quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PUDIM FAZ DENUCIAS DE MAUS TRATOS

Crack: Pudim protocola no MP denúncia de maus tratos a usuários

Deputado pede responsabilização criminal de secretários estaduais e municipais
Vagner Basilio

Deputado pede responsabilização criminal de secretários estaduais e municipais

Em denúncia protocolada no Ministério Público Estadual (MPE) na tarde desta terça-feira (29/01) o deputado estadual Geraldo Pudim (PR) pede a apuração de denúncias de maus tratos e abuso de poder por parte dos agentes públicos envolvidos nas operações de remoção compulsória nas “cracolândias” da cidade do Rio de Janeiro. Logo após protocolar a denúncia com pedido de providência o parlamentar conversou com o Procurador Geral do Estado, Marfan Martins Vieira, para o qual relatou como foram suas visitas as cracolândias e o teor do farto material protocolado junto ao órgão.
“O material que entregamos hoje ao Ministério Público contém, além de relatórios produzidos por Ongs e pela própria Comissão de Direitos Humanos da Alerj, fortes depoimentos de usuários de crack e moradores da cracolândia acerca da abordagem dos agentes do estado nestas operações. Segundo as denúncias, há fortes indícios de violações de direitos fundamentais bem como o não cumprimento de normas estabelecidas por legislação federal quanto ao procedimento de recolhimento ao usuário de crack e dependentes químicos em geral”, explicou o Pudim.
Em trecho do ofício protocolado o parlamentar pede apuração rigorosa e sugere os tipos de violão que podem estar ocorrendo. “ A meu sentir, a confirmação de tais fatos sugere, em tese, o cometimento de infrações de natureza penal, tais como abuso de autoridade (artigos 3º, ‘a’ e 4º, ‘a’, da Lei 4.898/65); constrangimento ilegal (artigo 146 do Código Penal), sequestro e cárcere privado (artigo 148 do Código Penal)”

Em outra parte Geraldo Pudim cita quais deveriam ser os agentes a serem investigados incluindo na cadeia de responsabilidade secretários municipais e estaduais. “Essas ações truculentas foram coordenadas pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Vice-Prefeito do Rio de Janeiro Adilson Pires. A cadeia de responsabilização inclui também o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, Secretário Estadual de Segurança José Mariano Beltrame, Secretário de Estadual de Assistência Social Zaqueu Teixeira, e o Secretário Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Alexander Vieira da Costa” , diz o documento.
O Procurador Geral do Estado, informou que ainda esta semana estará em São Paulo para conhecer o programa de internações compulsórias empreendido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, juntamente ao Tribunal de Justiça (TJSP) e Ordem dos Advogados do Brasil-SP(OAB-SP) que começou no último dia 21. O Procurador Geral disse entender que a internação compulsória deve ser o último recurso neste tipo de ação. Dr. Marfan Vieira, irá para São Paulo no intuito de conhecer o programa de internação compulsória iniciado no ultimo dia 21 naquele estado.
DENÚNCIASEm meio aos relatos que constam na denúncia apresentada ao Ministério Público um em especial chamou a atenção de Pudim. Segundo ele uma usuária teria afirmardo ter “perdido o bebê” após ter sido obrigada a ingerir um remédio abortivo ministrado pelo diretor de um abrigo municipal.
Para o deputado as ações ainda estão muito voltadas para campo da repressão. “Precisamos discutir profundamente a metodologia e a filosofia que tem sido empregada neste tipo de ação. Precisamos romper com o paradigma do 'recolhimento' e mudarmos para o 'acolhimento'. Entender que o usuário de crack é análogo a vítima e não a criminoso é o básico para o Estado começar a pensar uma política eficiente de combate a esta droga. A remoção pela remoção é obsoleta, torpe e cruel. O que temos visto são ações que não se assemelham em nada as premissas dos Direitos Humanos e dos Direitos Civil, sobretudo na garantia dos direitos individuais”, finalizou Pudim.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Após a volta dos trabalhos legislativos no dia 05/02 o deputado Geraldo Pudim entrará com pedido de audiência pública na Alerj para discutir o tema do crack. Para ocasião estão sendo chamados profissionais da área, usuários de crack e agentes públicos.


Redação / Ascom

TRINTAS CASAS DE SHOW SÃO IMPRÓPRIAS PARA FUNCIONAR

Trinta casas de shows são consideradas impróprias para funcionamento

Dados foram apresentados pelo Corpo de Bombeiros em reunião na Câmara
Mauro de Souza

Dados foram apresentados pelo Corpo de Bombeiros em reunião na Câmara

Dois dias após a tragédia que matou 235 pessoas em boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, autoridades do município de Campos se reuniram, no final da tarde desta terça-feira (29/01), em uma comissão instituída para fiscalizar e garantir a segurança nas casas de show da cidade. Cerca de 30 estabelecimentos do Norte Fluminense foram identificados e apresentados pelo Corpo de Bombeiros Militar como impróprias para funcionamento. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Campos.
Estiveram presentes o Promotor Público Estadual Marcelo Lessa, o presidente da Câmara Édson Batista, o presidente da Comissão, o vereador Fábio Ribeiro, o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, o chefe de Fiscalização e Postura Ribamar Lima e vereadores, que compõem a comissão Alexandre Tadeu e Thiago Virgílio, Gil Viana, Paulo César Genásio e Aloncimar Pessanha.
“Nós tivemos uma iniciativa de instaurar inquérito civil público com o objetivo de levantar e adequar esse tipo de estabelecimento, e coincidentemente a Câmara teve a mesma iniciativa de reunir um grupo de trabalho a fim de que se evite a mesma tragédia ocorrida em Santa Maria. O que discutimos e deliberamos hoje é que assim que fizermos o levantamento que leve ao arrepio das leis de segurança, que esteja sem o alvará do município e autorização do Corpo de Bombeiros, que seja fechada imediatamente”, disse o promotor público Marcelo Lessa.
Segundo o vereador e presidente da Comissão Fábio Ribeiro, cerca de 30 casas de show não estão aptas para funcionamento. Levantamento prévio, feito pelo Corpo de Bombeiros, aponta que existem em Campos 57 casas de shows noturnas, dentre elas 19 estão com pendência de documentação e 13 serão fiscalizadas imediatamente. Essas casas foram divulgadas pelo vereador Alexandre Tadeu em rede social: Lord Pub, Apaloosa, Arena Mix, Absolut, Oca do Samba, Big Fild, Stillus, Playman, Beach Club, Havana, Canto do Meio, Bola da Vez e Piccadilly.
“Hoje nessa primeira reunião, traçamos ações de médio prazo para não só darmos respostas a população, mas ações de revisão e medidas educativas também serão adotadas como forma de prevenir acontecimentos trágicos. Deixando claro que não somos contra o entretenimento, pelo contrário, ele gera emprego, é bom para economia, mas deve ser feito com segurança. A prefeita Rosinha Garotinho disponibilizou revisão dos próprios documentos de inscrição na Prefeitura, um deles de Postura, para garantir a ordem pública e que não aconteça em nossa região o que ocorreu em Santa Maria”, disse o presidente.
Segundo o presidente da Câmara, Édson Batista, uma nova reunião deve acontecer até a próxima semana com os proprietários de casas de shows a fim de estabelecer um diálogo direto e divulgar o que foi acordado em comissão.
“As casas de shows que foram levantadas sem o cumprimento de normas pertinentes para funcionamento conforme previstas na legislação, serão alvos da fiscalização imediata. Estão sendo discutida a parceria entre a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o órgão de Postura, a fim de se adotar medidas interativas”, disse o presidente.


Virna Alencar

DUAS PESSOAS MORREM EM ACIDENTE

Duas pessoas morrem em acidente entre carro e carreta, em Silva Jardim

Com o impacto da colisão envolvendo os veículos, o carro de passeio pegou fogo
Vagner Basilio - Estagiário

Com o impacto da colisão envolvendo os veículos, o carro de passeio pegou fogo

Um grave acidente deixou duas pessoas mortas na tarde desta terça-feira (29/01), em Silva Jardim, KM 223. Um carro, modelo Siena, cor prata teria colidido no tanque de combustível de um caminhão, carregado com um container vazio, provocando o incêndio do carro de passeio. Os mortos eram ocupantes do veículo.
Segundo o informe da Autopista Fluminese, concessionária que administra a BR-101, houve retenção na pista sentido Niterói da BR-101/RJ, do km 219 ao km 223, onde aconteceu o acidente.
Equipes da Concessionária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalharam na avaliação da ocorrência, remoção dos veículos e liberação total da via.
Na pista sentido Espírito Santo, houve retenção entre o km 223 e o km 227, devido ao mesmo acidente. Ainda neste sentido, o tráfego ficou lento do km 321 ao km 320, na região da Avenida do Contorno, devido ao fluxo de veículos na saída da Ponte Rio-Niterói.
Os corpos foram levados para o Instituo Médico Legal (IML) de Macaé.


Ururau

SE DIRIGIR NÃO BEBA AGORA É PRA VALER

É pra valer: 'Se for dirigir, não beba; e se for beber, não dirija'

Quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e será preso
Mauro de Souza / Divulgação

Quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e será preso

Nem uma gota de álcool pode mais ser ingerida pelo motorista que for dirigir. A tolerância não existe mais. Agora, é literalmente proibido beber se for pegar no volante. Até mesmo a ingestão de um bombom de licor será acusada no bafômetro. A Lei Seca ganhou um novo reforço com a regulamentação da Resolução 432, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Contran publicou nesta terça-feira (29/01), no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado. Quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso.
Pela resolução, se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.
Caso o teste aponte concentração igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar, o ato de dirigir passa a ser considerado crime e o motorista, além de pagar a multa e ter a carteira de motorista apreendida, será encaminhado para a delegacia. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado à detenção de seis meses a três anos.

Nem mesmo o uso de enxaguantes bucais com algum teor alcoólico escapa das novas regras. “A lei não dá margem. Qualquer concentração estará sujeita a penalidade. No caso do enxaguante, o caso teria que ser analisado individualmente, mas o condutor seria pego pelo bafômetro", explica o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos, de acordo com a resolução. Os policiais deverão preencher um questionário. No documento, marcarão os possíveis sinais de embriaguez que o condutor apresente, como sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação, arrogância, ironia ou dispersão.
De acordo com o ministro, não existe um número mínimo de características exigido para justificar a embriaguez. “Ele deve apresentar um conjunto dessas características. Geralmente uma vem acompanhada de mais”.
Caso o condutor apresente esses sinais, está sujeito às penas administrativas mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Para a infração ser considerada crime, é preciso a comprovação por meio de exames, não necessariamente de sangue. “Eles (os exames) serão determinados pelo agente de trânsito e o condutor será encaminhado ao laboratório indicado na delegacia”, explica o ministro. O condutor pode recorrer à Justiça.
Aguinaldo Ribeiro disse que, para melhor aplicação da legislação, os agentes de trânsito estão fazendo cursos de capacitação, que serão ampliados em 2013. O governo espera, com as medidas, reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito até 2020.


Agência Brasil

NOVA FRIBURGO EM ESTADO DE ATENÇÃO

Nova Friburgo entra em estado de atenção para chuvas

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, entrou em estado de atenção para chuvas fortes no início da madrugada deste domingo (27), informou a Defesa Civil da cidade.

O Rio Grande, que passa por Bom Jardim, e o Rio Quitandinha, em Petrópolis, estão em alerta máximo para transbordamento, assim como o Rio Cônego e o Córrego D’Antas, que cortam Nova Friburgo e Bom Jardim, estão em estado de alerta, segundo informações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Na Baixada Fluminense, está em estado de alerta  máximo de transbordamento o Rio Capivari, que corta Duque de Caxias e Belford Roxo. Macaé, no Norte fluminense, tem o Rio São Pedro em alerta máximo de transbordamento, segundo o Inea.

No Rio, os níveis das lagoas da Tijuca, de Jacarepaguá e de Marapendi estão dentro dos padrões de normalidade, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, assim como os rios do município e o Canal de Sernambetiba.

Às 7h30, o sistema Alerta Rio não registrava chuva no Rio. O município entrou em estágio de atenção às 18h15 do sábado (26), segundo o Centro de Operações, devido a uma frente fria que trouxe chuva forte chuva. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e prevê chuvas moderadas a fortes nas próximas horas.

Jardim Botânico, Vidigal e Rocinha, na Zona Sul, Alto da Boa Vista e Tijuca, na Zona Norte, e Barra, Recreio e Bangu, na Zona Oeste, foram os bairros que tiveram chuva forte na noite de sábado. A Defesa Civil do município registrou 15 ocorrências sem gravidade entre 17h31 de sábado e 5h30 deste domingo.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê para este domingo tempo encoberto com chuva de manhã e à tarde. À noite, é pouca a possibilidade de chuva, segundo o Inmet. A temperatura está estável com máxima prevista em 28ºC e mínima de 20ºC, diz o Inmet.

Fonte: G1

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM SÃO FRANCISCO

Sete candidatas irão concorrer a eleição do Conselho Tutelar em São Francisco de Itabapoana RJ

O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente (CMPDCA) acaba de divulgar os nomes das candidatas aprovadas na prova para o Biênio 2013/2016 do Conselho Tutelar. Sete candidatas obtiveram nota suficiente para avançar para a próxima fase, que é a eleição. Qualquer pessoa que tenha título eleitoral em São Francisco de Itabapoana poderá votar. Não houve interesse de homens em participar do processo seletivo. Das sete candidatas aprovadas serão eleitas cinco novas conselheiras. Confira as candidatas que serão submetidas à escolha da população e suas respectivas notas na prova.SHOW FRANCISCO

INSCRIÇÃO
NOME
NOTA
2
HELIANE DA SILVA GASPAR 
6,0
6
JULIANA DA SILVA RANGEL
8,0
3
KÍSSILA R. MOTA DO ROSÁRIO
5,5
9
REGINA PENHA BATISTA GOMES
6,5
4
SAIONARA CHAVES DE SOUZA
7,0
7
SORAIA TEIXEIRA DOS SANTOS
7,0
8
YANÃ BARRETO QUEIROZ
9,0

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA NO RIO GRANDE DO SUL

Dilma cancela viagem no Chile e vai para Santa Maria RS


 A presidente Dilma Rousseff cancelou três reuniões bilaterais que teria neste domingo (27) no Chile e embarcou ainda pela manhã para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em razão da tragédia ocorrida em boate na cidade, onde pelo menos 245 pessoas morreram após o incêndio.

Em entrevista antes da viagem, Dilma disse que mobilizou os ministros para monitorar e que o governo federal fará "tudo o que for necessário". Emocionada, ela lamentou a tragédia.

"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse com a voz embargada. Mais cedo, ela telefonou para o governador gaúcho Tarso Genro e ofereceu "toda ajuda necessária" para lidar com a situação.
 

Tragéia começou com show pirotécnico

 

Fogo começou por volta de 2h30 deste domingo (27) e matou pelo menos 245.
Boate recebia festa de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

Na boate, acontecia uma festa de universitários e o incêndio começou, devido a um show pirotécnico. Faíscas teriam atingido o teto da boate, que possuía material de isolamento acústico, que é altamente combustível. A maioria das vítimas, morreram por asfixia ou por pisoteamento, devido ao grande número de pessoas dentro da boate, na hora da tragédia.

'Brasil está de luto', diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota, na manhã deste domingo, na qual manifesta solidariedade a amigos e familiares das vítimas do incêndio em uma boate em Santa Maria.
"O Brasil inteiro está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria. Nesse momento difícil, expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e à toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis. Nossos sentimentos", diz a nota assinada por Lula e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Prefeitura decreta luto oficial de 30 dias
O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes ocorridas durante incêndio em uma boate e que vitimou pelo menos 245 pessoas. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade
 

Tragédia no Rio Grande Sul deixa 245 mortos

Incêndio aconteceu durante a  madrugada deste domingo, 27-01, em uma boate na cidade de Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), Rio Grande do Sul.


Por enquanto, a polícia local afirmou que mais de 200 pessoas foram feridas (45 estão internadas em estado grave) e ao menos 250 estão mortas por causa do incêndio na boate Kiss, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Segundo as autoridades, as pessoas de dentro da boate não morreram por conta do fogo em si, mas sim asfixiadas pela fumaça causada no local. Uma foto postada pelo DJ da casa Kiss, Bolinha, mostra o local lotado e, ao fundo, sinalizadores acesos no palco.



Brasília – Foram confirmadas 245 mortes no incêndio em uma casa noturna nesta madrugada (27), informou o delegado da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, Sandro Meinerz. A informação se refere ao número de corpos já levados ao Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. O levantamento é parcial, pois várias vítimas ainda estão sendo trazidas da boate Kiss.

Os hospitais também estão atualizando informações sobre vítimas que morreram durante o atendimento médico.
  Ainda não há confirmação sobre a quantidade de pessoas que estão sendo atendidas nos hospitais da região. Informações preliminares indicam pelo menos 200 feridos.

Famílias e amigos das vítimas estão se reunindo em frente ao Centro Desportivo e nos hospitais em busca de informações. As identificações já começaram por meio dos documentos que as vítimas portavam, mas as confirmações só ocorrerão após o reconhecimento pelas famílias, que serão chamadas individualmente. (Ag BR.)

Internautas de todo o país deixam mensagens sobre tragédia na página da Boate Kiss em rede social


Rio de Janeiro - Usuários do Facebook, site de relacionamentos na internet, estão acessando a página da Boate Kiss, de Santa Maria (RS), na rede social, para deixar mensagens de solidariedade aos parentes das vítimas do incêndio que deixou centenas de mortos na casa noturna na madrugada de hoje (27). Até as 11h20 da manhã de hoje, mais de 30 mensagens de diversas partes do Brasil tinham sido deixadas na página.

Uma usuária da rede social diz que a tragédia é "muito triste" para as famílias. "Que tragédia horrível!! Meus sinceros sentimentos... Tô triste pelos jovens que se foram, e pelas famílias que estão em desespero nesse momento", diz a mensagem publicada na página da boate. "Triste muito triste, sem conhecer ninguém dessa tragédia ficamos pensando nas famílias que veem seus filhos e filhas indo se divertir", diz outro internauta. (Ag. BR )

Tragédia em Santa Maria repercute na imprensa internacional



Brasília – A morte de centenas de pessoas em uma boate de Santa Maria (RS), vítimas de um incêndio nesta madrugada (27), ganhou destaque na imprensa internacional. Os veículos reúnem informações de correspondentes e da imprensa brasileira para dimensionar a gravidade do fato. Até o momento, foram confirmadas 245 mortes.


Os sites dos jornais argentinos La Nación e Clarín divulgam a tragédia na manchete – Santa Maria fica na região central do Rio Grande do Sul , estado que faz fronteira com a Argentina. Os veículos comparam o acidente com o ocorrido em Buenos Aires em 2004, quando um incêndio na boate República Cromañón resultou na morte de 194 pessoas.

O site do jornal espanhol El País também anuncia o fato na manchete, com vídeos e galerias de fotos que mobilizam comentários de dezenas de leitores. Os britânicos BBC e The Guardian também divulgam a notícia em destaque na primeira página. O Le Monde, um dos principais jornais da França, colocou a notícia na capa do site na internet.

O site do jornal norte-americano The New York Times faz um histórico de incêndios em casas noturnas pelo mundo, indicando que a tragédia de Santa Maria está entre as mais graves da última década. Também nos Estados Unidos, o jornal Washington Post e o canal televisivo CNN divulgam a notícia em destaque em seus respectivos sites.

ACADEMICO DO GRANDE RIO DE UM SHOW NA PRAIA DE SANTA CLARA

 


A noite de sábado foi em ritmo de samba na praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana, com a apresentação da escola de samba Grande Rio. Uma das principais atrações da programação de verão elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo, a agremiação de Duque de Caxias animou o público com 15 ritmistas, seis passistas, um cavaquista e o intérprete cantando sucessos de algumas das mais tradicionais escolas do carnaval carioca.

Além do samba enredo da escola para o carnaval 2013, “Amo o Rio vou à luta:
ouro negro sem disputa... Contra a injustiça em defesa do Rio”, que sai em favor do estado na partilha pelos royalties do petróleo, houve uma verdadeira volta ao passado, com letras inesquecíveis que ajudaram a escrever a história do maior espetáculo da terra, como é chamado o desfile das grandes escolas do Rio de Janeiro.

“É hoje”, da União da Ilha do Governador, no ano de 1982, “Contos de Areia”,
sucesso da Portela em 1983, e “Peguei um Ita no Norte”, samba campeão do Salgueiro em 1993 foram lembrados ao longo da apresentação, que durou cerca de duas.

A versatilidade dos ritmistas e do intérprete ficou evidente também pela mudança de ritmos durante a apresentação, indo da batida funk ao embalo do forró.


PLATAFORMAS DE PETRÓLEO APROVAM MOBILIZAÇÃO NESTA SEGUNDA

 

Trinta estão prontas para realizar a mobilização de paralisação.

Segundo o site do Sindipetro - Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, nesta segunda-feira, 28-01,  é dia de luta dos petroleiros por democracia e justiça. Está prevista uma paralisação e trinta das plataformas estão prontas para a mobilização, informa notícia do Sindipetro.

As plataformas da Bacia de Campos aprovaram a mobilização com o voto de mais de seiscentos petroleiros em vinte e sete plataformas.

Vinte e oito plataformas enviaram atas para o sindicato. As plataformas que não realizaram assembleias ainda podem e devem participar da mobilização realizando assembleias de adesão ao movimento nesse fim de semana. Além disso, o sindicato indica que em todas as unidades sejam realizadas reuniões no domingo, 27, dia anterior ao movimento, para organizar a mobilização e envolver os trabalhadores que não estavam a bordo no dia da assembleia.

Os procedimentos para a mobilização são:

- Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
- Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
- Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc...), mesmo que não necessitem de PT´s.
- Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
- Suspender as PTs de CIPA.
- Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
- Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
- A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento. Fonte Paulo Noel

PROCISSÃO MARÍTIMA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES NA PRAIA DE GUAXINDIBA

 

Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes amparada pelos pescadores no barco Pan durante a procissão marítima no litoral em  Guaxindiba.



 Mas uma demonstração de fé dos pescadores e devotos de Nossa Senhora dos Navegantes que participaram da missa celebrada pelo padre Wagner, administrador paroquial e da procissão marítima da Santa protetora dos pescadores. Banhistas e turistas além de milhares de fiéis assistiram a procissão marítima que já se tornou tradicional no litoral sanfranciscano com os barcos devidamente ornamentados com bandeirolas e bolas coloridas navegando no trecho de litoral entre as praias de Guaxindiba, Manguinhos e Santa Clara.

No retorno, uma chuva fina abençoava os moradores e turistas que assistiam a evolução dos barcos trazendo a efígie de Nossa Senhora dos Navegantes que foi levada em procissão até a Igreja no centro de Guaxindiba.

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes prossegue até o dia 2 de fevereiro cuja programação prevê show com Ministério Adoração e missa campal no encerramento da parte religiosa.
 o momento da chegada dos barcos. Fonte Paulo Noel  

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OBRAS DE INCOSTAS EM NOVA FRIBURGO E TERESÓPOLIS

Rio iniciou obras de encostas em Nova Friburgo e Teresópolis

Os recursos foram aprovados, no fim de novembro do ano passado, pelo Ministério das Cidades
Reprodução

Os recursos foram aprovados, no fim de novembro do ano passado, pelo Ministério das Cidades

Depois de investir recursos próprios no valor de R$ 147 milhões para realizar 45 intervenções em pontos considerados de alto risco na Região Serrana, o Governo do Estado do Rio iniciou uma nova série de obras de contenção de encostas em Nova Friburgo e Teresópolis, as duas cidades mais afetadas pelas enchentes de janeiro de 2011.
Serão investidos R$ 58,7 milhões de recursos do governo federal em contenção de encostas de sete localidades das duas cidades e R$ 4,3 milhões do Tesouro estadual na contenção de blocos de rochas nas ruas Santa Martha e Epitácio Pessoa, na localidade conhecida por Matacão, no bairro Jardim Ouro Preto, em Nova Friburgo.
As obras serão feitas nas localidades de Jardinlândia, São Jorge e Floresta, em Nova Friburgo, num investimento de R$ 38,1 milhões, e em encostas das localidades do Caleme, Vila Muqui, Parque imbuí 2 e Solar do Renan, em Teresópolis, onde serão gastos R$ 20,5 milhões.
As 45 obras entregues pelo Governo do Estado no ano passado contribuíram para minimizar os efeitos das últimas  chuvas na região. Foram 17 em Teresópolis – uma no Golf (Rua Alberto Nader, atrás do Golf Club), Três Córregos (próximo à BR-116) e Salaco, duas no Caleme (Ruas Nhambu e Canário), seis no Fisher e seis no Frades – e 28 em Nova Friburgo – duas no Colégio Miosótis, duas na Rua Cristina Ziedi, três na Rua Dr. Henrique Braune (subida do teleférico), três no Tingly, quatro no Clube dos 50, seis na Praça do Suspiro e oito em Duas Pedras.
Ainda serão destinados R$ 201 milhões para obras de contenção de encostas dentro de 63 áreas de alto risco cadastradas em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Sumidouro. Os recursos foram aprovados, no fim de novembro do ano passado, pelo Ministério das Cidades. As obras serão licitadas pela Secretaria de Obras.

Agência Rio

ALAGAMENTOS NA ÁREA CENTRAL DE CAMPOS

Alagamentos na área central geram reclamação por parte da população

Qualquer chuva mais intensa deixa a região inundada
Carlos Grevi

Qualquer chuva mais intensa deixa a região inundada

Os períodos de chuvas têm trazido transtornos à população de Campos devido aos diversos pontos de alagamentos que podem ser notados em diversos bairros, seja na região central ou periférica do município. Taxistas da Avenida Alberto Torres, no cruzamento com a Avenida 28 de Março, se queixaram que estariam perdendo a clientela do local. Segundo eles, qualquer chuva mais intensa causa uma grande inundação e que seria necessário pelo menos três dias para voltar à normalidade.
O comerciante Edson Marcos dos Santos, que há cerca de 12 anos atua como comerciante no local, revelou que em frente ao estacionamento do supermercado e a um bar, tem pelo menos três bueiros e que não entende o por que dos mesmos não darem vazão às águas.
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, informou que já foi feito um levantamento para intervenção no local, mas que a obra ainda será licitada. “Há projetos prontos para a retirada da água do local. Estamos desenvolvendo um “plano de águas” para mapear todos os pontos com problema em relação a drenagem. Vamos verificar, por exemplo, por que em determinada rua ocorre alagamento, se existe ali uma galeria ou cisternão”, disse Edilson acrescentando que, no município há 15 bairros que contam com cisternão e na área urbana há outra cisterna com aproximadamente 20 Km de galeria, que facilitam o escoamento da água.
"A prefeitura mantém o cronograma de obras para a construção de galerias. No caso da Avenida Alberto Torres no cruzamento com a Avenida 28 de Março está prevista a construção da galeria até o mês de abril”.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil Municipal, Edson Pessanha, por se tratar de uma planície, quando se tem um índice alto de chuva, com pouco espaço de tempo, é comum o município sofrer certos transtornos, mas o apoio da Defesa Civil e o trabalho da Secretaria de Obras e Urbanismo, através da construção e reparo de galerias, vêm gradativamente amenizando os pontos de alagamentos, como por exemplo a Rua Sete de Setembro e a Felipe Uébe.
“Damos a resposta à população indo ao local e checando o problema, esse é o atendimento imediato. Se for um problema que necessita de obras definitivas fazemos o encaminhamento porque é de competência da Prefeitura. Mas nenhuma solicitação é ignorada, muitas vezes o que ocorre é um blackout de luz e a bomba não é acionada e não tem como escoar a água para os canais", mencionou o subsecretário acrescentando:
"Pode ocorrer da bomba dar defeito, ou a concentração de lixo entupir os bueiros, então, cabe a empresa terceirizada pela Prefeitura fazer a manutenção”, informou concluindo que o caso pode ser encontrado também nas mediações do mercado municipal, no Parque Julião Nogueira, Pecuária, Rocha Leão e da área de Guarus.


Virna Alencar / Estagiária

SÃO FRANCISCO INICIA FORMAÇÃO DA GUARDA AMBIENTAL


Teve início nesta terça-feira (22/01), o primeiro encontro para formação de um grupamento de Guarda Municipal Ambiental em São Francisco de Itabapoana. A capacitação visa a atender à legislação estadual nº 5100/07, que trata sobre a implantação dos agentes para a proteção e fiscalização do ecossistema ambiental no município.

A iniciativa é uma parceria entre a secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal (GCM), e conta com o apoio do comando da Guarda Ambiental de Campos. O encontro aconteceu no auditório da Câmara dos vereadores, localizado no centro da cidade.

Por meio dessa ação o município poderá receber um investimento chamado ICMS Verde, que é um recurso de incentivo, oriundo de verbas federais, voltado para ações de preservação ao meio ambiente. Para beneficiar-se dos recursos, a lei ainda prevê que a secretaria de Meio Ambiente organize seu próprio Sistema Municipal composto por Fundo e Conselho Municipais.

O encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira parte o efetivo participou de uma palestra informativa realizada pelo comandante da Guarda Ambiental de Campos, Márcio Barbosa Silva. As informações foram apresentadas em slides e a palestra aconteceu em um clima interativo. com os guardas podendo tirar todas as dúvidas. Também foi feita uma simulação utilizando os instrumentos de resgate de animais.

Em sua abordagem, o Comandante Barbosa falou sobre desenvolvimento sustentável, tipos de ecossistemas, preservação dos recursos naturais, entre outros. O palestrante, ainda, orientou aos guardas sobre os crimes ambientais, período de defeso, fiscalização, monitoramento e como os agentes deverão atuar no resgate de animais.

Na segunda etapa foi aplicada uma prova de pré-seleção. Após os resultados, o comando irá planejar os dias para dar prosseguimento à formação. Serão aplicadas cerca de 120 horas-aulas, ministradas pelo comando de Campos.

O comandante da GCM, Ricardo Soares Alves, destacou sobre a responsabilidade que terá o novo grupamento e o amor pela profissão para defender a biodiversidade natural.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, Cláudio Heringer, a iniciativa é uma ação histórica para o município. “Sabemos que São Francisco possui um extenso litoral, uma grande diversidade no ecossistema, além de possuir uma das maiores áreas de manguezal do Brasil. Para nós, portanto, este é um momento histórico, pois estamos dando o primeiro passo para tornar realidade mais um sonho, que tem o propósito de proteger nosso meio ambiente. Vamos valorizar as nossas riquezas naturais” sintetizou o secretário.
Assessoria

BENS DA EX-PREFEITA CARLA MACHADO É LIBERADO


Justiça libera os bens da ex-prefeita Carla Machado

A Justiça Federal extinguiu Ação de Improbidade Administrativa motiva pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB). Na mesma decisão, publicada no Diário Oficial de ontem, os bens da ex-prefeita também foram desbloqueados. O bloqueio havia sido decretado pela 2ª Vara Federal de Campos, em 2011para ressarcimento de R$ 27 milhões à União, caso fossem comprovadas irregularidades. Na decisão, o juiz federal Tiago Pereira Maciel diz que não houve prova de má fé na utilização dos recursos, o que caracterizaria a improbidade. Além de Carla, a presidente do Instituto do Bem Estar Social e Promoção da Saúde (Inbesps), Dayse Maria Malafaia Quintan, também teve os bens desbloqueados.

A denúncia recebida pelo Ministério Público Federal (MPF) dizia que a Prefeitura de São João da Barra, entre os anos de 2005 e 2008, teria firmado 22 termos de parceria irregulares para oferta de serviços de saúde. Ainda segundo a denúncia, ações da área de Saúde da cidade teriam sido transferidas ao Instituto do Bem Estar Social e Promoção da Saúde. A legislação prevê que entidades particulares participem do SUS (Sistema Único de Saúde) com bens e instalações, mas as contratações, no entendimento do MPF, teriam que ser através de concurso.

A Folha da Manhã tentou, mas não conseguiu contato com a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado ou seus advogados, durante a tarde de ontem.
Suzy Monteiro

POLÍCIA CIVIL USA CÃES PARA ENCONTRAR ARMA QUE MATOU RADIALISTA


Fotos: Paulo Sérgio Pinheiro: Matéria site Ururau

Buscas foram feitas no entorno de casa de suspeito, mas nada foi encontrado
 Paulo Sérgio Pinheiro

Buscas foram feitas no entorno de casa de suspeito, mas nada foi encontrado

A Polícia Civil da 145ª Delegacia em São João da Barra continua investigando a morte do radialista Renato Machado, crime este ocorrido na noite do dia oito de janeiro. Na manhã desta terça-feira (22/01) cães farejadores e agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) estiveram no município e realizaram novas buscas na tentativa de localizar a arma usada no crime. 
A ação dos policiais e dos cães farejadores se concentrou no entorno do Atafona Praia Clube, local onde fica a residência de um dos suspeitos de ter participado do crime, o Ricardo de Souza Santos, de 31 anos, conhecido como Ricardinho, que ainda está foragido da Justiça. 
A delegada titular da 145ª DP, Madeleine Farias, solicitou a atuação da Core e dos cães para novas buscas, uma vez que, no dia 10 de janeiro, quando a Polícia Civil esteve no local para cumprir o mandado de busca e apreensão foi observado muito lixo e entulho, podendo servir de esconderijo à arma, mas nada foi encontrado.
No dia 14 de janeiro G. B. R. J, de 32 anos, o "Cachaça" foi preso suspeito de participar do crime do radialista. Ele já tem passagem por homicídio e foi preso durante a Operação Petisco, realizada em 2005 na Comunidade Tira Gosto, em Campos. 
Segundo a delegada foi expedida a prisão temporária de 30 dias, podendo ser prorrogável por mais 30, até que seja concluído o inquérito policial.
SUSPEITAS— A Polícia Civil trabalha com três hipóteses para o assassinatodo radialista Renato Machado. Segundo Madeleine, a primeira seria de crime passional, pois em agosto do ano passado, a vítima e a esposa se separaram e ela começou um relacionamento com outra pessoa. Quando o casal reatou o relacionamento, o ex-namorado da mulher ficou muito mal e continuou enviando mensagens e seguindo os dois por um tempo.
A segunda hipótese seria de crime político, já que Renato tinha envolvimento com a política local. E a última é que a vítima tinha dois inquéritos contra ele por lesão corporal, depois de uma confusão em que se envolveu com um ex-vereador da cidade.
O CRIME— O homicídio aconteceu na noite do dia oito deste mês, na frente da casa da vítima, na Rua Manoel de Souza Braga, ao lado da rádio, no Bairro de Água Santa, quando voltava com a esposa e uma sobrinha de uma festa. A sobrinha da vítima, uma menina de seis anos, foi atingida com um tiro de raspão no pé.Fonte Paulo Noel