segunda-feira, 25 de maio de 2015

Agentes são indiciados por tortura e morte de interno, diz polícia do ES


Para delegado, agentes agiram com excesso e agrediram menor.

Do G1 ES
Quatro agentes socieducativos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram indiciados pelo crime de tortura qualificada pela morte de um interno, que aconteceu no dia 6 de abril deste ano. Segundo o delegado, a prisão dos agentes envolvidos já foi pedida à Justiça.
O adolescente de 17 anos morreu na Unidade de Internação Provisória (Unip II), em Cariacica, Grande Vitória, após uma confusão. Na época, o Iases disse que por volta de 0h30 os adolescentes começaram a bater na porta dos alojamentos.
O jovem que morreu participou da movimentação. O Instituto informou que, no momento em que a situação estava sendo controlada, o jovem apresentou sintomas de mal estar e desmaiou.
Segundo a polícia, por meio de imagens de videomonitoramento gravadas no dia da morte, foi possível ver que o adolescente resistiu muito quando os agentes tentaram retirá-lo do alojamento.
De acordo com o delegado Gabriel Monteiro, os agentes atuaram com excesso, cometendo agressões. Depois, eles prestaram primeiros socorros ao menor e o encaminharam ao atendimento médico, mas ele não resistiu.
“Pela análise das filmagens, observa-se que houve excesso no procedimento, que levou à morte. Ele sofreu agressões como chutes, socos, joelhadas, apertos no pescoço. Os agentes foram ouvidos e alegaram que agiram dentro do procedimento adotado pelo Iases”, disse.
A diretora presidente do Iases, Ana Maria Petroneto, disse que o Instituto não aprova a postura dos agressores.
“O estado e o Iases não vão tolerar a violência contra o adolescente, não vão tolerar a violência dentro das suas instalações, não vão tolerar que o adolescente ao invés de ser socioeducado sofra uma violência quando está sob a responsabilidade do estado”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário