quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ÁGUAS DO PARAÍBA DO SUL SOBE


Nível do Rio Paraíba sobe e águas chegam aos produtores da Baixada

Todas as comportas foram abertas para facilitar a vazão
 Ururau

Todas as comportas foram abertas para facilitar a vazão

As chuvas que atingiram a cabeceira do Rio Paraíba do Sul nos últimos dias amenizou a situação de agricultores em Campos. Isso porque o nível do rio, que vem sendo monitorado diariamente, aumentou e já dá vazão para os canais que abastecem a região da Baixada Campista e segundo a Defesa Civil, todas as comportas dos canais de Cambaíba, Coqueiros, Campos-Macaé e São Bento já estão abertas para facilitar o fluxo de água até às localidades mais distantes.
O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, informou que o único empecilho para que a água flua nos canais é a falta de limpeza da vegetação por parte do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). Mas que, como medida paliativa, o órgão, em parceria com as secretarias de Agricultura e Pesca e de Obras e Urbanismo, fez a limpeza de alguns pontos essenciais.
“Muitos canais de abastecimento na Baixada possuíam água, mas como o Inea não efetuou a limpeza que é de sua responsabilidade, o fluxo não tinha como chegar ao seu destino. Foram colocadas dragas em alguns pontos determinantes para efetuação da limpeza destes locais pela Prefeitura. Esta foi uma medida paliativa encontrada pela prefeitura para que os produtores tivessem acesso à irrigação”, pontuou o subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha.
Henrique também destacou que o problema que havia de seca na Baixada Campista foi de alguma forma melhorado, já que houve chuva e ainda há previsão de mais água para esta quinta (17/01) e sexta-feira (18/01). “Agora podemos de dizer que a estiagem deu uma aliviada e ainda temos previsão de mais chuvas para os próximos dias. Estamos sempre monitorando a situação”, conclui.

REDAÇÃO/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário