quinta-feira, 19 de abril de 2012

Polícia fala sobre onda de homicídios e trabalho da PM em Campos


Fotos: Carlos Grevi
Com 76 homicídios ocorrências ainda estão dentro da média de anos anteriores

mais
 menosCom 76 homicídios ocorrências ainda estão dentro da média de anos anteriores
Com três homicídios registrados somente na terça-feira (17/04), no Novo Eldorado, Santa Rosa e Donana, cresce na população campista o medo e a sensação de insegurança. No mês passado uma situação semelhante causou o mesmo alarde. Onze homicídios foram registrados em uma só semana, na Penha, Centro, Goitacazes, Parque Aurora, Usina São João, São Silvestre, Eldorado e Parque Aldeia, quatro deles, apenas no dia 08 de março. 
O policiamento ostensivo em Campos é dividido em setores e trabalhado nas áreas Central e de Guarus. Segundo o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Lúcio Flávio Baracho, a maioria dos casos de homicídios tem, na maioria das vezes, ligação com o tráfico de drogas e disputa territorial do tráfico.
Segundo Baracho, houve um aumento no número de homicídios, o que não tira o município da realidade do que vem acontecendo nos últimos anos. De acordo com as estatísticas do Batalhão, foram registrados 149 homicídios no primeiro semestre de 2009, ano em que começou o sistema de metas da Polícia Militar. Em 2010 foram 122 ocorrências, 121 registros em 2011 e até esta quarta-feira (18/04), 76 homicídios foram registrados, a maioria deles na área de Guarus, sendo entre estes, três autos de resistência, confrontos diretos com a polícia.
“O grande problema no caso do número de homicídios é que nós precisamos trabalhar em conjunto com o grande circulo de segurança pública, do qual fazem parte com o poder judiciário e a Polícia Civil, para que nesse tipo de crime, consigamos debelar um maior número de ações.” Disse o comandante.
Em Guarus, o policiamento ostensivo é feito com cerca de 12 policiais em seis viaturas, além de motos, Patamos e Táticos Móveis, que são as viaturas do Grupo de Ações Táticas (GAT), que tem duas viaturas, uma atendendo à área de Guarus (GAT I)e Central (GAT II), mas que se mobiliza constantemente para áreas opostas.
No caso dos assassinatos ocorridos nesta terça-feira (17/04), o Comandante ressaltou que apesar da maioria dos homicídios tem relação com o uso e tráfico de drogas, no caso de Jean Pereira Geraldino, de 24 anos, morto com vários tiros dentro de casa, a vítima não tinha nenhuma ligação comprovada com o crime. Era portador de necessidades especiais e trabalhava numa grande rede de supermercados do município. Uma situação específica em que a motivação do crime só poderá ser elucidada através de investigação. Uma área exclusiva de ação da Polícia Civil.
“Apenas uma variação de policia ostensiva não é suficiente para cessar uma cultura de violência contra a vida, é preciso um trabalho de todos os órgãos de segurança, e da sociedade através do disque denúncia, que nesse período só teve dois registros com relação a homicídio. As pessoas tem a falsa ideia de trata-se apenas de um elemento marginal, que é envolvido com o tráfico, mas não, trata-se de uma vida, o maior patrimônio da sociedade, que tem que ser preservado.”
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário