quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Professor tem órgãos doados após morte cerebral no interior do Rio


Do G1 Região dos Lagos, com informações da Inter TV
Um professor de química teve morte cerebral em um hospital de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, e, após autorização da família, o Hospital São José Operário pôde iniciar os trâmites para que os órgãos do paciente fossem doados nesta segunda-feira (30). A unidade agiu rápido e o processo de captação dos rins, fígado e córneas durou três horas e meia.
José Magalhães, de 63 anos, deu entrada no hospital na última quinta-feira (26) com um quadro de AVC hemorrágico. Após dois dias, os médicos diagnosticaram a morte cerebral. O hospital, então, deu início ao procedimento junto à família e ao Programa Estadual de Transplantes (PET) para beneficiar pacientes à espera de transplantes.
"Desde a entrada do seu José Magalhães com a gente, nós mantivemos eles [família] informados de tudo o que estava acontecendo. Então a gente não teve dificuldade porque a gente trabalha com transparência. Faz uma abordagem técnica, relatórios. A  gente tem perguntas direcionadas com relação ao benefício que isso pode trazer realmente enquanto sociedade, enquanto vida", declara Danielle Duarte Medeiros, coordenadora de serviço social da unidade.
Após a captação dos órgãos as equipes seguiram para o aeroporto da cidade e embarcaram em um helicóptero para o Rio de Janeiro. Na capital, um paciente já aguardava em um hospital o fígado doado pela família do José Magalhães.

"Saber que aqueles órgãos vão ajudar outras pessoas e pessoas que estão em filas durante tanto tempo para sobreviver e levar uma vida saudável não tem como descrever. É uma sensação acho que única para quem participa de um momento desse", afirma o diretor administrativo do hospital, Éverson Coelho.

Mariana Vidal, a filha do professor conta que um dia pretende conhecer os pacientes que receberam os órgãos do pai.

"Acho que é um pouquinho dele [José Magalhães] que estará vivo ali. E a gente quer conhecer mesmo, ver o sorriso da pessoa que de repente recebeu um milagre", finaliza Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário