segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sub-15: Briga entre Tiva e Porto Vitória termina com 2 jovens hospitalizados


Por Cariacica, ES


Palco de futuros craques do futebol estadual e até brasileiro, o Campeonato Capixaba Sub-15 teve cenas nada relacionadas ao esporte por parte de alguns jogadores do Porto Vitória sobre atletas da Desportiva Ferroviária na manhã deste domingo, no Sesi de Araçás, em Vila Velha.

Após o apito final do árbitro, com a vitória por 2 a 1 da Locomotiva, os jogadores do Porto Vitória partiram para cima dos adversários com socos e pontapés, que estavam comemorando o triunfo e foram pegos distraídos. Membros da comissão técnica das equipes invadiram o campo para tentar encerrar as agressões e acalmar os ânimos (veja no vídeo acima).

Por fim, como resultado da briga, dois jogadores da Desportiva foram encaminhados para o hospital: o lateral-esquerdo Pedro teve escoriações pelo corpo, já o meia Eduardo sofreu lesões no rosto e no joelho. No local do jogo não havia ambulância para prestar os primeiros socorros.

- Tenho apenas 15 anos e jamais esperava que isso pudesse acontecer comigo. Comecei a partida na reserva e, quando fui entrar no jogo, um dos atletas do Porto gritou: "Se você entrar, eu vou te quebrar". Achei que estavam apenas brincando. No apito final, quando estava comemorando, um menino veio correndo e meu deu um chute na perna. Com isso, cai no chão e vários outros começaram a me chutar. Fui para o hospital, depois meus pais me levaram na delegacia para prestarmos o boletim de ocorrência. Estou muito machucado e com dores no corpo. O médico disse que preciso ficar de repouso - narrou um dos jovens agredidos.
Como todo pai, Vicente Amâncio, que acompanhava a partida pelo alambrado, só tinha uma coisa na cabeça: proteger seu filho. A reação foi correr e pegar o menor no colo, tirando o adolescente de ser novamente um possível alvo da ira dos atletas do Porto Vitória. Uma cena daquelas, para um pai presente, acostumado a jogos sempre calmos, não estava nos planos.

- Meu filho foi pisoteado na minha frente. Estou até agora triste com a situação e bastante indignado. Conversei com a mãe do outro menino agredido e ela pensa em tirá-lo do futebol. Não quer mais deixar o menino praticar o esporte por medo. Isso mancha a modalidade. Agora, também não sei se deixarei meu menino voltar a jogar. Vou ter que conversar muito com ele. Fica um certo trauma - argumentou Vicente Amâncio, que teve o filho agredido.
Briga no Sub-15 (Foto: Montagem em imagens de Douglas Castoldi)Briga no Sub-15 (Foto: Montagem em imagens de Douglas Castoldi)


Clubes se pronunciam 

Em nota, a Desportiva Ferroviária afirma que repudia as agressões que os atletas do clube sofreram pelos jogadores do Porto Vitória e diz que entrará, nesta segunda-feira, dia 02 de maio, na FES com um pedido de punição exemplar ao Porto e aos agressores. 
Veja a nota na íntegra:
A Desportiva Ferroviária repudia as agressões que os atletas da Desportiva/Solvive sofreram pelos jogadores do Porto Vitória, na vitória por 2 a 1, neste domingo, pelo Estadual da categoria Sub-15. Após o término do jogo, dois atletas da Desportiva/Solvive foram covardemente agredidos pelos jogadores do Porto Vitória, que deferiram um soco no lateral-esquerdo Pedro e pisotearam o meia Eduardo, que precisou ser imediatamente encaminhado ao hospital, com lesões no rosto e no joelho. A Desportiva Ferroviária entra, nesta segunda-feira, na Federação de Futebol do Espírito Santo, com um pedido de punição exemplar ao Porto Vitória e aos agressores.

Procurados por nossa equipe, o Porto Vitória, através de sua Assessoria de Imprensa, se manifestou por meio de uma nota oficial.
- O Porto Vitória Futebol Clube (PVFC) repudia todo caso de violência e desde já comunica que identificou dois jogadores de seu plantel que se envolveram na briga ao final da partida contra a equipe da Desportiva Ferroviária neste domingo (01/05), tendo aplicado, imediatamente, a maior penalidade prevista em seu regimento interno: a exclusão deles do quadro de atletas. 

O clube também lamenta a falta de segurança no estádio onde ocorreu a partida, enfatizando que entrará com recurso junto à Federação Capixaba de Futebol para que as condições de segurança do campo sejam apuradas. Lamentavelmente, faltou o devido cuidado pela equipe mandante de campo, a Desportiva Ferroviária, que não adotou, antes e durante o jogo, as medidas necessárias de segurança em conformidade com o regulamento da competição.

O regulamento estabelece, em seu artigo 27, que “compete ao clube que tiver mando de campo: 1. Adotar as medidas necessárias para prevenir e reprimir desordens no ambiente da partida, inclusive quanto ao lançamento de objetos no campo de jogo; e 2. Zelar pela segurança de atletas e comissões técnicas, árbitros e assistentes, profissionais da imprensa, e pessoas que estejam atuando como prestadores de serviços autorizados”.

A não observância do regulamento poderá ser facilmente comprovada por imagens disponíveis da partida, que comprovam que houve, inclusive, fácil e livre acesso de torcedores dentro do campo, o que contribuiu para potencializar o conflito registrado naquele momento entre os jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário