quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SALÁRIO DOS VEREADORES VOLTA A GERAR DEBATE EM CAMPOS


Salário dos vereadores volta a gerar debate na sessão da Casa

Mais uma vez, o assunto da sessão da Câmara de Campos, realizada ontem, foi o aumento salarial dos futuros vereadores e dos futuros prefeito e vice. A vereadora Odisséia Carvalho (PT), reafirmou sua disposição em encontrar um índice justo de reajuste, como o índice do Dieese, nos subsídios do Legislativo e nos salários do Executivo de Campos. “A oposição foi voto vencido nesta Casa quando da votação de 5,1% para os servidores municipais. Este índice que nos foi encaminhado pela Prefeitura, foi aprovado no rolo compressor da maioria governista que sabia que os 5,1% não repõem nem as perdas salariais”, frisou Odisséia.
O presidente do Legislativo, Nelson Nahim (PPL), disse que estão tirando casquinha do ponto de vista eleitoral. “Interessante, às vezes baixa uma amnésia, e ninguém fala em pressionar os deputados federais para que parem de se dar aumento como também aos Ministros do Supremo. Sugiro que abram uma campanha nas redes sociais para diminuir os salários em cascata no Brasil, só assim terá efeito real. Não discuto valores, fizemos o que tinha que ser feito obedecer ao que manda a lei, fora daí é apelação de período eleitoral”, disse Nahim.

Já em relação ao veto da prefeita sobre a fixação dos subsídios do prefeito e do vice para a legislatura 2013/2016, Nahim disse: “A questão será discutida no tempo próprio. Antes passará pelas comissões, pela procuradoria, para então vir a plenário. A Casa tem que ter tranquilidade, em minha opinião de advogado, o veto não tem fundamento legal, contém vício formal”, finalizou.
Para a vereadora de oposição Ilsan Vianna (PDT) — não estava presente na sessão que aprovou o polêmico aumento para a próxima legislatura —

— Na cabeça do povo o vereador 'só trabalha dois dias'. A prefeita vem e joga na cabeça do Legislativo um plano de cargo e salários dos servidores em cima do prazo e nós vereadores temos que seguir a Constituição, mas, e a responsabilidade para olhar pelos servidores? Nem queria falar, pois estava ausente, mas, muita demagogia, é o que vejo — desabafou Ilsan.

O vereador Abdu Neme (PSB) fez a defesa da Câmara de Campos. Ele disse que, sob a presidência de Nahim, a Casa devolve ao cofre municipal, a cada final de exercício, quantia significativa. Além disso, fez uma proposta.  “Não vejo um movimento para mudar nacionalmente os pisos em cascata, como está na Constituição, deveriam se mobilizar para produzir efeito de fato através de uma emenda constitucional”, defendeu.
Luciana Portinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário