quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Operação de guerra no combate à Dengue em São Francisco








Orientação é para não dar trégua nas ações de combate ao mosquito
A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana está executando um cronograma de combate à dengue com o objetivo de atingir as principais localidades do município. Foi feito todo um mapeamento por região para determinar o cronograma e o trabalho de combate. Trata-se de uma verdadeira operação de guerra que envolve várias secretarias. A determinação do Prefeito Pedrinho Cherene é para não dar trégua no trabalho de combate até que haja uma redução significativa no número de casos no município.
De acordo com o setor de epidemiologia da secretaria de Saúde, até agora foram notificados 503 casos, sendo que deste total 353 foram confirmados. O setor explica que o número de casos não é motivo para alarme, mas é preciso que todos façam a sua parte já que o envolvimento da população é indispensável para o sucesso da ação.
O trabalho de combate à Dengue começou pelo litoral e Centro da cidade. Além da secretaria de Saúde, estão envolvidas as secretarias de Obras, de Transporte e de Meio Ambiente. Cada ação envolve cerca de 35 pessoas que atuam em sistema de mutirão para catação de lixo entulho, aplicação do larvicida e eliminação de focos, além do trabalho de conscientização. As equipes são formadas por agentes comunitários, agentes de endemia e outros funcionários de apoio.
A ação, só nas praias de Guaxindiba e Gargaú resultou na retirada de mais de 50 caminhões de lixo e entulho. Toneladas e mais toneladas de lixo que foram retirados das ruas e mangues. “Observamos que aqui no município há uma quantidade expressiva de sacolas plásticas misturados com entulho. É preciso que a comunidade tenha muito cuidado ao descartar este tipo de lixo já que aqui os ventos fortes espalham as sacolas que acabam virando criadouros do mosquito aedes aegypti.” Alertou o secretário de Saúde Jayme Tinoco.
O cronograma prossegue durante todo o mês de dezembro de 2015 e também nos meses de janeiro e fevereiro. “Não vamos dar trégua até que aconteça uma redução no número de casos. É preciso que haja a união de todos, poder público e comunidade, para encarar esta questão com seriedade”, convoca o Prefeito Pedrinho Cherene.


-- 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário