sexta-feira, 31 de março de 2017

PMs que executaram homens são envolvidos em 37 autos de resistência


Policiais são flagrados atirando em homens caídos na rua, no Rio de Janeiro
Policiais são flagrados atirando em homens caídos na rua, no Rio de Janeiro
Reprodução
RIO. O sargento David Gomes Centeno e o cabo Fábio de Barros Dias, flagrados num vídeo gravado na tarde desta quinta-feira executando dois homens caídos no chão, perto do conjunto habitacional Fazenda Botafogo, em Acari, na Zona Norte do Rio, se envolveram com 37 autos de resistência — mortes de suspeitos durante operações policiais — desde 2011. 
Os dois, juntos, participaram de uma dessas ocorrências. Já as demais mortes ocorreram em ações com outros colegas de farda — Centeno é envolvido em outros dez autos de resistência e, Dias, em 26 ocorrências.
Todas as mortes aconteceram em favelas da Zona Norte. Na maior parte dos casos, os suspeitos foram levados a um hospital e não houve perícia no local. Em todas as ocorrências, os policiais apresentaram armas na delegacia, que disseram estar com o suspeito.
O auto de resistência em que Centeno e Dias participaram juntos ocorreu em 12 de fevereiro de 2016. Os dois faziam parte do grupo de policiais que fez uma incursão na favela Terra Nostra, no Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Durante a ação, Alexander Mota Vidal foi morto. Na delegacia, os policiais apresentaram uma pistola, que segundo eles estava com o homem baleado.
CABO JÁ HAVIA SIDO PRESO
O cabo Dias já havia sido preso em flagrante em setembro do ano passado por porte ilegal de arma. A prisão aconteceu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão decretado pela Justiça em sua casa, na Zona Oeste. Dias também já foi acusado de ameaçar um motorista de transporte alternativo, ainda na Zona Oeste.
PUBLICIDADE
Na ocasião, o motorista procurou a Polícia Civil e o Ministério Público para denunciar que Dias era proprietário da van que dirigia e que "em virtude de dívidas contraídas com o referido policial", vinha "sofrendo constantes ameaças de morte". Na ocasião, o motorista fugiu de casa e foi à 43ª DP (Guaratiba) para fazer o registro de ocorrência escoltado.
PMS ESTÃO NO BEP
A cena em que os PMs aparecem atirando nos dois homens começou a circular no WhatsApp na tarde desta quinta-feira. A Corregedoria da Polícia Militar já abriu um Insquérito Policial Militar (IPM) para investigar o caso. Além disso, há também um inquérito instaurado na Divisão de Homicídios (DH). Dias e Centeno foram presos e já estão no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
MORTE DE MENINA DENTRO DE ESCOLA
Durante o confronto na Fazenda Botafogo, uma menina de 13 anos foi atingida por uma bala perdida. Maria Eduarda Alves da Conceição fazia uma aula de educação física quando foi ferida e não resistiu. Não se sabe se o disparo que matou Maria Eduarda partiu de um PM ou de um dos criminosos — a família responsabiliza os policiais pelo disparo. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 41º BPM (Irajá) estavam no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário