segunda-feira, 21 de julho de 2014

Tuberculose: cerca de 200 pacientes recebem tratamento em Campos


Atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, ao lado do HGG
 Reprodução / Divulgação Ascom

Atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, ao lado do HGG

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Atualmente em Campos, cerca de 200 pacientes estão cadastrados no Programa Municipal de Combate à Tuberculose, que funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG).
Para enfrentamento da doença, o CRAG dispõe de equipe multidisciplinar formada por médicos pneumologistas, pediatras, radiologistas, enfermeiros, assistente sociais, biólogos, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e técnicos em laboratório dão assistência aos usuários do programa.
De acordo com a coordenadora, enfermeira Verônica Verdan, as pessoas que tiveram contato com os pacientes também são consultadas e, se necessário, tratadas. "Garantimos os medicamentos aos pacientes, lanche diário, além de suplemento alimentar e cesta básica, para os casos específicos, após passarem pela triagem do Serviço Social. Dispomos de exames complementares, como exame de escarro, RX de tórax e prova tuberculínica”, disse Verônica.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CRAG, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG). Cerca de 150 homens e 50 mulheres estão em tratamento atualmente. "Não há necessidade de agendamento prévio. Atendemos a demanda diária. Aqueles que tiverem tosse há mais de 3 semanas podem procurar o Centro de Referência e será avaliado", orientou a coordenadora.
Aproximadamente 110 atendimentos são realizados semanalmente, totalizando 440 atendimentos/mês. A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões.
“É possível que algumas pessoas desenvolvam os sintomas e os confundam com infecções menos graves, porém, o habitual é que com a progressão da doença procurem atendimento e sejam diagnosticadas. A demora em iniciar o tratamento mantém a cadeia de transmissão do bacilo e aumenta o número de infectados. Alguns fatores aumentam a chance de adoecer, como a SIDA (Síndrome da imunodeficiência adquirida), o diabetes, o uso de drogas imunossupressoras, alcoolismo e desnutrição”, explicou Verônica.
TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSEA transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O paciente com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose. 
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário