terça-feira, 27 de setembro de 2016

Governo do Estado pede ajuda para pagar policiais civis e militares


Dornelles-ExtraO governo estadual conta com a ajuda da União para continuar pagando salários de servidores e pensionistas. Fontes disseram que o governador em exercício, Francisco Dornelles, pediu ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que o ajude a negociar uma liberação de recursos com o Palácio do Planalto. O dinheiro seria empregado no pagamento de policiais civis e militares. Além disso, ele solicitou ao governo federal que autorize um novo envio de tropas do Exército para o estado, na intenção de reforçar o policiamento nas ruas. Durante dois meses, militares auxiliaram na segurança da Olimpíada e da Paralimpíada. As tropas foram desmobilizadas com o fim dos Jogos, no último dia 18.
O pedido de ajuda financeira é um reflexo da crise enfrentada pelo governo estadual, que, nos últimos meses, tem atrasado o pagamento de servidores e pensionistas. A falta de dinheiro em caixa afeta inclusive o depósito dos vencimentos das forças de segurança. Em junho, Dornelles chegou a decretar estado de calamidade pública “no âmbito da administração financeira”. No fim daquele mês, preocupada com o risco de a crise comprometer a Olimpíada, a União acabou liberando R$ 2,9 bilhões ao Rio, que ajudaram a minimizar os problemas.
A possibilidade de as Forças Armadas voltarem a atuar na cidade foi discutida há uma semana, durante uma visita de Jungmann ao Rio. Em nota, o Palácio Guanabara informou que Dornelles enviou um ofício no último dia 13 ao presidente Michel Temer “solicitando a continuidade da colaboração das Forças Armadas em ações conjuntas de segurança pública”. Ontem, o Ministério da Defesa informou que, por enquanto, só existe previsão de mobilização de tropas para garantir a tranquilidade das eleições, no próximo domingo. Isso acontecerá no Rio e em outros estados. Segundo o ministério, serão mobilizados 20 mil homens, mas não foi informado o efetivo que virá para o estado.
APOIO DE OUTRAS FORÇAS
Segundo o governo fluminense, uma nova parceria com a União seria firmada por um convênio, semelhante a outros celebrados com os ministérios da Defesa e da Justiça. A proposta do Rio é que não apenas as Forças Armadas, mas também a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal — que ajudaram na segurança do estado durante a Olimpíada e a Paralimpíada — participem do reforço na segurança.
O Palácio Guanabara não confirmou a informação que o estado reivindica do governo federal recursos financeiros para cobrir despesas na área de segurança. “Os detalhes técnicos deverão ser discutidos posteriormente, em caso de resposta positiva por parte do governo federal”, destacou ontem, por meio de uma nota.
Mesmo com todo o aparato montado para os Jogos, estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública na semana passada, mostraram que, em agosto, a capital do estado teve aumento no número de homicídios. Foram cem casos contra 86 no mesmo mês de 2015, o que corresponde a um aumento de 16%. Com informações do jornal O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário