quinta-feira, 23 de junho de 2016

Beltrame admite erro da PM sobre invasão em hospital e pede desculpa


Do G1 Rio
O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, falou em entrevista exclusiva ao repórter Ari Peixoto sobre o caso da invasão no Hospital Souza Aguiar, no domingo (19). De acordo com o secretário, houve erro "grave de comunicação interna" no caso.
Beltrame fez um pedido de desculpas por ter dado informação errada sobre o número de policiais que faziam a custódia do traficante Fat Family, disse que foi "induzido ao erro" pela PM e explicou a exoneração do comando do 5º Batalhão, responsável pela área.
“Eu queria deixar muito claro que foi dada uma oportunidade da PM apresentar uma explicação, em 48 horas. Essa explicação, ela não foi plausível, em função da gravidade desse fato e nós tiramos alguns comandos, tiramos alguns comandos, e estamos fazendo apuração, através do inquérito policial militar. E eu aproveito a oportunidade pra fazer aqui, para me penitenciar junto à população, porque eu, com as informações que obtive da própria Polícia Militar, no domingo e na segunda-feira, fui induzido a erro, numa entrevista que dei, porque, na verdade, o que houve foi uma falha importante e grave de comunicação interna", declarou o secretário.
Na ocasião, após a divulgação de que a Secretaria de Segurança tinha informações sobre o plano para resgatar o traficante, Beltrame disse que a comunicação havia sido bem feita e que cinco PMs estavam na custódia do traficante.
“Na verdade havia cinco policiais, mas havia dois cuidando deste preso que fugiu, outros dois policiais cuidado de outro preso, que estava no mesmo andar, e um policial lá embaixo na permanência. Ou seja, não eram cinco policiais cuidando exclusivamente deste preso e isso é que me foi passado e isto foi que eu passei errado pra população”, explicou.
Beltrame confirmou que a exoneração do comandante, do subcomandante e do chefe de operações do 5º BPM foram motivadas pela falha. Na operação de resgate, um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas.
"Não tenha dúvida, além da informação não ter o trâmite todo que deveria ter até chegar no comando que iria autorizar o reforço ou não daquele policiamento, a pessoa encarregada pra isso também não foi dada uma explicação suficientemente compreensível pra que isso não aconteça. E o que me foi passado foi o que eu relatei pra população e eu quero aqui aproveitar que fui induzido a esse tipo de erro."
Operação busca traficantes
Nesta quarta (22), uma megaoperação da Polícia Militar em várias favelas do Grande Rio, para localizar o traficante Fat Family e outros integrantes da facção dele, deixou cinco mortos, na Comunidade do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste da capital.
De acordo com a PM, no início da ação criminosos atiraram contra os agentes e houve confronto. Seis suspeitos foram atingidos e cinco não resistiram. O homem que ficou ferido foi levado para o hospital, sob custódia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário