Gonçalo), que contribui diretamente para o aumento dos delitos de homicídio doloso, homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, roubo de rua e roubo de veículo. 
No que diz respeito aos roubos de rua e roubo de veículo, em específico, as AISP 20 (Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis) e AISP 21 (São João de Meriti) merecem atenção pela sua influência em ambos os delitos", diz o texto do resumo dos indicadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário