terça-feira, 27 de setembro de 2016

Professora acusada de chamar aluno de macaco no RJ depõe em DP


Káthia MelloDo G1 Rio
A professora do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, que chamou um aluno,14 anos,  de "macaco" durante uma discussão dentro da sala de aula na última segunda-feira (21) presta depoimento na 72ª DP (São Gonçalo), na tarde desta segunda-feira(26).
Nádia Restum chegou à delegacia acompanhada dos advogados e não quis conversar com os jornalistas. Um dos advogados disse ao G1 que ela está afastada das suas atividades profissionais e passando por tratamento médico.
A docente teria ficado irritada com atitudes do aluno negro, de 14 anos, e o ofendeu com a frase "Você olha para o seu rabo, seu macaco". Vídeos com imagens da discussão foram gravados por outros alunos do Instituto, como mostra o vídeo acima, exibido pela Globonews.
Ao saber do caso, a mãe do aluno chamou a Polícia Militar e, em seguida, prestou queixa por injúria racial na 72ªDP (São Gonçalo). A polícia civil confirmou a ocorrência e disse que um procedimento foi instaurado para apurar crime de injúria por preconceito.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que a professora responderá sindicância.  "Por determinação do secretário de Estado de Educação, a professora foi afastada imediatamente de suas funções e passará a responder sindicância. A Seeduc ressalta que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação".
Professora alega que não teve intenção de ofender e alega dito popular
O depoimento da professora demorou cerca de 2 horas. Segundo a delegada, Raíssa Celles, titular da 72 DP, a professora negou que em nenhum momento ela teve intenção de ofender o aluno e que a frase dita naquele momento foi um dito popular.
A delegada informou ainda que está investigando um outro caso parecido que teria ocorrido no mesmo colégio envolvendo a professora. "Existe um procedimento em andamento na unidade que está investigando um fato semelhante que aconteceu no colégio envolvendo a professora Nádia e um aluno. O procedimento está na Justiça e assim que ele retornar ela será ouvida", explicou.
A polícia ainda tem outras testemunhas para serem ouvidas. De acordo com a delegada, serão ouvidas testemunhas que estavam na sala de aula, o menor acompanhado da mãe é um PM que foi chamado à escola no dia do ocorrido. 
Nesta segunda-feira (26), a diretora da escola também esteve na delegacia. "Ao final da investigação ela poderá ser indiciada pela pratica de injúria por preconceito", informou a delegada.
A diretora do colégio e a professora relataram para a polícia problemas sobre a disciplina do alunos. "Não só com elas, mas com outros professores", disse a delegada.
O advogado da professora, Rodrigo Martins, disse que o trecho da imagem divulgada estava fora do contexto. "Foi pego um pequeno trecho do que o aluno e a professora falaram e vamos esclarecer para a polícia. Esclarecer que estamos falando de uma professora com quase 10 anos de carreira e sem qualquer mácula funcional".
Sobre a informação de outro registro semelhante, ele disse que ela jamais foi intimada para qualquer outro tipo de procedimento além desse caso relatado agora.
A mãe do adolescente, Ana Paula Melo, se apresentou na DP também na tarde desta segunda e será ouvida pela polícia. A professora compareceu à delegacia na companhia do marido e dois advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário