segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Vítimas de acidentes de trânsito em Petrópolis ultrapassam limite de alerta


Aline RicklyDo G1 Região Serrana
Acidentes registrados ao longo do ano em Petrópolis entre 2014 e 2016 (Foto: Foto 1 e 4: Vanessa Canejo/G1; Foto 2:Marcelo Santos/Inter TV, Foto 3: Joenes Souza/arquivo pessoal)Acidentes registrados ao longo do ano em Petrópolis entre 2014 e 2016
(Foto 1 e 4: Vanessa Canejo/G1; Foto 2: Marcelo Santos/Inter TV; Foto 3: Joenes Souza/arquivo pessoal)
O número de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, chegou a 91 no mês de janeiro no Hospital Santa Teresa (HST), o principal nesse tipo de atendimento na cidade. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (Cptrans), o número ultrapassa o limite de alerta, 70 vítimas em um mês. A última vez que o total de vítimas em janeiro ficou abaixo desse teto foi em 2014, com 62vítimas dando entrada na mesma unidade.
Na última quarta-feira (22), uma jovem de 22 anos caiu de moto e foi atropelada. Ela não resistiu aos ferimentos. Os casos crescentes preocupam as autoridades de trânsito municipal.
“Não existe acidente com vítima que não seja relevante. Por isso, temos uma meta para redução desse número, que inclui prevenção e medidas viárias, como a reativação dos radares nos pontos considerados estratégicos”, comentou Luciano Moreira, diretor técnico e operacional da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).
Acidente Petrópolis (Foto: Alan Pacheco)Acidente registrado na rua Barão do Rio Branco em janeiro de 2014, último ano em que o número de vítimas no período ficou abaixo dos 70, que é o limite de alerta estipulado pelo município (Foto: Alan Pacheco/arquivo pessoal)
Os dados fornecidos ao G1 pelo próprio Hospital Santa Teresa mostram que a variação de aumento no mês de janeiro, entre 2014 e 2017, foi de 47%. O levantamento inclui vítimas de colisões com carro, atropelamentos ou quedas de moto socorridas pelo Corpo de Bombeiros, ambulâncias do Samu ou resgate da Concer, concessionária que administra a rodovia BR-040.
Os acidentes com moto fizeram 45 vítimas. Em seguida aparecem as colisões envolvendo carros, com 37. Os atropelamentos deixaram 9 pessoas feridas. Quanto ao sexo, a pesquisa aponta que as mulheres representam minoria, sendo 24 entre as 91 vítimas. Dos 67 homens, a maior parte tinha idade entre 18 e 60 anos. 
Luciano Moreira, explica que a imprudência e a falta de educação no trânsito são as principais causas dos acidentes em Petrópolis.

“A  falta de sinalização adequada e condições das estradas também podem contribuir e estamos trabalhando para melhorar isso. Porém, sabemos que a redução desse número depende muito da consciência de motoristas, pedestres e motociclistas”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário