domingo, 26 de fevereiro de 2012
Confirmada a morte de dois militares na Estação Comandante Ferraz
![]() |
Vítima:Carlos Alberto foi enviado em março de 2011 para a Antártida (Foto: Vinícius Figueiredo/ Arquivo Pessoal) |
O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou hoje (25) a morte dos dois militares brasileiros que haviam desaparecido durante incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica: o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha.
Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base. “Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram.
Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã (26) já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim. Segundo o ministro, 12 militares da Marinha, inclusive o comandante da base, ficaram na base chilena, que é vizinha à brasileira na Ilha Rei George, na Antártica. Eles devem retornar a Comandante Ferraz, para ajudar no trabalho de perícia e no resgate dos dois corpos. Um navio da Marinha brasileira também se deslocou para a Ilha Rei George, para ajudar na tarefa
Avião com resgatados de base na Antártica deve voltar ao Brasil na madrugada de segunda-feira
Foto: Último segundo.
![]() |
O incêndio destruiu praticamente toda a base da Estação Comandante Ferraz, na Antártica. |
Ministro da Defesa manifesta pesar por incêndio em base brasileira na Antártica
Foto:Divulgação.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, manifestou pesar pelo acidente na Estação Antártica Comandante Ferraz. Amorim recebeu a notícia do incêndio na base no início da manhã de ontem, 25-02 e, em seguida, informou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Dois militares ainda estão desaparecidos.
O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, informou ao ministro as providências tomadas para contenção do incêndio na base e para auxílio imediato aos pesquisadores, militares e demais pessoas que se encontravam no local. O incêndio começou por volta das 2h na praça de máquinas, local onde ficam os geradores de energia. Cerca de 40 pessoas que estavam na estação foram transferidos para a Base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina (FAB) para a cidade de Punta Arenas, no Chile. (Fonte: Ag. Brasil )
Nenhum comentário:
Postar um comentário