quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SÃO FRANCISCO INICIA FORMAÇÃO DA GUARDA AMBIENTAL


Teve início nesta terça-feira (22/01), o primeiro encontro para formação de um grupamento de Guarda Municipal Ambiental em São Francisco de Itabapoana. A capacitação visa a atender à legislação estadual nº 5100/07, que trata sobre a implantação dos agentes para a proteção e fiscalização do ecossistema ambiental no município.

A iniciativa é uma parceria entre a secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal (GCM), e conta com o apoio do comando da Guarda Ambiental de Campos. O encontro aconteceu no auditório da Câmara dos vereadores, localizado no centro da cidade.

Por meio dessa ação o município poderá receber um investimento chamado ICMS Verde, que é um recurso de incentivo, oriundo de verbas federais, voltado para ações de preservação ao meio ambiente. Para beneficiar-se dos recursos, a lei ainda prevê que a secretaria de Meio Ambiente organize seu próprio Sistema Municipal composto por Fundo e Conselho Municipais.

O encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira parte o efetivo participou de uma palestra informativa realizada pelo comandante da Guarda Ambiental de Campos, Márcio Barbosa Silva. As informações foram apresentadas em slides e a palestra aconteceu em um clima interativo. com os guardas podendo tirar todas as dúvidas. Também foi feita uma simulação utilizando os instrumentos de resgate de animais.

Em sua abordagem, o Comandante Barbosa falou sobre desenvolvimento sustentável, tipos de ecossistemas, preservação dos recursos naturais, entre outros. O palestrante, ainda, orientou aos guardas sobre os crimes ambientais, período de defeso, fiscalização, monitoramento e como os agentes deverão atuar no resgate de animais.

Na segunda etapa foi aplicada uma prova de pré-seleção. Após os resultados, o comando irá planejar os dias para dar prosseguimento à formação. Serão aplicadas cerca de 120 horas-aulas, ministradas pelo comando de Campos.

O comandante da GCM, Ricardo Soares Alves, destacou sobre a responsabilidade que terá o novo grupamento e o amor pela profissão para defender a biodiversidade natural.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, Cláudio Heringer, a iniciativa é uma ação histórica para o município. “Sabemos que São Francisco possui um extenso litoral, uma grande diversidade no ecossistema, além de possuir uma das maiores áreas de manguezal do Brasil. Para nós, portanto, este é um momento histórico, pois estamos dando o primeiro passo para tornar realidade mais um sonho, que tem o propósito de proteger nosso meio ambiente. Vamos valorizar as nossas riquezas naturais” sintetizou o secretário.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário