quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ALAGAMENTOS NA ÁREA CENTRAL DE CAMPOS

Alagamentos na área central geram reclamação por parte da população

Qualquer chuva mais intensa deixa a região inundada
Carlos Grevi

Qualquer chuva mais intensa deixa a região inundada

Os períodos de chuvas têm trazido transtornos à população de Campos devido aos diversos pontos de alagamentos que podem ser notados em diversos bairros, seja na região central ou periférica do município. Taxistas da Avenida Alberto Torres, no cruzamento com a Avenida 28 de Março, se queixaram que estariam perdendo a clientela do local. Segundo eles, qualquer chuva mais intensa causa uma grande inundação e que seria necessário pelo menos três dias para voltar à normalidade.
O comerciante Edson Marcos dos Santos, que há cerca de 12 anos atua como comerciante no local, revelou que em frente ao estacionamento do supermercado e a um bar, tem pelo menos três bueiros e que não entende o por que dos mesmos não darem vazão às águas.
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, informou que já foi feito um levantamento para intervenção no local, mas que a obra ainda será licitada. “Há projetos prontos para a retirada da água do local. Estamos desenvolvendo um “plano de águas” para mapear todos os pontos com problema em relação a drenagem. Vamos verificar, por exemplo, por que em determinada rua ocorre alagamento, se existe ali uma galeria ou cisternão”, disse Edilson acrescentando que, no município há 15 bairros que contam com cisternão e na área urbana há outra cisterna com aproximadamente 20 Km de galeria, que facilitam o escoamento da água.
"A prefeitura mantém o cronograma de obras para a construção de galerias. No caso da Avenida Alberto Torres no cruzamento com a Avenida 28 de Março está prevista a construção da galeria até o mês de abril”.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil Municipal, Edson Pessanha, por se tratar de uma planície, quando se tem um índice alto de chuva, com pouco espaço de tempo, é comum o município sofrer certos transtornos, mas o apoio da Defesa Civil e o trabalho da Secretaria de Obras e Urbanismo, através da construção e reparo de galerias, vêm gradativamente amenizando os pontos de alagamentos, como por exemplo a Rua Sete de Setembro e a Felipe Uébe.
“Damos a resposta à população indo ao local e checando o problema, esse é o atendimento imediato. Se for um problema que necessita de obras definitivas fazemos o encaminhamento porque é de competência da Prefeitura. Mas nenhuma solicitação é ignorada, muitas vezes o que ocorre é um blackout de luz e a bomba não é acionada e não tem como escoar a água para os canais", mencionou o subsecretário acrescentando:
"Pode ocorrer da bomba dar defeito, ou a concentração de lixo entupir os bueiros, então, cabe a empresa terceirizada pela Prefeitura fazer a manutenção”, informou concluindo que o caso pode ser encontrado também nas mediações do mercado municipal, no Parque Julião Nogueira, Pecuária, Rocha Leão e da área de Guarus.


Virna Alencar / Estagiária

Nenhum comentário:

Postar um comentário