sábado, 1 de setembro de 2012

VANTAGEM DE PEDRINHO NAS PESQUISAS


Em SFI, vantagem de Pedrinho

No município de São Francisco de Itabapoana, pesquisa do Instituto Precisão realizada entre os dias 21 e 22 de agosto com 310 entrevistados, aponta o candidato Pedrinho Cherene (PSC) com ampla vantagem em relação ao seu adversário, o prefeito Frederico Barbosa Lemos (PR). Na pesquisa estimulada, Pedrinho tem 52%, contra 21% de Frederico. O número de eleitores que não sabem ou não opinaram é de 23%. Nenhum/branco/nulo somam 4%. No quesito votos válidos, Pedrinho tem 71% contra 29% de Frederico.  Na pesquisa espontânea, onde os candidatos não são informados, Pedrinho lidera com 48% contra 18% de Frederico. Não sabe/não opinou: 32% e nenhum/branco e nulo somam 2%. A pesquisa foi encomendada pelo PSC. Vale lembrar que,  na eleição de São Francisco não há segundo turno.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.6%. De acordo com o Instituto Precisão, foi utilizada uma equipe de entrevistadores devidamente treinados para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários foram submetidos a uma fiscalização de 20% dos questionários aplicados para verificação das respostas.

Filho do ex-prefeito de São Francisco, Pedro Cherene, que faleceu em 2009, Pedrinho é médico, tem 34 anos e, na eleição de 2006 foi candidato a deputado estadual e obteve cerca de 15 mil votos. Aliado do deputado federal Anthony Garotinho (PR), Pedrinho recebeu em sua convenção o presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho e o deputado federal Paulo Feijó, coordenador do PR na região.
O adversário de Pedrinho Cherene é o atual prefeito de SFI, Frederico Barbosa Lemos (PR), que foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Beto Azevedo (PMDB) na eleição de 2008. Porém, com o afastamento do prefeito, Frederico assumiu o cargo. Ele é filho do radialista Barbosa Lemos, ex-prefeito de São Francisco e ex-deputado. No PR, Frederico Barbosa também garante ter o apoio do grupo liderado pelo deputado federal Anthony Garotinho. Recentemente, ele tentou, na Justiça, retirar o nome de Garotinho do material de campanha de Pedrinho Cherene. Porém, o pedido foi negado.

Rejeição — A pesquisa do Instituto Precisão também avaliou a rejeição dos candidatos à Prefeitura. Neste quesito quem lidera é o prefeito Frederico Barbosa Lemos, com 49%. Já Pedrinho Cherene tem 16%. Não sabe/não opinou aparece com 29% e nenhum/branco e nulo com 5%.
Alexandre Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário