sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PRAIAS DE SÃO FRANCISCO COM SEGURANÇA DE GUARDA-VIDAS

Guarda-vidas já atuam diariamente no litoral sanfranciscano

Durante o verão, o litoral de São Francisco de Itabapoana é bastante procurado por banhistas de diversas cidades da região e até mesmo de outros Estados da Federação. Pensando na segurança desse público, a prefeitura preparou mais de 40 guarda-vidas para atuar nas diversas praias do município.

Os profissionais vão trabalhar todos os dias até 24 de fevereiro, sendo de segunda à sexta das 9h às 17h. Finais de semana e feriados das 8h30 às 18h. A cobertura dos guarda-vidas se divide em vários pontos. São cinco em Gargaú, quinze em Santa Clara, dois em Sonhos, três em Sossego, sete em Guaxindiba, quatro em Lagoa Doce, um em Manguinhos e nove em Barra do Itabapoana. Os profissionais estão identificados com uniformes e sombreiros. 

Os guardas também contam com uma equipe de instrutores e coordenadores, duas viaturas e um barco. Para atuarem como guarda-vidas, os profissionais passaram por um intenso treinamento desde dezembro. A capacitação foi ministrada pelo Coronel José Amilton Barreto da Silva e mais três graduados do Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes. Segundo o Cel. 

Amilton, a prefeitura adquiriu equipamentos de ponta para o treinamento dos guarda-vidas. “Foram feitos simulados tanto em terra quanto no mar. Eles utilizaram 20 bóias rescue tube, um dos acessórios mais modernos do país para salvamentos; 15 bóias rescue team (torpedinho), além de apitos e sistemas de sinalização com placas e bandeirolas”, disse o Coronel. O Coronel garante que cerca de 80% da orla está coberta. “Em gargaú, por exemplo, lagoas e rios estão com cordas e boias brancas limitando a profundidade da área de banho”, afirma. Amilton dá algumas orientações e pede a compreensão da população. “Com a chegada do verão dobra o número de pessoas no litoral e os riscos de afogamento também aumentam nessa época do ano. 

A prefeitura está oferecendo segurança, mas cabe a cada um fazer a sua parte, pois tudo ainda é pouco com a falta de prevenção”, sinalizou o coronel. 

Seguem algumas dicas: Os banhistas devem entrar no mar com guarda-vidas por perto; As orientações dos guarda-vidas devem ser respeitadas e obedecidas; Evite tomar banho de mar se consumir comida pesada e ingerir bebida alcoólica; Os banhistas devem evitar cenas de exibicionismo e não entrarem numa profundidade que ultrapasse a região do tórax; Respeito às sinalizações; Maior cuidado e atenção com as crianças.Fonte Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário