sábado, 25 de fevereiro de 2017

Imunização contra febre amarela chega a 30 cidades do Estado do Rio


24/02/2017 15h Foto: Ilustração
Mais nove cidades no Estado do Rio de Janeiro foram incluídas na área com orientação para vacinação contra febre amarela: Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaocara, São José de Ubá, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto, além de parte de São Fidélis. A terceira etapa da estratégia da Secretaria de Estado de Saúde será detalhada em resolução publicada no Diário Oficial do Estado.
Mais 150 mil novas doses foram entregues pelo Ministério da Saúde e estão sendo distribuídas. Outras 150 mil ainda serão disponibilizadas e entregues às prefeituras para abastecimento de estoques. Ao todo devem ser distribuídas 1 milhão de vacinas contra febre amarela em todo o estado.
CAMPOS – A ampliação do bloqueio vacinal contra a febre amarela no município acontecerá nos dias 8, 9, 10, 13 e 14 de março, no distrito de Dores de Macabu. Em determinação da secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o terceiro momento de imunização é voltado para os moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades. As vacinas serão aplicadas das 8h às 16h. Além de Dores de Macabu, a nova fase do bloqueio também acontecerá em Serrinha, Ibitioca e Morangaba.

Os moradores desses distritos devem comparecer ao local de vacinação munidos de identidade, comprovante de residência e cartão vacinal, principalmente para os menores de idade. Cabe lembrar que a vacina contra a febre amarela é voltada para as pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contra-indicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante; e não estar amamentando.

A Vigilância em Saúde de Campos já realizou o bloqueio vacinal em Santo Eduardo e Santa Maria, distritos que fazem divisa com áreas de risco de contagio da febre amarela no Espírito Santo, e atingiu a meta de imunização desses locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário