terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Número de fuzis apreendidos no Rio chega a 300 em 2016


apreesao-bopeHomens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreenderam um fuzil da marca Colt 5,56 e prenderam um homem durante operação, na madrugada desta terça-feira, no Morro do Barbante, na Ilha do Governador. Com isso, já são 300 fuzis retirados das mãos de criminosos que atuam no estado do Rio em 2016, segundo a Polícia Militar. Em 2015, o número de fuzis apreendidos foi de 296.
De acordo com a corporação, os batalhões que fizeram as maiores apreensões foram o 41º BPM (Irajá), que recuperou 49 unidades; o Bope, com 43 armas; e 9º BPM (Rocha Miranda), com 23 fuzis. Entre os principais modelos apreendidos estão AR15 (103), AK47 (83) e FAL 762 (48).
Em nota, a corporação afirma que “este resultado sinaliza a pronta resposta da Polícia Militar na repressão e no combate aos criminosos, que usam em especial fuzis para praticar crimes e entrar em confrontos com a polícia”.
NÚMERO DE FUZIS APREENDIDOS SUBIU 60%
A presença de um grande número de armas circulando no estado apareceu numa pesquisa inédita que o Instituto Sou da Paz concluiu. Com informações das secretarias de Segurança dos estados do Sudeste, o levantamento revelou que, em 2014, o Rio teve a maior quantidade de fuzis recuperados pela polícia: 279. Em São Paulo, a polícia apreendeu 142; em Minas Gerais, 26; e no Espírito Santo, 31.
Os dados do levantamento “De onde vêm as armas do crime apreendidas no Sudeste?” poderão ser usados para orientar as políticas públicas de prevenção. O estudo revelou ainda que quase a metade das armas apreendidas no Estado do Rio é de revólveres (47%), seguidos por pistolas (36%) e espingardas (9%).
Em todos os estados, o calibre mais comum é o 38, de revólveres. Como há uma grande apreensão de pistolas, os segundos e terceiros lugares são ocupados pelos calibres 9mm e o 380. A grande quantidade de fuzis apreendidos no Rio não pode ser atribuída à eficiência policial. Em termos de números absolutos, Minas e São Paulo foram os estados com maiores apreensões de armas em geral: 18.560 e 17.932, respectivamente. Os pesquisadores também analisam os números relativos, ou seja, comparam a quantidade de armas apreendidas com a população. Nesse aspecto, Espírito Santo e Minas estão no topo do levantamento, com 108 armas e 89 armas para cada grupo de cem mil habitantes, respectivamente. O Rio ficou em terceiro, com a taxa de 52 armas por cem mil, e à frente de São Paulo, com 41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário