quinta-feira, 28 de julho de 2016

Idosa espanca cachorro com pedaço de pau no ES, mostra vídeo


Beatriz CalimanDe A Gazeta
Uma idosa de 70 anos espancou um cachorro no meio da rua e foi filmada por vizinhos. A agressão aconteceu no bairro Boa Vista, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta-feira (28).
O cachorro machucado foi encaminhado para o Centro de Zoonoses (CCZ) da cidade. A agressora foi levada para a Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro, assinou um termo circunstanciado e foi liberada.
A agressão aconteceu depois que uma vizinha da idosa reclamou que o cachorro mordeu o filho dela e que deveria ficar preso.
A idosa bateu na cabeça do cachorro com um pau, até o animal sangrar.
Um vizinho filmou toda a cena e publicou em uma rede social. O vídeo teve centenas de compartilhamentos.
imagens fortes (Foto: Arte G1)
Polícia
Em nota, a Polícia Militar informou que os militares foram ao local e acionaram o Centro de Controle de Zoonoses, que recolheu o animal.
A mulher, ao ser levada para o DPJ, fez gestos obscenos para os moradores que a hostilizavam.
CCZ
A prefeitura, que administra o Centro de Controle de Zoonoses, disse que o animal sobreviveu, mas a situação é grave.
O cachorro chegou, por volta das 13h, na unidade e foi tratado por veterinários. O animal teve ferimentos fortes em uma das patas e, principalmente, na cabeça.
A informação é de que já há pessoas interessadas em adotar o cachorro após a recuperação.
Crime
Os casos de violência animal são comuns, segundo o advogado e presidente da ONG Patas de Rua, Fernando Guio. “Não como este, mais grave, mas os casos de maus tratos são denunciados.
O que nos frustra é que, mesmo dentro da lei, os animais são tratados como objetos e os agressores sofrem os mínimas sanções. Na maioria das vezes, eles ficam em liberdade ou pagam penas alternativas”, afirma.
De acordo com o Código Penal, maus tratos contra animais são hoje disciplinados pela Lei 9.605/98, em seu artigo 32, com detenção de três meses a um ano, e multa.
O presidente da ONG, que atua em Cachoeiro dando abrigo a animais feridos e doentes, ressalta que as pessoas precisam ter posse responsável pelos animais. “As vezes as pessoas adotam, compram filhotes num impulso e se esquecem que crescem, envelhecem e precisam de cuidados”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário