sábado, 25 de junho de 2016

Policial 'Beleza' mora em casa preta no RJ com caixão e 3 bonecos sósias


Lívia Torres, Miguel Folco e Susan VidinhasDo G1 Rio
Figura conhecida dos cariocas, o policial civil Luiz Machado, de 67 anos, é um cowboy dentro da lei. Ele, que tem o visual semelhante ao de Raul Seixas e jura ter ganhado o apelido de “Maluco Beleza” do próprio cantor, já trabalhou em grandes eventos, como Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, e foi escalado para atuar na segurança da Olimpíada. O G1 conheceu a casa onde vive o policial (assista ao vídeo).
"Já trabalhei em várias delegacias, percorri o estado todo, e tudo quanto é operação eles me ligam. Já estive no Alemão, na Penha, Chapadão, eu gosto, me faz bem. Eu gostaria de estar na Olimpíada, fui chamado, mas não tenho certeza se vão pagar. É um evento que você tem que se dedicar, não tem hora para sair", contou.
Uns dizem que eu tenho pacto com a coisa ruim, mas eu sou de Deus"
Luiz Machado, policial 'Beleza'
O governo federal assinou medida provisória com socorro financeiro de R$ 2,9 bilhõespara segurança. O secretário de Segurança José Mariano Beltrame afirmou que a verba será destinada ao pagamento de salários dos policiais.

Com 37 anos de polícia, “Beleza” acredita na possibilidade de atentados. "A segurança tem que se prevenir, o Exército tem que estar conosco nas ruas. Nos EUA houve 49 mortos com aquele maluco [Atirador que matou 49 pessoas em uma boate gay de Orlando, na Flórida]. No Hospital Souza Aguiar, quem esperava que os bandidos fossem tirar aquele traficante de lá?" [Uma ação ousada no domingo (19) resultou no resgate do traficante de drogas Fat Family de dentro do hospital, deixando um morto e dois feridos].
Policial Beleza tem 3 bonecos sósias em casa (Foto: Lívia Torres / G1)Policial Beleza tem 3 bonecos sósias em casa (Foto: Lívia Torres / G1)
Lenda no RJ
Dono de diversos apelidos, o “Maluco Beleza”, “Cowboy” ou “Bruxo” é uma lenda do Rio de Janeiro. Ele não sai de casa sem botas, chapéu, armas, facão e roupa preta da polícia. Além disso, possui uma longa barba tingida, cultivada há quase 40 anos. Em 2011, depois de um incêndio em sua residência, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o policial decidiu pintar a casa inteira da cor preta.
Qual mulher quer morar numa casa preta, com meu sósia bruxo, dentro de um caixão?"
Luiz Machado, policial 'Beleza'
“Eu resolvi tirar barricada, perturbar a bandidagem. Os bandidos comentaram: ele não é dono do mundo, por que quer abrir a rua? Os moradores me ligam e pedem pra eu arrancar. Eu acredito que o incêndio tenha sido criminoso por isso. Na época, eu estava na delegacia, lotado na 5ª DP (Centro), e me ligaram avisando que tudo estava pegando fogo. Fiquei desesperado. Raspei a casa toda, fiz uma grade com ferros e passei a usar só preto mesmo. Pensei: “vou usar preto, se botarem fogo de novo, ela já está preta.”

Além da casa preta, Luiz possui, três bonecos, do seu tamanho, que ele chama de “sósias”. Todos devidamente uniformizados como policiais e portadores de uma longa barba. Um deles fica no telhado da casa, outro na parte interna e o terceiro, no quintal.

"Quando eu não estou em casa, coloco um deles na varanda. Com tudo escuro, dá aquele impacto e as pessoas pensam: o cowboy está sentado com o 38 dele. À noite, os bandidos metem o pé. Isso assusta mesmo. Às vezes, até eu mesmo, quando chego cansado em casa, vejo os sósias e tenho aquele impacto. A ideia é manter a ordem no barraco. Uns dizem que eu tenho pacto com a coisa ruim, mas eu sou de Deus", explicou.
Policial usa o nome Beleza em sua farda da polícia civil (Foto: Lívia Torres / G1)Policial usa o nome 'Beleza' em sua farda da
polícia civil (Foto: Lívia Torres / G1)
Mulheres se assustam
Divorciado, Luiz, que tem um filho, diz ter dificuldades para se relacionar com as mulheres.

"Conheci uma faz pouco tempo, madura, pensei que poderia ser uma companhia. Chamei ela para tomar uma cervejinha, quando chegou aqui em casa, ela viu tudo preto, o caixão e meteu o pé. Assusta mesmo, qual mulher quer morar numa casa preta, com meu sósia bruxo, dentro de um caixão?"

Fã de Raul
Natural de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, Beleza possui uma coleção de chapéus que diz “não vender por dinheiro algum”. Fã de Rauzito, o policial explicou como ganhou o apelido de “Maluco Beleza” do próprio cantor.

"Uma vez, em Copacabana, há muitos anos, na Rua Belford Roxo, estava passando o Raul [Seixas] e ele me cumprimentou, apertou a minha mão. Na época, o povo já me chamava de “Luiz Maluco". Foi quando o Raul, lá na Belford Roxo, disse que eu era o "Maluco Beleza". Me batizou", recordou ele, que vive a equilibrar maluquez com lucidez.
Policial Beleza tem 2 caixões no quarto; ele garante que dormir ali faz bem para coluna (Foto: Lívia Torres / G1)'Beleza' tem 2 caixões no quarto; ele garante que dormir ali faz bem para coluna (Foto: Lívia Torres / G1)

Um comentário: