segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA NO RIO GRANDE DO SUL

Dilma cancela viagem no Chile e vai para Santa Maria RS


 A presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais que teria neste domingo (27) no Chile e embarcou ainda pela manhã para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia ocorrida em boate na cidade, onde pelo menos 245 pessoas morreram após o incêndio.

Em entrevista antes da viagem, Dilma disse que mobilizou os ministros para monitorar e que o governo federal fará "tudo o que for necessário". Emocionada, ela lamentou a tragédia.

"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada. Mais cedo, ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação.
 

Tragéia começou com show pirotécnico

 

Fogo começou por volta de 2h30 deste domingo (27) e matou pelo menos 245.
Boate recebia festa de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

Na boate, acontecia uma festa de universitários e o incêndio começou, devido a um show pirotécnico. Faíscas teriam atingido o teto da boate, que possuía material de isolamento acústico, que é altamente combustível. A maioria das vítimas, morreram por asfixia ou por pisoteamento, devido ao grande número de pessoas dentro da boate, na hora da tragédia.

'Brasil está de luto', diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, na manhã deste domingo, na qual manifesta solidariedade a amigos e familiares das vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria.
"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", diz a nota assinada por Lula e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Prefeitura decreta luto oficial de 30 dias
O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes ocorridas durante incêndio em uma boate e que vitimou pelo menos 245 pessoas. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade
 

Tragédia no Rio Grande Sul deixa 245 mortos

Incêndio aconteceu durante a  madrugada deste domingo, 27-01, em uma boate na cidade de Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), Rio Grande do Sul.


Por enquanto, a polícia local afirmou que mais de 200 pessoas foram feridas (45 estão internadas em estado grave) e ao menos 250 estão mortas por causa do incêndio na boate Kiss, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Segundo as autoridades, as pessoas de dentro da boate não morreram por conta do fogo em si, mas sim asfixiadas pela fumaça causada no local. Uma foto postada pelo DJ da casa Kiss, Bolinha, mostra o local lotado e, ao fundo, sinalizadores acesos no palco.



Brasília – Foram confirmadas 245 mortes no incêndio em uma casa noturna nesta madrugada (27), informou o delegado da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, Sandro Meinerz. A informação se refere ao número de corpos já levados ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. O levantamento é parcial, pois várias vítimas ainda estão sendo trazidas da boate Kiss.

Os hospitais também estão atualizando informações sobre vítimas que morreram durante o atendimento médico.
  Ainda não há confirmação sobre a quantidade de pessoas que estão sendo atendidas nos hospitais da região. Informações preliminares indicam pelo menos 200 feridos.

Famílias e amigos das vítimas estão se reunindo em frente ao Centro Desportivo e nos hospitais em busca de informações. As identificações já começaram por meio dos documentos que as vítimas portavam, mas as confirmações só ocorrerão após o reconhecimento pelas famílias, que serão chamadas individualmente. (Ag BR.)

Internautas de todo o país deixam mensagens sobre tragédia na página da Boate Kiss em rede social


Rio de Janeiro - Usuários do Facebook, site de relacionamentos na internet, estão acessando a página da Boate Kiss, de Santa Maria (RS), na rede social, para deixar mensagens de solidariedade aos parentes das vítimas do incêndio que deixou centenas de mortos na casa noturna na madrugada de hoje (27). Até as 11h20 da manhã de hoje, mais de 30 mensagens de diversas partes do Brasil tinham sido deixadas na página.

Uma usuária da rede social diz que a tragédia é "muito triste" para as famílias. "Que tragédia horrível!! Meus sinceros sentimentos... Tô triste pelos jovens que se foram, e pelas famílias que estão em desespero nesse momento", diz a mensagem publicada na página da boate. "Triste muito triste, sem conhecer ninguém dessa tragédia ficamos pensando nas famílias que veem seus filhos e filhas indo se divertir", diz outro internauta. (Ag. BR )

Tragédia em Santa Maria repercute na imprensa internacional



Brasília – A morte de centenas de pessoas em uma boate de Santa Maria (RS), vítimas de um incêndio nesta madrugada (27), ganhou destaque na imprensa internacional. Os veículos reúnem informações de correspondentes e da imprensa brasileira para dimensionar a gravidade do fato. Até o momento, foram confirmadas 245 mortes.


Os sites dos jornais argentinos La Nación e Clarín divulgam a tragédia na manchete – Santa Maria fica na região central do Rio Grande do Sul , estado que faz fronteira com a Argentina. Os veículos comparam o acidente com o ocorrido em Buenos Aires em 2004, quando um incêndio na boate República Cromañón resultou na morte de 194 pessoas.

O site do jornal espanhol El País também anuncia o fato na manchete, com vídeos e galerias de fotos que mobilizam comentários de dezenas de leitores. Os britânicos BBC e The Guardian também divulgam a notícia em destaque na primeira página. O Le Monde, um dos principais jornais da França, colocou a notícia na capa do site na internet.

O site do jornal norte-americano The New York Times faz um histórico de incêndios em casas noturnas pelo mundo, indicando que a tragédia de Santa Maria está entre as mais graves da última década. Também nos Estados Unidos, o jornal Washington Post e o canal televisivo CNN divulgam a notícia em destaque em seus respectivos sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário