segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES MUITA FÉ


Festa das Neves: misto de fé e religiosidade



A Festa das Neves no Santuário de Nossa Senhora das Neves, na Praia das Neves, litoral de Presidente Kennedy, atrai anualmente milhares de romeiros de diversas partes do Brasil.

De São Francisco de Itabapoana localizado na divisa do Estado do Rio Janeiro com o Espírito Santo, a peregrinação de sanfranciscanos até o Santuário já se tornou tradicional. Muitos saem de madrugada, caminhando em grupos até a Praia das Neves.

Geralmente entre os caminhantes sempre tem os que estão ali pagando promessa por alguma graça obtida através da fé com pedidos feitos a milagrosa Santa.

Este ano, chegamos ao Santuário por volta das 12 horas deste sábado, 4. Mas o principal Dia é comemorado neste domingo, 5 de agosto. Os membros da Paróquia de Nossa Senhora das Neves cuidam com carinho da programação religiosa que inclui missa, procissão, confissão e toda uma infra estrutura para receber os romeiros.

Ao fundo do templo foi construído um local  destinado aos devotos que acedem pacotes de velas e fazem suas orações. Na lateral da Igreja, a Paróquia instala tendas com bancos para o almoço servido em marmiteques ao custo de R$8. Tem também a Sala dos Milagres.

Sala dos Milagres
Tudo é muito bem organização pelas integrantes da Paróquia coordenada pelo Padre Frei Layfiergosn da Conceição o Frei Levy como é conhecido.

Paralelamente à programação religiosa, barraqueiros e vendedores ambulantes dos mais variados produtos ocupam uma área correspondente a cerca de quatro campos de futebol. O local, transformado em uma feira livre,  não oferece muita infra estrutura de banheiros e pontos de luz e água. Mesmo assim, é prestigiado por milhares de pessoas.

História do Santuário das Neves

Réplica da Igreja das Neves
O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 e 1759, pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada. A informação consta em um livreto distribuído aos romeiros pela Paróquia.  

Assim que chegaram eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário.
Tendas ao lado do Santuário

Para construir o Santuário, os padres Jesuítas utilizaram das pedras dos arrecifes existentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca.

Porém, conta a história que no ano de 1964, aconteceu um incêndio no Santuário que teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. E, no ano seguinte o processo de reforma do Santuário começou a acontecer.

Em 1995 a imagem de Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauração, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura do ES, abriu um processo de tombamento histórico do Santuário. Porém, este ficou arquivado.
Na cozinha a equipe em ação
Sala dos Milagres
Ônibus de romeiros.
Percebendo a importância do Santuário para a história de Presidente 

Kennedy, com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, o processo de tombamento histórico foi desarquivado e, finalmente entregue a Paróquia de Nossa Senhora das Neves sob a responsabilidade do Padre Frei Levy e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Neste domingo, além dos romeiros e visitantes muitos políticos, candidatos às eleições deste ano, também visitarão o Santuário. Que eles, os políticos , se inspirem no momento religiosa e prometam trabalhar por melhores dias para nossa comunidade, quando fizerem suas orações.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário