quinta-feira, 28 de julho de 2016

Navio-sonda para localizar piloto no fundo do mar


AUV The EagleA Marinha do Brasil (MB) informou na tarde desta quarta-feira que o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, dotado de equipamentos adequados para a realização de buscas no fundo do mar, está sendo deslocado para a área do acidente entre dois caças da Marinha, ocorrido na tarde de terça-feira. Um dos caças AF-1B caiu no mar de Saquarema. O piloto pode ter se ejetado, mas nada que comprove a suposição foi encontrado até o momento no mar da Região dos Lagos. O outro caça retornou à base da Força em São Pedro D’Aldeia, a cerca de 84 quilômetros de distância do ponto do acidente, em segurança.

O Vital de Oliveira é dotado de um equipamento chamado Veículo de Operação Remota (ROV – sigla em inglês), que tem capacidade para chegar a 4 mil metros de profundidade. A embarcação também tem habilidade especial para realizar pesquisas de busca de nódulos metálicos no fundo do mar. Ele foi adquirido pela Marinha do Brasil em julho do ano passado.
Em caso de ejeção de uma aeronave, o piloto leva consigo um paraquedas, mas nada que indique o uso do equipamento foi encontrado até agora. Um tanque de combustível do avião foi encontrado por pescadores. O descarte desse tipo de peça é um dos procedimentos adotados na aviação em caso de pane e indício de queda iminente.
A Marinha informou ainda que as buscas ao piloto permaneceram ao longo de toda a noite passada e prosseguem de forma contínua nesta quarta-feira. A corporação disse que além de navios e aeronaves da MB, também estão sendo empregados meios do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros.
No início da madrugada, bombeiros receberam a informação de que um corpo havia sido visto na Praia da Igrejinha, mas nada foi encontrado na região.
Estão sendo usados navios e aeronaves para localizar o militar. O acidente com as duas aeronaves AF-1B aconteceu quando faziam treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal, a 100 quilômetros do litoral. Durante o voo de afastamento do navio, houve o choque entre as aeronaves. Uma delas caiu no mar. A Marinha não confirmou a informação de que o piloto se ejetou da aeronave em queda.
As circunstâncias do acidente estão sendo apuradas. O AF-1B Skyhawk foi desenvolvido pela Marinha americana nos anos 1950, como uma aeronave de ataque com capacidade nuclear. Foi usado em várias guerras, incluindo a do Iraque. Depois, perdeu a função de ataque nuclear e ganhou o poder de operar em qualquer tempo.
No início de julho, um caça da Força Aérea Brasileira caiu na base Aérea de Santa Cruz, durante um voo de instrução. Os dois pilotos saltaram de paraquedas e não ficaram feridos. As duas aeronaves eram do modelo AF-1B Skyhawk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário