quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Balanço de megaoperação em Vitória é de seis presos e cinco armas apreendidas

Helicóptero pousa no meio da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Foto: Reprodução/ TV Gazeta) A megaoperação no Morro Jesus de Nazareth, em Vitória, que fechou a avenida Beira-Mar na manhã desta quinta-feira (17), terminou com seis pessoas presas. A ação foi para conter o tráfico de drogas e organizações criminosas na região.

A operação contou com o efetivo de 381 profissionais, integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um helicóptero da PM e uma lancha da PF também deram suporte para a operação. O helicóptero fez pousos no meio da avenida Beira Mar, que ficou interditada até as 8h.
Os policiais estavam em posse de mandados de formação de organização criminosa, tráfico de drogas, posse de drogas, porte de armas e comércio ilegal de armas de fogo, acessórios e munições.
Além dos presos, também foram apreendidas cinco armas de fogo, sendo uma pistola Glock 380; uma pistola Taurus .40, dois revólveres Taurus 38 e um revólver Rossi. Drogas, munições e rádios comunicadores também foram apreendidos.
Questionado sobre o tamanho da operação em relação ao número de prisões e apreensões, o secretário da Segurança, André Garcia, afirmou que o resultado não foi insatisfatório. "Trata-se de um processo, não de uma ação isolada", disse.
Garcia também disse que não houve gasto elevado para a mobilização das policiais, que trabalharam de forma integrada. "O ganho da sociedade é maior", afirmou.
Para os porta-vozes da Sesp, o grande ganho da operação foram as informações obtidas por meio de denúncias e pela participação da comunidade. Durante a ação, foram recebidas ligações pelo Disque Denúncia e novos alvos foram identificados.

Números

  • 381 policiais na ação
  • 5 presos e 1 detido, que pode cumprir prisão alternativa
  • 5 armas, drogas, munições e rádios comunicadores apreendidos

                                                                                             Ação

A polícia fez um patrulhamento no bairro, além de revistar casas e locais abertos. Moradores acompanharam a movimentação dos policiais pelas janelas de casa.
Uma moradora de Jesus de Nazareth disse que foi uma surpresa. "Para a gente foi surpreendente, não tem o costume de ver isso acontecer. Foi uma ação que a gente não esperava. Eu preciso levar minha mãe ao médico e precisei descer com ela. Agora preciso encontrar uma condução para ela", afirmou.Materiais apreendidos na megaoperação (Foto: Divulgação/Sesp-ES)
Teve morador que acordou assustado. “Foi movimentado, irreal, e não acontece todo dia aqui no bairro. Você pode ver que raramente acontece alguma coisa diferente no bairro. A polícia sobe, faz as rondas dela, mas essa quantidade é exagerada. Foi um pouco exagerada a ação, você não vê mortes, trocas de tiros aqui em cima. Os moradores são tranquilos”, disse o auxiliar financeiro Evanildo Siqueiro.
O marítimo João Barbosa elogiou a atuação dos policiais. "Estão fazendo trabalho deles, é importante para nós. Não levei um susto, porque a gente vê lugares muito piores. Essa movimentação eu vi desde que levantei para vir ao trabalho. Não fui abordado, eles já têm com quem abordar", afirmou.
Como o Morro de Jesus de Nazareth está fechado, os moradores precisam descer a pé para poder trabalhar ou levar as crianças para a escola. O transporte escolar ou qualquer outro veículo não está entrando no bairro. Quando chegam embaixo, são revistados.
Não teve aula nas escolas do bairro. "A diretora já recebeu o comunicado da secretária de Educação de que pela manhã as aulas estavam suspensas. Garante a segurança dos nossos alunos e dos profissionais. É o nosso dever", explicou a professora Cristiane Torloni.

Trânsito

O bloqueio na avenida Beira Mar começou no cruzamento com a avenida Leitão da Silva e terminou em frente ao prédio do INSS. Os motoristas precisaram fazer um desvio dentro dos bairros. Por volta das 8h, o trânsito já tinha sido liberado.Policiais no alto do morro Jesus de Nazareth (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário