quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Protocolo Regional para gestantes com zika e bebês com microcefalia


gestanteO primeiro passo para o estabelecimento de um Protocolo Regional para o acompanhamento de gestantes com zika e bebês com microcefalia foi dado nesta quarta-feira (3), na reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional Norte (CIR). O encontro foi aberto pelo prefeito em exercício, Doutor Chicão, e pelo secretário de saúde, Geraldo Venâncio, e aconteceu no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (Cesec), sede da Prefeitura.

– Nossa preocupação com o vírus zika e a chikungunya é muito grande, principalmente após os Estados Unidos terem confirmado a transmissão sexual do zika vírus. Temos que estar preparados e executar ações imediatas. Reforçamos principalmente a questão do combate. As ações de enfrentamento ao aedes aegypti devem ser urgentes, planejadas e coesas – afirmou o prefeito.
A pactuação do documento, que começou a ser discutido nesta quarta, deve acontecer na próxima reunião da Comissão, prevista para o próximo mês. O secretário de Saúde explicou que o Protocolo vai considerar as condições de cada município e que Campos já implantou no final do ano passado, em caráter de urgência, o Protocolo Municipal para Vigilância em Saúde da Microcefalia em Recém-nascidos e de Síndrome Exantemática em Gestantes, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.
– O Zika pode ocorrer de forma assintomática, inclusive. Esse novo Protocolo Regional recomenda que se faça ultrassonografia transfontanela, para os bebês que nasceram com microcefalia. É um exame simples de ultrassonografia realizado através da fontanela (moleira) anterior do bebê. Campos e Macaé serão referência para os municípios da Região Norte, e Itaperuna para a região Noroeste – disse.
Participaram do encontro o Superintendente de Atenção Especializada, Controle e Avaliação (SAECA)-RJ, Nelson Cardoso; representante do SUS pela Secretaria Estadual de Saúde, Rosemere Rocha; representantes do Núcleo Central Norte da CIR; além de representantes dos municípios das regiões Norte e Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário