quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Milhares de peixes são encontrados mortos na Lagoa de Iquipari


capturarMoradores encontraram milhares de peixes, de várias espécies, mortos na manhã desta quarta-feira (07), na Lagoa de Iquipari, em Grussaí, distrito de São João da Barra. Eles acreditam que as mortes foram causadas pelo baixo volume de água e oxigênio da lagoa, mas a informação ainda não foi confirmada.
Para ajudar, moradores retiraram diversos peixes ainda vivos da água e depositaram  nas lagoas da Passarela e da Ponte de Grussaí.
Abertura de barra
Para levar água do mar para a Lagoa de Iquipari,  pescadores não profissionais já realizavam, em outras ocasiões, a abertura da barra, ou seja, uma vala foi aberta na faixa de areia entre o mar e a lagoa. A abertura da barra é um procedimento que não conta com a autorização da Prefeitura ou dos órgãos responsáveis, como o Instituto Estadual do Ambiente -Inea.
A prefeitura informa que a troca da água do mar com a lagoa é uma medida que só traz benefício ao pescador que não sobrevive da pesca, àquele que se aproveita do momento para ganhar um dinheiro a mais. Segundo ainda a prefeitura, abrir a barra significa um desrespeito ao período do defeso e à própria natureza, já que a fauna do mar não sobrevive na água da lagoa e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário