quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Governadores do RJ e ES participam de evento sobre ferrovia no Porto do Açu


07/11/2017, 16h18, Foto: Divulgação
Atualizada em 08/11 às 15h39 – Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, o deputado estadual João Peixoto, prefeitos da região, entres eles o de Campos, Rafael Diniz, participaram nesta quarta-feira(08) de uma cerimônia no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para celebrar uma parceria para o desenvolvimento da ligação ferroviária entre os dois estados.
Durante o encontro, que também contou com a presença de deputados, senadores e prefeitos da região, os governadores assinaram uma Carta, endereçada ao Presidente da República, Michel Temer, reiterando a importância da instalação de um corredor ferroviário entre as cidades do Rio de Janeiro e Vitória. Em resultado da agenda, uma audiência foi marcada para a próxima terça-feira com os governadores e o presidente, quando a carta será entregue ao presidente.
“Vamos lutar juntos por esse projeto. Estamos falando de uma ferrovia que irá unir o potencial dos dois Estados e será fonte de desenvolvimento, com geração de emprego e renda”, ressaltou Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.
“Acredito que temos que transformar oportunidades em ações reais. E dar o primeiro passo é fundamental nesse processo. Por isso estamos unidos por um objetivo em comum, que é o desenvolvimento da nossa região e do Brasil. Uma das principais questões que formam a base do progresso é uma logística de transportes bem estruturada”, destacou Paulo Hartung, governador do Espírito Santo.
Um dos principais pontos é que o traçado possibilitará o desenvolvimento da mais nova “Província Portuária do Sudeste”, com destaque ao Porto do Açu, criando uma nova alternativa logística de fundamental importância para o escoamento de cargas com origem no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, como petroquímicos, minério de ferro, grãos e siderúrgicos, entre outros.
“A construção da ferrovia representa mais que uma obra de logística, estamos falando do desenvolvimento socioeconômico sustentável não apenas de uma região, mas do país. O Porto do Açu é o quarto maior porto privado do Brasil e sem dúvidas será um meio de conectar os trilhos ao mercado internacional”, ressalta José Magela, presidente da Prumo Logística.
“O município de São João da Barra acredita no impulsionamento que a parceria do poder público com a iniciativa privada pode gerar para a nossa região. O Porto do Açu é um exemplo de um projeto que se tornou realidade e hoje é fonte de desenvolvimento para a cidade”, disse a prefeita de São João da Barra, Carla Machado.
O documento também foi assinado por entidades de classe, como Firjan, FINDES, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Espírito Santo em Ação, entre outros.
Ligação ferroviárias
O desenvolvimento da ligação ferroviária entre os dois estados já estava previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012 pelo governo federal. Em 2015, na revisão do programa, a importância da interligação foi ressaltada e o trecho mantido. No mesmo ano foram realizadas audiências públicas promovidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Em fase adiantada de estudos e projetos, o trecho entre os dois estados terá 577 km, com bitolas larga e mista. No total, serão reaproveitados cerca de 150 km do leito ferroviária hoje existente.
A previsão é que sejam investidos R$ 5,5 bilhões no desenvolvimento da ferrovia entre as duas capitais (o montante será aplicado de acordo com fases que serão definidas).
AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA
A vereadora Josiane Morumbi, que propôs a audiência pública, explica que o objetivo da audiência pública é, a partir daí, desenvolver o município de Campos de forma independente dos royalties do petróleo que, como todos sabem, é finito.  “Conhecendo a área industrial do nosso município e todo seu potencial, acredito que podemos encontrar soluções para o crescimento empresarial, o que vai gerar melhoria das condições de empregabilidade em toda a região”, explicou a vereadora.
PROGRAMAÇÃO
17h – Abertura oficial
17h15 – I Painel:
“O papel da exportação no desenvolvimento econômico” – Palestrante: Ministro da Indústria e do Comércio – MDIC, Marcos Antônio Pereira.
17:45 – II Painel: “Inovação como instrumento para o desenvolvimento econômico”
17:45 – “Eficiência Energética como estratégia de competitividade” – Palestrante: Paulo Xavier ;
Geração de energia a Gás Natural e Biogás Aplicações com Gás Natural: Academias, Clubes, Comércio, Industrias, Hospitais, Hotéis, Restaurantes, Shopping Center, Universidades e etc…
Aplicações com Biogás: Aterro Sanitário, Avicultura, ETE, Pecuária, Suinocultura, Usina de Açúcar e Industrias com descarte e resíduos.
Sistemas de Condicionadores de Ar a Gás Natural (GHP) (Ar Condicionado)
18:00 – “Tijolos Ecológicos” – Palestrante: Jean Igor Margem, Engenheiro Mecânico e Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais;
18:15 – “Modelo EMBRAPII de inovação para a indústria nacional e a unidade do Instituto Federal Fluminense” Palestrantes: Dr. Rogério Atem de Carvalho, Bacharel em Informática, Doutor em Engenharia de Produção – Diretor do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense;
e Dr. Rodrigo Martins Fernandes, Engenheiro Eletricista, Doutor em Engenharia Elétrica, Gerente de Oportunidade de Negócios do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense;
18:30 – Casos de sucesso de projetos de inovação no âmbito do Sistema EMBRAPII desenvolvidos pelo Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense em parceria com empresas de Campos: Projeto: “Reaproveitamento energético de forno cerâmico” – Palestrante: Nathálie Terra de Azevedo, Engenheira de Controle e Automação e Mestre em Engenharia Ambiental – Coordenadora de Projeto do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense;
18:45 – Projeto: “Sistema Integrado de Resíduos” – Palestrante: Dra. Simone Vasconcelos Silva, Engenheira Civil, Doutora em Computação, Diretora de Gestão de Projetos do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense;
19:00 – “Inovação e Desenvolvimento Econômico” – Palestrante: Dr. Jorge Almeida Guimarães, Médico Veterinário e Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII);
19:30 – Encerramento e Homenagem ao Dr. Jorge Almeida Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário