quinta-feira, 28 de julho de 2016

Polícia e MP fazem operação contra tráfico e porte ilegal de armas no RJ

Operação Constantino II cumpre mandados de prisão na Região dos Lagos.
Dezessete pessoas já foram presas desde o início das investigações.

Do G1 Região dos Lagos
Operação acontece no início da manhã desta quarta-feira na Região dos Lagos (Foto: PM/Divulgação)Operação acontece no início da manhã desta quarta-feira na Região dos Lagos (Foto: PM/Divulgação)
Uma operação na manhã desta quarta-feira (27) busca cumprir mandados de prisão temporáriacontra 51 pessoas acusadas dos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e porte de arma de uso restrito na Região dos Lagos do Rio. Operação Constantino II conta com a participação de 260 policais militares em 48 viaturas.
saiba mais

Os mandados são cumpridos em Cabo Frio,Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, além dos presídios: Instituto Penal Vicente Piragibe, Cadeia Pública Romeiro Neto, Presídio Ary Franco, Penitenciária Dr. Serrano Neves, Cadeia Pública Jorge Santana, Presídio Evaristo de Moraes, Presídio Nelson Hungria, Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha e Penitenciária Moniz Sodré.
Participam da ação policiais do 25º BPM, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (CI/PMERJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário/SEAP.
A Operação Constantino teve sua primeira fase realizada em novembro de 2015 e resultou na prisão de integrantes da quadrilha liderada pelo traficante Eduardo Rocha Freire Barboza, conhecido como Cadu Playboy. Ao todo, 17 foram presas no decorrer das investigações.
Investigações
A ação desta quarta é um desdobramento da Operação Constantino, deflagrada em outubro de 2015 para desarticular uma quadrilha responsável pela venda e distribuição de drogas em municípios da Região dos Lagos.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, a quadrilha atuava entre as cidades de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, mais precisamente nos bairros e comunidades conhecidos como Manoel Corrêa (Favela do Lixo), São Cristóvão, Guarani, Parque Burle, Peró e Boca do Mato.
O bando era liderado por um homem que, apesar de preso, permaneceu coordenando as atividades do grupo de dentro da penitenciária por meio de mensagens e ligações telefônicas. O homem que seria um braço direito do chefe da quadrilha foi preso durante as investigações.
Cadu Playboy está preso em Bangú (Foto: Polícia Federal)Cadu Playboy está preso desde 2014 
(Foto: Polícia Federal)
Operação Constantino I
Em outubro de 2015, nove pessoas foram presas por suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico na Região dos Lagos do Rio. As prisões aconteceram em Cabo Frio e Araruama. Chamada de "Operação Constantino", a ação cumpriu 21 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão.
Além destas prisões, os agentes também apreenderam R$ 1 mil dentro de uma cela do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, 17 celulares, cocaína e anotações do tráfico.
O bando era integrado a uma facção criminosa e liderado pelo denunciado Carlos Eduardo Rocha Freire Barboza, conhecido como “Cadu Playboy”. Apesar de preso desde 7 de novembro de 2014, ele continuou coordenando as atividades do grupo de dentro da penitenciária por meio de mensagens e ligações telefônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário