quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Turistas são assaltados em hostel de Botafogo


Rio - Hóspedes do hostel Meiai, na Rua Guilhermina Guinle, uma das áreas mais nobres de Botafogo, na Zona Sul do Rio viveram momentos de terror essa madrugada. Cinco bandidos armados com facas e revólveres - alguns estavam encapuzados - entraram no estabelecimento e assaltaram os 40 turistas, entre brasileiros, argentinos, americanos e portugueses. O crime aconteceu às 2h. O bandou levou celulares, carteiras, relógios, computadores e outros objetos e deixaram os passaportes.
Segundo o dono do hostel, André de Oliveira, os criminosos chegaram em um carro, bateram na porta e renderam o segurança com uma arma. "Os hóspedes estão muito assustados. Estamos com problema de segurança pública gravíssimo. Não tenho vigia armado e nem vou colocar uma pessoa com arma. Tenho segurança, câmeras e sistema de controle de entrada e saída de hospedes, mas o estado é que tem que garantir a segurança pública. É obrigação do estado. É lamentável uma cidade turística como o Rio ter um caso como esse. Estamos reféns", reclamou o empresário.
Hostel em Botafogo foi alvo de assaltantes que roubaram 40 turistas que estavam no estabelecimentoReprodução Google Maps
Oliveira disse ainda que a PM demorou meia hora para chegar ao local. "Os bandidos ficaram, pelo menos, meia hora dentro do hostel, e a PM só chegou depois que foram embora. Aqui, não temos patrulhamento", denunciou ele. O caso está sendo investigado pela 10ª DP (Botafogo), que já está analisando as imagens do circuito interno do hostel na tentativa de identificar os criminosos.
Parente de um casal de vítimas, que pediu para não se identificar, contou que o cunhado dele levou um tapa na cabeça, teve as mãos amarradas com uma toalha e que os hóspedes foram levados para um cômodo e obrigados e deitar no chão. "Minha irmã e meu cunhado chegaram aqui em casa chorando muito, muito assustados. Eles estão de férias no Rio desde o Réveillon", contou o parente do casal.
Câmeras flagraram os bandidos entrando no hostel de BotafogoReprodução Vídeo
O dono do hostel disse que a violência no bairro está demais. "Estamos na Zona Sul, no bairro onde nasceu nosso prefeito. A gente vê pessoas sendo assaltadas por gangues de moto. Domingo teve assalto no Botafogo Praia Shopping (bandidos assaltaram uma joalheria e na saída teve tiroteio). Mas, isso tem acontecido também em outros bairros. Alguma coisa tem que ser feita", alerta Oliveira. Ele suspeita que ex-funcionários do local posssam ter ajudado no roubo. Há dois dias, um foi demitido e outro foi contratado em seu lugar.
Segundo ele, a violência prejudica o turismo na cidade. Para ele, que tem o hostel há cinco anos, foi o pior período para o estabelecimento até agora. "Imagina um francês com uma arma na cabeça? Nem precisa dizer que não vão mais voltar aqui. Já está difícil empreender nesse período de crise. Esse foi o pior janeiro que passei", lamentou o empresário.
Oliveira afirmou que está dando apoio aos turistas. "Sempre tivemos preocupação com nossos hóspedes. Estamos dando todo apoio a eles. Estamos fazendo o que está a nosso alcance", garantiu ele. "Graças a Deus estão todos bem. Bens materiais a gente recupera, mas o trauma é muito grande. A culpa disso é do estado", disse o dono do hostel. Pelo menos 10 turistas pediram devolução do dinheiro para voltar para casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário