quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Advogado de Delcídio se diz inconformado com prisão do senador


delcidio1O advogado do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) disse hoje (25) que está inconformado com a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que referendou a prisão do parlamentar. De acordo com Maurício Silva Leite, a Constituição não autoriza a prisão processual de um congressista.
Em nota à imprensa, Leite disse que tem convicção de que a decisão será revista. Leite também questionou a credibilidade do depoimento do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. “Questiona-se o fato de que as imputações tenham partido de um delator já condenado, que há muito tempo vem tentando obter favores legais com o oferecimento de informações. Questiona-se também a imposição de prisão a um senador da República que sequer possui acusação formal contra si”, afirmou o advogado.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) usou depoimentos da delação premiada de Nestor Cerveró e do filho dele, Bernardo Cerveró, para pedir a prisão do senador; de André Esteves, dono do Banco BTG Pactual; do ex-advogado de Cerveró Edson Ribeiro; e do chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira. As prisões foram autorizadas ontem (24) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo.
Senador Delcídio do Amaral e chefe de gabinete presos pela PF
A Polícia Federal confirmou hoje que o chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral, Diogo Ferreira, foi detido, temporariamente, pouco depois das 11h da manhã desta quarta-feira (25), e levado para a  Superintendência do órgão, em Brasília. No local, também está detido o líder do governo, que por ser autoridade, foi colocado na chamada Sala de Estado Maior, de cerca de 9 metros quadrados, localizada no térreo da Superintendência da PF.
Segundo a Polícia Federal, a mesma sala poderá ser adaptada para que o senador passe a noite no local. Caso contrário, Delcídio deverá dormir em uma das celas da superintendência. A PF informou ainda que ele não será interrogado, uma vez que, em função do cargo, apenas o Supremo Tribunal Federal tem essa prerrogativa.
O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), chegou por volta das 8h15  à sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele teve a prisão autorizada pelo ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski. De acordo com a Polícia Federal, o senador foi preso por tentar obstruir as investigações da Lava Jato.
No Senado, a Polícia Federal realiza operação de busca e apreensão nos gabinetes da liderança do governo e do senador.
Prisão do Senador  Delcídio Amaral
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi preso nesta manhã pela Polícia Federal (PF). Ele estaria tentando atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato. A prisão de Delcídio foi determinada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).
Outras pessoas também foram detidas nesta manhã, como o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, confirmou o Valor. Esteves estava em seu apartamento no Rio de Janeiro.
Também foram presos o chefe de gabinete de Delcídio e o advogado criminalista Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que está detido desde 14 de janeiro em uma das fases da Lava-Jato.
Delcício é acusado de ameaçar familiares de Cerveró, segundo disse ao Globo uma fonte que acompanha o caso de perto. O senador foi citado em delação premiada de Fernando Baiano, que diz que o parlamentar teria recebido entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão de propina na negociação da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário