quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Homem é levado para delegacia por ter mesmo nome de foragido, no ES


Fabíola de PaulaDa TV Gazeta
Um homem foi parado em uma blitz no Espírito Santo e descobriu que tinha três mandados de prisão em aberto no seu nome. Os mandados são de um homônimo procurado pela Justiça, que tem também um pai com o nome igual ao do abordado. Ele foi para a delegacia e foi orientado a procurar a Defensoria Pública para acrescentar o nome da mãe no RG.
Ezequias Francisco dos Anjos é o nome do homem que foi vítima do engano. “Eu fiquei assustado na hora, falei que não era eu. Aí me levaram para a delegacia”, contou.
O nome da mãe, que poderia ajudar a diferenciá-lo, não estava no documento de identidade. Na casa de Ezequias, só o irmão caçula foi registrado com o nome da mãe. Os pais morreram e eles não sabem o motivo.
saiba mais

Na delegacia, Ezequias foi orientado a procurar a Defensoria Pública. “Quem me orientou a procurar foi o próprio delegado e a escrivã. Eles falaram que era para eu correr atrás disso logo, porque toda vez que eu passasse por uma abordagem, se eles puxassem o meu RG ia constar o mandado de prisão em meu nome”, disse.
O irmão dele, o auxiliar de obra Izael Francisco dos Anjos, falou sobre as dificuldades de não ter o nome da mãe registrado.
“Realmente é difícil você andar sem o nome da mãe, só ter o nome do pai. Uma vez que eu fui tirar o meu documento, o pessoal perguntou e eu não soube explicar”, contou.
Defensoria
O Ezequias e os irmãos foram até a Defensoria Pública para acrescentar o nome da mãe nos documentos gratuitamente.
A Defensoria oferece atendimento jurídico para quem precisa mas não tem condições de pagar um advogado e nem os custos de um processo.  É papel do defensor público defender os direitos dos cidadãos, como um advogado.
A defensora pública Priscila Libório explicou que os cidadãos podem recorrer aos serviços e tirar dúvidas.
“A gente pode propor ações de divórcio, de ações de alimentos, de usocapíão, investigação de paternidade. Se o filho está preso e a mãe não pode pagar um advogado, pode procurar”, exemplificou.
Aumento da procura
O número de pessoas que buscam esses serviços no estado cresceu 92%. Neste ano, já foram mais de 200 mil atendimentos. Em 2015, foram 192 mil. Em 2014, eram quase 100 mil.
Apesar desse aumento, a instituição ainda é pouco conhecida e a quantidade de profissionais em todo o estado é pequena.
“Infelizmente nós temos pouquíssimos defensores, faltam ainda 90 cargos para serem preenchidos. Quando preenche, infelizmente os defensores vão embora por causa do salário. Se todas a população conhecesse a defensoria e quem tem direito buscasse, a gente não conseguiria atender”, disse Priscila Libório.
Ezequiel tem homônimo que cometeu crimes (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Ezequias tem homônimo que cometeu crimes (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário