segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vídeos mostram 'justiceiros' batendo em suspeitos de furtos no Rio


Filmagens foram feitas na noite de domingo (20), em Copacabana.
Secretário de Segurança recriminou ações da população.

Do G1 Rio
Vídeos exibidos pelo RJTV desta segunda-feira (21) mostram a ação de pessoas agredindo suspeitos de furtos na Zona Sul do Rio neste domingo (20), em horários de tumultos em pontos de ônibus lotados de jovens que voltavam da praia.
Imagens mostram ônibus das linhas 434 e 476 sendo cercados pelos supostos "justiceiros". Eles retiraram passageiros do ônibus, que foram agredidos.
Um dos flagrantes foi feito à tarde pela estudante Isabella Casa Branca, de 19 anos, e enviado pelo Whatsapp/Viber do RJTV. As imagens mostram um rapaz que é agredido por vários homens.
“Eram uns homens grandes, fortes, que estavam bebendo em um bar. Eles correram e arrancaram o pivete da janela do ônibus e começaram a bater nele”, conta.
Nesta segunda-feira, em entrevista à CBN, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, recriminou a atuação de quem tenta fazer justiça pelas próprias mãos e afirmou que, com alterações no Estatuto do Desarmamento, a situação pode descambar para um "banho de sangue".
Arrastões
Os flagrantes aconteceram no domingo de um fim de semana marcado por imagens de furtos na praia e tumultos, sobretudo em coletivos e pontos perto da orla. Só no sábado, quase 30 suspeitos de furtos foram detidos em Botafogo — onde também aconteceu um arrastão — e na orla de Ipanema e do Arpoador. 
No dia, o RJTV flagrou dois furtos em 5 minutos no Arpoador. Na Lagoa, também houve relatos de tumulto em ônibus.
Menores foram revistados pela PM na Lagoa (Foto: Ricardo Abreu / Arquivo pessoal)Menores foram revistados pela PM na Lagoa
(Foto: Ricardo Abreu / Arquivo pessoal)
No domingo, moradores registraram em vídeo, num intervalo de uma hora, ao menos três confusões.
Em uma das cenas, um rapaz que tentava embarcar em um ônibus pela janela é agredido por um grupo de homens. Em outra, a janela de um ônibus é quebrada, e passageiros saltam por ela. 
Como mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (21), várias pessoas foram furtadas no Arpoador, entre elas uma turista inglesa. Eles relataram que os criminosos eram jovens e agiam com agressividade, dando socos e "gravatas" nas vítimas, antes de levar pertences. Um flagrante do Fantástico mostrou um grupo deles jogando areia num policial.
O Rio Ônibus, em nota, repudiou os atos de vandalismo que colocaram em risco a segurança de passageiros e rodoviários no domingo, em ônibus na região de Copacabana.
"É importante ressaltar que os principais prejudicados com esses atos praticados por uma minoria são todos os usuários de transporte público. Além de pôr em risco os passageiros, motoristas e cobradores, a depredação impacta diretamente na oferta de ônibus em circulação, pois, dependendo do grau de avarias causadas, os veículos ficam até um dia inteiro em processo de reparo na garagem, deixando de atender a população e impactando na limitação do seu direito de deslocamento diário", diz a nota.
Estudante registrou em vídeo um grupo agredindo um rapaz, supostamente após tentativa de roubo em Copacabana (Foto: Isabella Casa Branca / Arquivo Pessoal)Estudante registrou em vídeo um grupo agredindo um rapaz, supostamente após tentativa de roubo em Copacabana (Foto: Isabella Casa Branca / Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário