domingo, 29 de maio de 2016

Meio Ambiente de SFI flagra 64 pássaros em cativeiro


POSTADO EM 27/05/2016 20:02:00 POR: VNOTÍCIA

Uma fiscalização da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semasfi) com apoio de uma guarnição da Terceira Companhia da Polícia Militar apreendeu 64 pássaros silvestres mantidos em cativeiro numa propriedade da localidade de Máquina, ao Norte de São Francisco de Itabapoana, na tarde desta sexta-feira, 27-05.

O proprietário, A.M.L.N., 62 anos, foi autuado no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, já que não possuía licença ambiental para manter as espécies em cativeiro. O idoso responderá ao processo em liberdade. Apesar da grande quantidade de pássaros, ele negou que utilizasse a criação para venda.

Entre os pássaros apreendidos estão: 48 coleiros, 6 canários da terra, 4 sanhaçus cinzentos, 4 sabiás e 2 corrupiões, que serão devolvidos à mata. Para atestar que os animais estão aptos a serem soltos à natureza, a Semasfi solicitou a presença do médico veterinário Reinaldo Moreira, da Secretaria Municipal de Agricultura, que atestou as perfeitas condições de saúde dos passarinhos. A operação contou com o sargento Martini e a soldado Priscila da Polícia Militar.

“Essa foi a maior apreensão de pássaros silvestres de nossa gestão em São Francisco de Itabapoana. Destaco o caráter pedagógico destas ações, para que outras pessoas não incorram mais nesses crimes, já que nossa fiscalização está atenta à aplicação da Lei de Crimes Ambientais”, disse Cláudio Heringer, secretário municipal de Meio Ambiente.

Foi preciso apoio do caminhão do serviço da correição, que atua na apreensão de animais, para transportar a grande quantidade de gaiolas e um viveiro até a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, onde a ocorrência foi registrada.

A fiscalização foi fruto de uma denúncia anônima. Denúncias de crimes ambientais podem ser enviadas via e-mail para Secretaria Municipal de Meio Ambiente: ambiente.pmsfi@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário