Detran, Polícia Civil e MP deflagram Operação Asfalto Sujo
Carlos Grevi
A Corregedoria do Detran, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio de 200 agentes da Polícia Civil, realizam na manhã desta terça-feira (25/09), em Campos e mais 11 municípios do estado do Rio, a “Operação Asfalto Sujo” com o objetivo cumprir 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão nos postos do Detran.
A ação com vistas a desarticulação de uma quadrilha formada por funcionários, despachantes e zangões que atuavam em pelo menos 04 postos de vistoria do órgão, se iniciou as 6h nos municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Magé, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Fidélis e Bom Jesus do Itabapoana e Campos.
Dos 41 mandados de prisão, cinco foram cumpridos em Campos, nas áreas Central e de Guarus e um em São Fidélis, na localidade de Pureza. Outro mandado teria sido expedido em Bom Jesus do Itabapoana, mas o suspeito não foi encontrado. Os seis presos se encontram na 134ª Delegacia Legal (Centro), de onde seguirão de helicóptero para a Delegacia de Fraudações, na capital do estado.
No esquema criminoso, os envolvidos, segundo a denúncia, recebiam propina para realizar de forma ilegal vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documentos.
Na investigação foi constatada ainda que funcionários do órgão recebiam dinheiro para fazer vista grossa em algumas vistorias e aceitar a regularização de carros sem condições de circular, com pneus carecas, vidros e lanternas quebrados, entre outros problemas. A quadrilha, segundo a denúncia, tinha uma tabela de propina, com valores que variavam de R$ 50 a R$ 1.200, dependendo do “serviço”.
Além dos 41 denunciados pelos crime de formação de quadrilha e corrupção, outros 10 acusados vão responder por crimes isolados de corrupção, destruição de documento público e inserção de dados falsos em sistema, somando 53 crimes. O Ministério Público requereu ainda a suspensão do exercício de função pública de 47 funcionários do Detran e despachantes públicos registrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário