domingo, 29 de novembro de 2015

Conheça as causas e como tratar a próstata aumentada

 
próstata - matériaPara tratar a próstata aumentada, que normalmente é causada por hiperplasia benigna da próstata, o urologista pode indicar o uso de medicamentos para relaxar os músculos da próstata.
Além disso, em alguns casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover a próstata e curar o problema.
Sinais que podem indicar um aumento da próstata
Sintomas como jato de urina fraco ou urina com sangue, por exemplo podem indicar um aumento da próstata que normalmente é benigno, e se chama hiperplasia benigna da próstata.
Geralmente isso acontece em homens com mais de 50 anos de idade e o urologista provavelmente vai fazer um exame de toque retal e pedir um exame de sangue com PSA para avaliar a situação e até fazer uma biópsia da próstata.
No entanto, o aumento da próstata também pode ocorrer no caso de infecção urinária, prostatite ou câncer da próstata, por exemplo. Veja outras causas que podem levar ao aumento da próstata em: Conheça as causas e como tratar a próstata aumentada.
Para tratar o aumento de próstata pode ser necessário:
Tomar medicamentos indicados pelo urologista
Alguns medicamentos que podem ser tomados para tratar o aumento da próstata incluem:
Remédios para relaxar os músculos da próstata e facilitar a saída de urina, como alfa-bloqueadores onde se incluem tamsulosina, alfuzosina, doxazosina e silodosina;
Remédios para reduzir os hormônios masculinos e diminuir o tamanho da próstata, como finasterida e dutasteride;
Extratos de plantas, como serenoa repens, casca de Pygeum africanum e as sementes de abóbora;
Antibióticos para diminuir a inflamação, caso exista, da próstata, como ciprofloxacina.
Fazer cirurgia para remover a próstata
A cirurgia para tratar a próstata aumentada está indicada nos casos mais graves, principalmente quando se usa sonda vesical para conseguir urinar, grande quantidade de sangue na urina, pedra na bexiga ou insuficiência renal, por exemplo.
Desta forma, pode ser realizada uma prostatectomia, que é a remoção da parte interna da próstata através de uma cirurgia abdominal ou uma resseção transuretral de próstata, também conhecida por endoscopia clássica à próstata onde ocorre a remoção da próstata através de um aparelho que é introduzido pela uretra.
Além destas cirurgias, pode ser feita uma incisão transuretral de próstata, sendo feito um pequeno corte na próstata para aumentar a abertura da uretra, facilitando a saída da urina ou realizar uma cirurgia a laser para destruir os tecidos.
Como aliviar os desconforto que a próstata aumentada pode causar
Durante o tratamento para próstata aumentada é importante para melhorar o bem-estar:
Urinar sempre que tiver vontade, não segurando a urina;
Evitar beber muitos líquidos de uma só vez, ao fim da tarde, antes de dormir ou em locais onde não existe banheiro;
Fazer exercícios físicos e fisioterapia para fortalecer os músculos pélvicos;
Urinar de 2 em 2 horas, mesmo sem vontade;
Evitar alimentos condimentados e bebidas diuréticas, como café e bebidas alcoólicas, laranja, limão, lima, ananás, azeitonas, chocolate ou frutos secos;
Não deixar urina pingando no final da micção, apertando a uretra, para evitar infecções;
Evitar medicamentos que provocam retenção da urina, como descongestionante nasal;
Evitar a prisão de ventre que piora os sintomas de próstata aumentada.
No entanto, quando a próstata está aumentada devido ao desenvolvimento de câncer, pode ser necessário realizar radioterapia e quimioterapia para eliminar as células malignas do tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário