segunda-feira, 18 de maio de 2015

Petista é eleito em Natividade


Com 4.348 votos, o candidato Chico da Saúde (PT) foi eleito o novo prefeito do município de Natividade, na região Noroeste Fluminense. Chico foi o primeiro petista a vencer uma eleição após os escândalos do Petrolão. O dia de eleição foi considerado tranquilo pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), apenas com uma pessoa detida por suspeita de boca de urna. Os mandatos dele e do vice-prefeito eleito Alan Batata (PPS), vão até 31 de dezembro de 2016.
Nos sete locais de votação, onde 11,9 mil eleitores eram esperados, não havia filas nem registro de substituição de urnas eletrônicas. Por volta de 12h30, o presidente do TRE-RJ, desembargador Edson Vasconcelos, chegou à cidade para acompanhar a votação. Ele e a juíza da 43ª Zona Eleitoral, Leidejane Chieza, visitaram seções eleitorais, cumprimentando e conversando com mesários. Segundo a assessoria do TRE-RJ, apenas um cabo eleitoral foi conduzido à 140ª Delegacia da Polícia de Natividade, por suspeita de crime de boca de urna. Ele estaria distribuindo santinho no distrito de Ourânia, a 12 quilômetros do Centro da cidade.
Chico da Saúde concorreu contra Severiano Neném (PRTB), que obteve 3.658 votos, e Eriques Mineirinho que conseguiu 282 votos. Deixaram de comparecer à eleição 2.835 pessoas, o que corresponde a uma abstenção de 23,68% dos 11.974 eleitores aptos a votar. Brancos e nulos somaram 851 votos. A diplomação da chapa eleita vai ocorrer até o dia 12 de junho, após o julgamento da prestação de contas.
O pleito foi realizado porque o TRE-RJ cassou o então prefeito Marco Antonio da Silva Toledo, o Taninho (PSD), e o vice, Welington Nacif de Mendonça, o Welington da Volks (PSB), por abuso de poder econômico e captação e gasto ilícitos de recursos na campanha, decisão confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário