domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fluminense é campeão em um jogo de gala

ESPORTE
26 de fevereiro de 2012 · 18:02

Fluminense 'massacra' o Vasco e conquista a Taça Guanabara

Agencias
Tricolor das Laranjeiras levanta a taça do primeiro turno, após 19 anos
Tricolor das Laranjeiras levanta a taça do primeiro turno, após 19 anos
mais menos
A espera foi grande. Há exatamente há 19 anos o Fluminense não levantava a Taça Guanabara. E com uma exibição de encher os olhos, o Tricolor das Laranjeiras venceu por 3 a 1 o Vasco na final do Primeiro Turno, na tarde deste domingo, no Engenhão.


O jogo foi um espetáculo digno das grandes finais de clubes do Rio. Os três gols do Flu, marcados por Fred (2) e Deco pareciam que o jogo estava liquidado, mas o Cruz-Maltino não se deu por vencido e após o gol de Eduardo Costa, o time teve oportunidades de até mesmo empatar.


O próximo compromisso do Vasco será na próxima quinta-feira, às 19h30, em São Januário, contra o Bonsucesso, pela primeira rodada da Taça Rio. O Fluminense, por sua vez, encara o Nova Iguaçu no sábado, às 18h30, no estádio Raulino de Oliveira, e, Volta Redonda.




MUITA EMOÇÃO E DOIS GOLS DO FLU
As duas torcidas fizeram muita festa na entrada dos times no gramado do Engenhão. Desde 2005 Vasco e Fluminense não chegam à decisão de um turno. Há 18 anos os dois clubes não decidiam uma final de Taça Guanabara. Na entrada de campo, o goleiro Fernando Prass entrou com o menino Hugo, de sete anos, vascaíno e com deficiência visual.


E os dois times proporcionaram um bonito espetáculo, digno das grandes finais da Taça Guanabara. Deco e Thiago Neves de um lado, Juninho e Diego Souza do outro. Mas foram os jovens Welllinton Nem, do Fluminense, e Willlian Barbio, do Vasco, que protagonizaram os lances mais perigosos do primeiro tempo. Os dois infernizaram pelo lado direito do gramado.


A maior parte do primeiro tempo foi equilibrado, com os dois times atacando a todo momento. O primeiro gol do Fluminense, por exemplo, resume bem a etapa inicial. Logo após Diego Souza chutar forte na trave, o Tricolor das Laranjeiras respondeu à altura. Wellinton Nem recebeu dentro da área e foi derrubado por Fagner, aos 35 minutos. Pênalti. Fred cobrou com categoria sem chances para Fernando Prass: 1 a 0. A comemoração teve direito a dancinha.


Antes, porém, o jogo foi recheado de lances perigosos. Logo no primeiro minuto de jogo, Wellinton Nem driblou Dedé e chutou cruzado de forma errada. Foi a senha para inflamar a torcida do Fluminense. A resposta demorou, mas quase que o Vasco abriu o placar com Nilton. Juninho cobrou a falta da esquerda e o volante subiu mais do que os zagueiros do Fluminense para cabecear próximo ao gol de Diego Cavalieri.


O Fluminense passou a tocar melhor a bola e aproveitou a falha de marcação do Vasco. Thiago Neves chutou com efeito obrigando Fernando Prass a executar defesa difícil, aos 14 minutos. Três minutos depois, Welllinton Nem recebeu livre na área, mas foi interceptado por Fagner. A bola sobrou para Fred, que acabou isolando a bola.


Quando o Fluminense passou a dominar o jogo, principalmente com jogada realizadas pela esquerda, com Deco e Welllinton Nem, o primeiro teve a leitura correta do lance e fingiu que iria cruzar e chutou diretamente para marcar o segundo do Fluminense. Um belo gol de uma distância considerável, aos 41 minutos. O Vasco tentou agredir o adversário no fim para diminuir, mas não houve tempo.




FRED GARANTE A TAÇA
"Pára pra ver, que começou o show do meu tricolor". A música cantada pela torcida tricolor após o gol do Fluminense, marcado por Fred, retrata bem o que foi o segundo tempo. O Tricolor das Laranjeiras continuou com muitos espaços. Deco e Thiago Neves fizeram a diferença em enfiadas de bola com rara técnica.


No lance do terceiro gol, Thiago Neves lança entre os zagueiros e chutou de primeira para praticamente definir a decisão da Taça Guanabara: 3 a 0, aos 11 minutos. Seis minutos depois, Deco enfiou uma bola de três dedos para Wellinton Nem. O jovem atacante percorreu sozinho a intermediária à área, mas acabou dando um toque a mais e permitiu os zagueiros do Vasco se recuperarem.


O Vasco abusou dos chutões e a boa marcação dificultava a equipe de Cristóvão Borges. Juninho fez jogada individual e chutou forte para a boa defesa de Diego Cavalieri, aos 19 minutos. Dedé passou a jogar como centroavante, em forma desesperada para tentar diminuir o placar, mas só conseguiu uma cabeçada perigosa.


Eduardo Costa, Felipe e Kim entraram, mas não mudaram o panorama da partida. O Fluminense continuou tomando conta do jogo. O Tricolor teve a chance de fazer o quarto em jogada individual de Thiago Neves. Ele entrou na área e rolou erradamente para Fred, que estava livre para fazer o gol. O Tricolor passou a cadenciar o jogo e começou a dar campo para o Vasco.


Aos 38 minutos, Fagner foi à linha de fundo e cruzou para Eduardo Costa fazer o primeiro do Vasco. Logo em seguida, Dedé quase fez o segundo em uma cabeçada perigosa. A partir do lance, o Vasco se animou e passou a acreditar que poderia virar. A pressão a ser do Cruz-Maltino. De fora da área, Kim chutou a bola rente à trave. O fim do jogo foi recheado de emoção e com muitos lances perigosos da parte do Vasco. Mesmo assim, o Tricolor acabou faturando o título após 19 anos.




VASCO 1 X 3 FLUMINENSE
Árbitro:
 Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa


VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo, Thiago Feltri (Kim 28'/2ºT); Nilton, Fellipe Batos (Eduardo Costa - 14'/2ºT), Juninho e Diego Souza; Wiliam Barbio (Felipe 28'/2ºT) e Alecsandro - Técnico: Cristóvão Borges.


FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos (Carleto - intervalo); Valência, Diguinho, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem (Jean 23'/2ºT) e Fred - Técnico: Abel Braga.


Gols: Fred (36'/1ºT), Deco (41'/1ºT), Fred (11º/2ºT), Eduardo Costa (37'/2ºT)
Cartões amarelos: Wellinton Nem (26'/1ºT), Deco (31'/1ºT), Juninho (30'/1ºT), Eduardo Costa (22'/2ºT), Dedé (33'/2ºT) Fonte Ururau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário