quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O PRIMEIRO DEBATE NA TV


Candidatos participam de primeiro debate para eleições em Campos

Fotos: Mauro de Souza
Clima cordial nas discussões e eleitores na torcida do lado de fora

mais
 menosClima cordial nas discussões e eleitores na torcida do lado de fora
O debate durou mais de duas horas e meia em clima cordial e foi presidido pelo professor Manoel Vasquez Vidal Júnior. No início cada um dos cinco candidatos fez sua apresentação em ordem escolhida através de sorteio onde cada um tinha o direito de falar por três minutos.

Rosinha Garotinho do PR foi a primeira a se pronunciar, seguida de Erick Shunck do PSOL, Makhoul Mussalem do PT, Arnaldo Vianna do PDT e José Geraldo do PRP.

Na plateia do auditório Cristina Bastos no Instituto Federal Fluminense, assessores políticos, candidatos a vereador, políticos, professores e jornalistas acompanharam o evento transmitido ao vivo pela Rádio Educativa e pela UniTV. Do lado de fora, onde foi montada uma estrutura com telão, alunos e expectadores fizeram torcida para os seus candidatos.

Assim que foram concluídas as apresentações, cada candidato respondeu a três perguntas sobre educação, cultura e ciência e tecnologia. A ordem foi definida por sorteio e cada um teve direito a dois minutos para responder perguntas formuladas pelas unidades acadêmicas do Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc).

O primeiro a responder foi o candidato do PT que falou sobre estudo em tempo integral. “A intenção é atingir um patamar, e ser uma das dez melhores cidades do país em educação”, disse.

Todos os candidatos falaram sobre o resultado ruim de Campos, que ficou em último lugar do Índice de Educação Básica (Ideb). Os candidatos da oposição falaram sobre qualificação profissional para os professores, assim como melhoramentos na rede municipal de ensino em nível de estrutura das escolas.

Na área da cultura os candidatos debateram sobre o Conselho Municipal de Cultura, o Museu de Campos, Arquivo Público e prédios históricos do município, além das discussões sobre a cultura sendo levada para dentro das escolas e o resgate de personagens importantes da história de Campos. Foram expostas as ações realizadas na cidade, como a Orquestra de Campos, o Corpo de Baile e a reforma do Trianon. Em contrapartida foi questionado o fato de a cultura não ser acessível a todos os moradores, pela falta de divulgação da mesma nos bairros e distritos de Campos.

“Nós temos muitos valores culturais a serem resgatados. Precisamos fazer com que as instituições motivem movimentos culturais, promovam a diversificação desses bacharéis que estão se formando”, disse José Geraldo.

Sobre tecnologia os candidatos expuseram que é preciso haver mais parcerias entre o poder público e as instituições de ensino para as áreas da educação e agricultura, assim como o acesso gratuito a internet em locais públicos e o uso da rede mundial dentro da sala de aula.

“A cana de açúcar é uma atividade que envolve latifúndios e a nível local apresenta problemas. Precisamos incentivar a agricultura familiar com novas tecnologias. Possibilitar para a população alimentos da região. É uma vergonha consumirmos alimentos de fora. Precisamos criar condições para produção e também o consumo local”, comentou Shunck.

Ao final do terceiro bloco aconteceu um intervalo de cinco minutos para começar a quarta etapa. Nesta foram realizadas duas rodadas de perguntas entre os candidatos. Após o sorteio para definir quem iria perguntar a quem, cada candidato teve um minuto para perguntar e o outro, dois para responder. Todas as perguntas tinham direito a réplica e tréplica.

Esta foi a parte mais acalorada do debate, onde cada um teve liberdade para perguntar ao oponente o que quisesse. Voltaram a discussão temas como o baixo índice do Ideb, o crescimento regional com a implantação do Superporto do Açu e o Complexo Portuário Barra do Furado e até questões de saúde, saneamento básico e casas populares.

Por fim foi realizado mais um intervalo e os cinco candidatos à prefeitura de Campos puderam fazer suas considerações finais, em três minutos.

“A saúde em Campos está um caos, faltam leitos nos hospitais e medicamentos”, disse Arnaldo Vianna do PDT que também emitiu sua a opinião sobre como os royalties do petróleo estão sendo implantados na atual gestão. “Está com orçamento quatro vezes maior. A política habitacional é uma lástima, pessoas que antes moravam em casas com três quartos hoje moram em casas populares. Tem que existir política com bom relacionamento e não uma política que briga com todos”, disse.

A atual prefeita e candidata a reeleição em Campos respondeu durante a réplica.

“Não excluímos nenhuma área, o orçamento é dividido para atuação em todas as áreas. No social agimos contra o crescimento desordenado, tirando famílias de áreas de risco. Muitas pessoas agora moram em casas de qualidade, de forma digna, em casas com estrutura”, replicou Rosinha.

Por fim, houve outro intervalo e na volta os candidatos puderam fazer as considerações finais. Eles agradeceram a participação no debate e expuseram mais propostas de campanha.

O presidente do Fidesc, Nélio Artiles Freitas, agradeceu a oportunidade da realização do debate e a presença dos candidatos.

“A cidade de Campos está de parabéns, hoje aqui cada um pode se colocar. Os candidatos foram transparentes. Isso pode abrir a cabeça de muitas pessoas que estão assistindo”, finalizou.

Confira aqui as fotos do primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Campos.
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário