Festa das Neves: misto de fé e religiosidade
A Festa das Neves no Santuário de Nossa Senhora das Neves, na Praia das Neves, litoral de Presidente Kennedy, atrai anualmente milhares de romeiros de diversas partes do Brasil.
De São Francisco de Itabapoana localizado na divisa do Estado do Rio Janeiro com o Espírito Santo, a peregrinação de sanfranciscanos até o Santuário já se tornou tradicional. Muitos saem de madrugada, caminhando em grupos até a Praia das Neves.
Geralmente entre os caminhantes sempre tem os que estão ali pagando promessa por alguma graça obtida através da fé com pedidos feitos a milagrosa Santa.
Este ano, chegamos ao Santuário por volta das 12 horas deste sábado, 4. Mas o principal Dia é comemorado neste domingo, 5 de agosto. Os membros da Paróquia de Nossa Senhora das Neves cuidam com carinho da programação religiosa que inclui missa, procissão, confissão e toda uma infra estrutura para receber os romeiros.
Ao fundo do templo foi construído um local destinado aos devotos que acedem pacotes de velas e fazem suas orações. Na lateral da Igreja, a Paróquia instala tendas com bancos para o almoço servido em marmiteques ao custo de R$8. Tem também a Sala dos Milagres.
![]() |
Sala dos Milagres |
Paralelamente à programação religiosa, barraqueiros e vendedores ambulantes dos mais variados produtos ocupam uma área correspondente a cerca de quatro campos de futebol. O local, transformado em uma feira livre, não oferece muita infra estrutura de banheiros e pontos de luz e água. Mesmo assim, é prestigiado por milhares de pessoas.
História do Santuário das Neves
![]() |
Réplica da Igreja das Neves |
![]() |
Tendas ao lado do Santuário |
Para construir o Santuário, os padres Jesuítas utilizaram das pedras dos arrecifes existentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca.
Porém, conta a história que no ano de 1964, aconteceu um incêndio no Santuário que teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. E, no ano seguinte o processo de reforma do Santuário começou a acontecer.
Em 1995 a imagem de Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauração, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura do ES, abriu um processo de tombamento histórico do Santuário. Porém, este ficou arquivado.
![]() |
Na cozinha a equipe em ação |
![]() |
Sala dos Milagres |
![]() |
Ônibus de romeiros. |
Kennedy, com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, o processo de tombamento histórico foi desarquivado e, finalmente entregue a Paróquia de Nossa Senhora das Neves sob a responsabilidade do Padre Frei Levy e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Neste domingo, além dos romeiros e visitantes muitos políticos, candidatos às eleições deste ano, também visitarão o Santuário. Que eles, os políticos , se inspirem no momento religiosa e prometam trabalhar por melhores dias para nossa comunidade, quando fizerem suas orações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário