terça-feira, 25 de setembro de 2012

ENTREVISTA COM FREDERICO BARBOSA CANDIDATO DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA


SÉRIE DE ENTREVISTAS SÃO FRANCISCO, FREDERICO BARBOSA (PR)

Divulgação

FREDERICO BARBOSA LEMOS (PR)
mais menos
1 - São Francisco de Itabapoana é um município de emancipação recente, que desde então tem atravessado um período politicamente conturbado. Primeiro, as disputas foram marcadas por assassinatos de políticos, depois pela cassação de Prefeitos. Enquanto isso, nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado o município tem frequentado sempre as últimas duas posições. Tanto o seu pai quanto o genitor do seu adversário foram Prefeitos da cidade neste período. Como convencer a população de que com o senhor é possível mudar este quadro?
Frederico Barbosa-
 Meu pai foi o 1º prefeito de São Francisco de Itabapoana. Foi ele que emancipou esta cidade a 16 anos atrás. Eu sou jovem e vejo a política de forma diferente. Hoje os tempos são outros.

Tivemos problemas de cassação de prefeitos como foi o caso do pai do meu adversário quando se envolveu com desvios dos recursos do programa do Governo Federal “Bolsa Família” e recentemente tivemos o nome de nossa cidade estampadas nos jornais com a cassação do prefeito Beto da Saúde, que hoje apoia meu adversário.

Venho demonstrando no curto espaço de tempo que estou à frente da prefeitura coragem e competência para reconstruir São Francisco. Reiniciei obras que estavam paradas, como por exemplo, a nossa nova rodoviária que estarei inaugurando no final de meu governo; reabri os postos de saúde que estavam fechados, reabasteci a saúde do município com uma carga de medicamentos (o que nunca havia acontecido em nossa cidade); patrolei todas as estradas vicinais; inaugurei novas subsecretarias de Agricultura nos dois extremos da cidade (Imburí e Praça João Pessoa), para socorrer os pequenos e médios produtores agrícolas e pecuaristas; uniformizei os alunos da rede municipal e ainda, firmei convênios com o governo federal para implantar 6 telecentros promovendo assim, a inclusão digital nas nossas escolas municipais. Para mim esses investimentos na educação são essenciais porque acredito que, desta forma, conseguiremos melhorar o IDH no município.

2 - Como está a situação da Prefeitura hoje. Quanto o senhor herdou de caixa e quanto irá deixar para o próximo orçamento?
Frederico Barbosa-
 Quando assumi a prefeitura, para se ter uma ideia, as viaturas, em sua totalidade, estavam paradas por falta de combustível e sem manutenção. Os médicos do hospital Manoel Carola estavam com três meses de salários atrasados, ameaçando parar. No Hospital e nos postos não haviam sequer remédios para dor de cabeça...

Diante de tais fatos reafirmo dizendo que não herdei nada! Encontrei os cofres vazios, uma prefeitura sem crédito, sequer para comprar combustíveis, remédio e o básico para se administrar uma cidade.

Vou deixar meu compromisso de colocar os salários em dia (como tenho feito dentro do mês) e pagando as contas dos compromissos que por mim foram assumidos.

3 - Quais os méritos do curto tempo de sua gestão que lhe permitem pedir o voto da população pela sua continuidade à frente da Prefeitura?
Frederico Barbosa-
 Como já falei, neste curto espaço de tempo resolvi problemas de uma administração pública que se arrastava ao longo dos últimos anos. Com coragem e competência, vi nosso povo voltar a sonhar em dias melhores. Vi o nosso povo acreditar que a cidade havia voltado a ter uma administração e ser comandado por uma pessoa comprometida com a honra, honestidade e o dinamismo necessário para fazer São Francisco voltar a crescer.

4 - De que forma o senhor pensa em incrementar o turismo de um município que possui o mais extenso litoral da região e carece de políticas nesta área? 
Frederico Barbosa-
 Vou reurbanizar nosso litoral, de Gargaú a Barra, construindo ciclovias, pistas para caminhadas, praças de alimentação nos balneários, instalar academias de ginástica para nossa população e aos turistas que certamente voltarão a frequentar nossa cidade. Vou investir e apoiar o artesanato, onde também irei promover o turismo ecológico, pois temos 6º maior mangue da América Latina. Irei reurbanizar também a orla das lagoas. Irei, ainda, incrementar o nosso calendário de eventos, promovendo shows e rodeios durante o ano todo.

5 - O Terminal Portuário de Uso Privativo (TUP) do Grupo Ferrous, em Presidente Kennedy (ES), a ser concluído em 2013, está a alguns poucos quilômetros de Barra do Itabapoana. O projeto, orçado em US$ 2,7 bilhões, prevê a instalação de um superporto, três pelotizadoras e uma siderúrgica. De que forma, se eleito, o senhor pensa em desenvolver uma política para capacitar a população, sobretudo os jovens, a fim de que eles tenham acesso às melhores oportunidades neste gigantesco empreendimento? Já existem ações neste sentido?
Frederico Barbosa-
 Sim, já existem ações nessa área. Firmamos convênio com o IFF, onde 83 cursos serão ministrados em nosso município, disponibilizando cerca de 1.800 vagas, para qualificar profissionalmente os nossos jovens, principalmente dentro do projeto do primeiro emprego. Como falei, enxergo que só através da educação seremos capazes de construir um futuro melhor para São Francisco.

6 - A produção da fruticultura tem despencado no município, sobretudo do abacaxi. Quais as suas propostas para reverter este quadro de declínio?
Frederico Barbosa-
 Criaremos, e isso está no meu plano de governo, um setor na secretaria de Agricultura, onde o poder público será responsável pela negociação da venda dos produtos colhidos nas lavouras com os grandes mercados do país. Garantiremos a safra do nosso produtor criando um seguro para eles, onde, independente das condições climáticas, suas colheitas sejam garantidas.

7 - Entre 2005 e 2007 a Educação do município sofreu uma queda na avaliação do Ideb. No ano de 2012, entretanto, o índice obtido foi de 4.3 no município, enquanto a meta projetada pelo MEC foi de 4.4. Houve uma evolução considerável, mas é preciso avançar mais. Como o senhor avalia os resultados do Ideb no município? Quais as políticas públicas para a melhoria da qualidade da Educação?
Frederico Barbosa-
 Hoje São Francisco ocupa o quarto lugar no IDEB, e isso nos deixam muito orgulhosos, pois há municípios ricos, com milionárias arrecadações, sequer chegam perto do nosso índice. Reconheço que há muito que se fazer para a educação, pois ela não pode retroceder nunca.
As ações existentes que já estão dando bons resultados, certamente continuarão. Vamos construir, ainda, mais creches, mais escolas e investir em cursos profissionalizantes para capacitar o nosso povo.

8 - O  senhor conseguiu solucionar os graves problemas na Saúde do município? Quais programas de ações em seu governo? O senhor e sua equipe tem aprofundado as investigações ou acompanhado o trabalho da Polícia na conclusão dos trabalhos?
Frederico Barbosa-
 Veja bem! Os principais problemas na saúde encontrados por mim, com coragem e competência consegui minimiza-los no curto espaço de tempo que estou como prefeito. Como já disse anteriormente, reabri os postos que estavam fechados; coloquei as ambulâncias em condição de funcionamento e nos lugares onde não haviam ambulâncias, foi colocado um carro da saúde para remanejamento de pacientes de tais localidades; abasteci não só o hospital, mas sim os postos de saúde com medicamentos; instalei no hospital Manoel Carola o setor de fisioterapia (que atende de segunda à domingo) e, respeitando aos funcionários, com muito esforço, consegui colocar os pagamentos em dia, impedindo dessa forma, que houvesse uma paralização total da saúde. Isso me orgulha muito.

Em relação ao caso da polícia, envolvendo os desvios do dinheiro da saúde e o ex-prefeito, não cabe a mim investigar, mas ao Ministério Público e à Polícia, já que estão fazendo isso com suas respectivas competências.

Também quero ressaltar minha tristeza em um fato que aconteceu à dias atrás quando vi um ônibus que estava levando saúde às comunidades mais distantes do centro da cidade, levando atendimento médico e odontológico para nossa população mais carente, ser apreendido pela justiça eleitoral em um período em que não havia ainda começado a campanha eleitoral. Venho sofrendo implacável perseguição por parte dos meus adversários (em todas as esferas), mas com coragem e competência estamos conseguindo socorrer o nosso povo tão sofrido de São Francisco de Itabapoana.

9 - Como o senhor, embora sendo do partido do ex-governador Anthony Garotinho, tem encarado o seu adversário anunciando apoio do líder do PR à candidatura?
Frederico Barbosa-
 Acredito que a ética dentro da política faz com que devamos respeitar a questão da fidelidade partidária. Tenho respeito e apreço pelo ex-governador e presidente estadual do meu partido, o PR. Se o mesmo não reverendasse a minha candidatura, não teria permitido que eu fosse candidato na convenção partidária. Portanto, vejo como falta de respeito, ética e moral o comportamento adotado pelo meu adversário, tentando criar assim, um mal-estar dentro do meu partido. Tentamos anular esta postura na justiça, mas até agora estamos aguardando resultado.

10 - Sua candidatura segue ancorada em uma liminar concedida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Zveiter. Apesar de ficar com o registro da sua candidatura sub-júdice, a decisão garante a continuidade da sua campanha eleitoral até o julgamento final do recurso. O senhor está tranquilo em relação aos problemas de sua candidatura depois da decisão do TRE?
Frederico Barbosa-
 Sem dúvidas! No prazo do dia 5 de agosto, prazo esse estabelecido pela Justiça Eleitoral, tive meu nome deferido. Tenho minha ficha limpa, diferentemente do meu adversário, que já foi obrigado por duas vezes a responder ao Tribunal de Contas, inclusive pagando multa, por má gestão à frente da Secretaria de Saúde quando lá esteve no período de um pouco mais de um ano, inclusive recebendo 4 férias (o que eu não consigo entender, uma pessoa que trabalha em um pouco mais de um ano obter esse benefício).
Portanto, acredito na instância superior de nossa Justiça Eleitoral, que nada mais, nada menos, se trata do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Zveiter, que me concedeu o direito de concorrer à eleição para junto de meu povo administrar esse município.

11 - Como o senhor pretende solucionar o problema do transporte coletivo de um município que tem uma população pouco concentrada. Pelo contrário, ele se acha pulverizada por todas localidades e distritos de um município cuja extensão territorial é das três maiores do Estado do Rio?
Frederico Barbosa-
 Reiniciei a construção do nosso terminal rodoviário, para desta forma dar mais conforto e segurança aos munícipes e visitantes, obra esta que irei entregar dentro do meu atual mandato. Criarei novas linhas de ônibus para atender a todos os distritos do nosso município, assim como, irei legalizar e reorganizar o nosso transporte alternativo, porque tenho por eles (topiqueiros) o maior respeito e admiração, pois reconheço que foram eles que no momento mais difícil do transporte do nosso município, se apresentaram para socorrer o nosso povo.
Vou, ainda, estudar a possibilidade de instalar no nosso município a passagem a 1 real.

12 - Como prefeito de um município de baixa receita própria, extremamente dependente de verbas e convênios dos governos estadual e federal, qual a interlocução que o senhor pretende manter com Brasília e o Rio de Janeiro?
Frederico Barbosa-
 Já venho mantendo. Prova disso são os programas que já colocamos em prática, como por exemplo, a inclusão digital nas escolas com os telecentros; a aquisição de máquinas para atender aos nossos agricultores; convênio com o IFF criando 83 cursos, disponibilizando cerca de 1.800 vagas para a qualificação profissionalizante à nossa gente.

13 - Quais as ações que o senhor implementou na pesca e de que forma seu programa de governo contempla esta importante atividade?
Frederico Barbosa-
 Já esta em andamento a implementação de 03 (três) estações de rádio comunicação nas localidades: Barra do Itabapoana, Guaxindiba e Gargaú; funcionando 24 horas por dia, para auxiliar os pescadores e seus familiares.

14 - Muita gente considera que o senhor é bastante influenciado pelo seu pai. Ele inclusive, após a sua eleição, encerrou temporariamente suas atividades como apresentador na Campos Difusora para estar em São Francisco de Itabapoana. Muitos acham até que ele é quem governa o município. Qual sua avaliação sobre essas impressões? Barbosa participa do governo? É conselheiro ou consultor do atual Prefeito?
Frederico Barbosa-
 Meu nome é: FREDERICO BARBOSA LEMOS. Estou prefeito desta cidade porque como vice prefeito e tive que assumir a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana em um momento muito triste da história política deste município. Todos já sabem o que aconteceu.
Em relação ao meu pai, tenho por ele muito respeito e admiração pela experiência que tem, mas como filho, não me furto em me aconselhar com ele quando tenho alguma dúvida em relação ao bem estar do nosso povo. Escolhi todo o meu secretariado sozinho, não empreguei nenhum familiar; sou EU quem toma as decisões à frente da Prefeitura de São Francisco, até porque, quem terá que prestar contas da minha administração, não será meu pai, e sim somente EU, que sou nascido, criado aqui e que escolhi esta cidade para construir minha família e criar meus futuros filhos.

15 - Qual a participação do ex-Prefeito Barbosa Lemos num futuro governo, caso o senhor seja eleito prefeito?
Frederico Barbosa-
 Como já afirmei anteriormente, respeito muito a experiência do meu pai, e sempre que necessário se fizer, irei sim me aconselhar com ele, pois meu pai teve suas contas aprovadas quando prefeito e jamais foi cassado. Mas, volto a afirmar que o prefeito desta cidade sou Eu e quem dá a palavra final também sou eu, Frederico Barbosa Lemos, sempre.

16 - O que destacaria do governo de seu pai e que teria planos para colocar em prática caso eleito?
Frederico Barbosa-
 A Urbanização de nossas praias; a ponte da amizade, que liga Sossego à Guaxindiba e as estradas que Barbosa asfaltou. Estas são algumas ações dentre inúmeras, que a 16 anos atrás meu pai realizou na emancipação do nosso município. EU, vou reurbanizar todo nosso litoral e asfaltar as estradas que meu pai não teve tempo nem recurso para fazê-lo, como também investir maciçamente na saúde, na educação para a grande melhora de vida do povo de São Francisco.

17 - Como é a sua relação com a Câmara e como o senhor pretende governar com ou ao lado do Legislativo?
Frederico Barbosa-
 Hoje, com habilidade, consegui ter a maioria na câmara, porém, como já denunciei, venho tendo problemas com a presidência daquela casa, que de uma forma covarde, mesmo sabendo da urgência em liberar os poucos recursos que temos no nosso município, vem se negando à fazê-lo, sem medir as consequências, prejudicando assim, toda a nossa população e colocando em risco o fornecimento da merenda escolar das nossas crianças, do abastecimento de medicamentos para nossa rede de saúde e o pagamento de todo o funcionalismo público.

18 - SFI ganhou destaque nacional com o Prefeito, Beto Azevedo, de quem era o vice, sendo preso pela Polícia Federal. Qual a análise que faz desse momento político do município, sobre o aspecto político e moral?
Frederico Barbosa-
 Tanto político quanto moral, como cidadão sanfranciscano, me sinto envergonhado por ver a minha cidade estampada nas páginas policiais. Entretanto, como vice prefeito escolhido pelo povo, não me acovardei, nem me intimidei diante da grande missão que me cabia, pois, naquele momento, me vi na obrigação ao assumir à frente da prefeitura, o destino do meu povo em minhas mãos e assim o fiz e venho fazendo com coragem e competência. O povo de São Francisco hoje pode ter certeza que a frente da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, tem um homem jovem, dinâmico, honesto e acima de tudo comprometido com os principais anseios do meu povo. Por isso no dia 07 de outubro, fico muito à vontade para pedir o seu voto, para que com Deus, eu possa continuar o que comecei há 4 meses, que é reconstruir a nossa cidade com coragem e competência.
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário