terça-feira, 27 de setembro de 2016

Escola é depredada e 470 alunos ficam sem aula na Serra, ES


Tatiana MouraDe A Gazeta
Escola Estadual Virgínio Pereira, em Nova Almeida, na Serra, foi alvo de vandalismo  (Foto: Foto Leitor/ A Gazeta)Escola Estadual Virgínio Pereira, em Nova Almeida
foi alvo de vandalismo (Foto: Foto Leitor/ A Gazeta)
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Virgínio Pereira, em Nova Almeida, Serra, Espírito Santo, foi invadida e depredada na tarde do sábado (24). Dois alunos, de 9 e 10 anos, são suspeitos de cometerem o ato de vandalismo.
Nesta segunda-feira (26), as aulas foram suspensas para os 470 alunos dos três turnos da escola.
Além de revirarem o local, segundo funcionários, quatro computadores e duas máquinas de xerox foram quebrados. Eles acreditam que outras pessoas estejam por trás da ação.
Era por volta das 16h, quando um morador do bairro, de 35 anos, que é integrante do Conselho Escolar e prefere não ter o nome divulgado, viu as duas crianças pulando o muro e achou a atitude delas suspeita.
Ao questioná-las, elas informaram que queriam apenas pegar uma pipa, contudo, um volume debaixo da camisa de uma delas chamou a atenção do conselheiro, que imediatamente acionou a direção da unidade escolar.
+ notícias

“Chamei a diretora, a Polícia Militar e juntos entramos na escola. Ficamos surpreendidos, pois não tem condições de duas crianças fazerem um estrago tão grande, mas nas imagens de videomonitoramento só aparecem elas.”
Ao entrarem na instituição, eles se depararam com quatro computadores e duas máquinas de xerox quebrados, documentos revirados e sujos de tinta, alimentos espalhados, portas e janelas arrombadas, refrigerantes que estavam sendo arrecadados para uma gincana abertos e até fezes. Uma quantia em dinheiro também foi levada.
Uma funcionária da escola, que também não quis se identificar, acredita que o fato de o muro ser baixo e as janelas não possuírem grades facilitou a invasão.
“O muro tem cerca de dois metros e meio, porque o prédio é antigo, não tem o mesmo padrão das escolas hoje. Com picaretas e enxadas eles conseguiram quebrar as janelas e entrar”, diz.
Insegurança
Essa é a quarta escola arrombada no bairro em menos de seis meses. É o que afirma o conselheiro escolar. Segundo ele, a insegurança no bairro é constante.
“Nova Almeida é composta por nove comunidades e apenas uma viatura faz o policiamento. Já estamos preocupados com o verão, pois nessa época crescem os assaltos, furtos e arrombamentos”, afirma.
A Polícia Militar informou que realiza patrulhamento preventivo em Nova Almeida e que atua sempre que acionada em casos de crimes, e negou qualquer redução de efetivo. A Polícia Civil informou que o caso foi registrado, nesta segunda, no Distrito de Polícia de Jacaraípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário