sexta-feira, 27 de julho de 2012

COBRAS APARECEM EM GOYTACAZES E BAIXA GRANDE


Cobras aparecem em Goitacazes e Baixa grande e causam reboliço

Juarez Fernandes/Divulgação
As jiboias, uma de 2,5m e outra de 1,5m foram capturadas
As jiboias, uma de 2,5m e outra de 1,5m foram capturadas

mais
 menosAs jiboias, uma de 2,5m e outra de 1,5m foram capturadas
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) capturou, na tarde desta sexta-feira (27/07), na Praça São José, em frente à Usina da Coagro, em Goitacazes, uma cobra jiboia adulta do gênero “Constrictor”, de 2,5 metros de comprimento e pesando 3,5 kg. Segundo informações, a cobra teria caído de um caminhão de cana-de-açúcar, que veio da zona rural. A cobra foi levada para o Centro de Controle de Zoonoses, onde foi limpa e lavada para ser liberada para soltura.

O sub-comandante do Grupamento Ambiental da GCM, o biólogo Sávio Tatagiba, informou que após a cobra ser avaliada por um veterinário, ela será devolvida para seu habitat natural. “Será inserido um micro-chip na cobra para, no caso dela voltar a ser capturada, sabermos a procedência”, informa o biólogo.
“Há mais ou menos três semanas já havia aparecido uma jiboia em Guarus. Na oportunidade chamaram o Corpo de Bombeiros. Desta vez, recebemos um chamado pelo telefone da Guarda Civil Municipal, 153. A cobra corria o risco de ser atropelada se atravessasse a via. Também tinha o risco dela atacar algum popula”,  afirma o sub-comandante.
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal foi criado mediante aprovação do decreto 255/2009 e começou a funcionar efetivamente há dois meses. Denúncias devem ser feitas pelo telefone (22) 2725-6483 de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. A sede do Grupamento Ambiental fica localizada nos fundos do Horto Municipal.
COBRA EM BAIXA GRANDE NESTA QUINTA
Na tarde desta quinta-feira (26/07), uma moradora da localidade de Baixa Grande levou um baita susto quando percebeu que em seu quintal havia um filhote de cobra Jibóia. De acordo com a doméstica Marilene Carolino Borges, 48 anos, o animal media cerca de dois metros e estava muito nervoso. Os Bombeiros foram acionados e levaram quase uma hora para retirar o réptil, que estava enrolado no tronco de uma árvore.
“A cobra apareceu por volta das 12h30. Eu estava na sala conversando com uma vizinha, quando observei que algo se mexia na árvore. Daí eu cheguei mais perto para conferir o que era, e vi que se tratava de uma cobra e que era enorme. Imediatamente entrei em pânico, pois temia que o animal pudesse entrar na minha casa”, contou Marilene.
O réptil chamou a atenção de toda vizinhança. Segundo a doméstica, nunca um animal de grande porte como este havia aparecido no local. “Acredito que a cobra surgiu do matagal que tem nos fundos da minha casa. Estou com muito medo, pois os bombeiros disseram que possivelmente deve haver outras cobras”, comentou Marilene.
O animal foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Campos.
Tanto em Goitacazes quanto em Baixa Grande os animasi viraram atração, chamando atenção de dezenas de curiosos.
Ururau/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário